Todo desenvolvedor já ouviu falar em Java, a linguagem de programação cujo símbolo é uma xícara de café. Mas é importante entender o que é Java antes de definir se pretende seguir carreira como programador nesta área.
Por isso, essa tecnologia é tema do nosso Dicionário Tech. Só para ter uma noção, ela é a 5ª linguagem mais popular do mundo, segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2021, e a linguagem do ano em 2005 e em 2015, de acordo com o Índice Tiobe.
Além disso, conforme levantamento do site Glassdoor, um desenvolvedor Java ganha, em média, R$ 5.971,00 no Brasil e USD 107.000 por ano nos Estados Unidos. Portanto, não há dúvidas de que a empregabilidade é alta, e o desenvolvedor pode encontrar boas oportunidades no mercado.
Para sermos breves, Java é uma linguagem de programação e um ambiente computacional criado nos anos 90 para resolver as necessidades das aplicações da época.
O Java está morrendo?
O idioma foi criado em 1995 pela equipe do cientista da computação James Gosling, que pertencia à empresa Sun Microsystems. No ano de 2008, a tecnologia foi vendida para a Oracle Corporation, que até hoje a mantém.
Embora seja um dos idiomas mais antigos em atividade, Java não está ultrapassado. Aliás, muitas empresas construíram suas aplicações em Java e precisariam de muito tempo para uma migração completa.
Sendo assim, embora o ensino de Java esteja sendo menos praticado pelas escolas, que encontram em outras linguagens, como Python e Ruby, mais visibilidade, o idioma da xícara de café ainda está vivo e sendo uma boa oportunidade no mercado de trabalho.
Por que Java é representado por uma xícara de café?
Por trás de cada linguagem, existe um símbolo que a define. Em Java, a xícara de café sempre foi uma curiosidade entre os desenvolvedores.
Além de ser a bebida que mais combina com os códigos, a origem deste símbolo pode ser explicada pela produção de café na ilha de Java, na Indonésia. Os grãos eram vendidos nos Estados Unidos com o nome de café Java e durante muitos anos foram adorados pelos norte-americanos, que formam o time dos apaixonados por café.
Nos anos 90, portanto, o nome serviu de inspiração para a linguagem. Porém, outros nomes estavam em cogitação para o idioma, como Oak, Neon, DNA e Ruby.
Quais as principais características desta linguagem?
Apesar de haver outras linguagens consideradas de sintaxe mais fácil, como Python, o idioma Java guarda algumas características que o fazem ser praticado por milhares de developers, como as que você verá a seguir:
- Pode executar programas via rede com restrições de execução;
- Compilada para um bytecode que é interpretado em JVM (Java Virtual Machine);
- É orientada a objetos;
- Multiplataforma (lembre-se do lema “escreva uma vez, execute em qualquer lugar” ou “write once, run anywhere”, se preferir).
- Sintaxe similar a C/C++;
- É distribuída com várias bibliotecas (ou APIs);
- Possui múltiplas linhas de execução num mesmo programa.
Quais frameworks são usados com Java?
Quando se fala em frameworks Java existem várias ferramentas disponíveis. Portanto, a melhor delas irá depender da adaptação do desenvolvedor e das soluções encontradas por ele.
Nesse sentido, os frameworks mais usados e disponíveis no mercado são:
- Hibernate;
- Junit;
- Log4j;
- Spring.
Assim, com o auxílio desses recursos, é possível ganhar mais produtividade no desenvolvimento de aplicações para web, mobile, TV digital, entre muitos outros.
Lembrando outra característica importante: Java é mais que uma linguagem. Ela também é uma plataforma de desenvolvimento.
A JVM, por exemplo, roda perto de 350 linguagens, como Scala, Groovy, JPython, Python, Jruby e Ruby.
Quais são as contribuições de Java?
Você já viu o que é Java, mas é importante saber também como esta linguagem pode ser utilizada.
- Games: muitos jogos são criados em Java;
- Cloud: também pode ser usada em aplicações baseadas na nuvem;
- Big Data: o idioma é empregado para mecanismos de processamento de dados que processam dados em tempo real;
- Inteligência Artificial: suas características favorecem o desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas: a linguagem também tem sido usada para programar sensores e hardware equipamentos que usam Internet das Coisas.
Conclusão
Como você viu no Dicionário Tech de hoje é possível entender e aplicar o que é Java em diversas situações da área do desenvolvimento, pois o idioma continua sendo um dos mais populares.
Junto com ele, também já falamos sobre o JVM, lugares para aprender Java e Spring e os passos da carreira de um DEV Back-end Java.
Esse artigo foi útil para você? Continue nos acompanhando e aproveite para conhecer as soluções em validação de desenvolvedores e recrutamento tech da Coodesh.