Confira as melhores opções de IDEs para desenvolvedores de Java, Kotlin e Scala

IDEs para desenvolvedores

IDEs para desenvolvedores podem fazer toda a diferença nas entregas. Por isso, se você é desenvolvedor Java, Kotlin ou Scala, fique atento às dicas deste conteúdo. Afinal, existem pelo menos seis ferramentas mais populares entre os developers destas áreas. 

Mas antes de conhecer os IDEs mais baixados e usados na escrita do código, saiba que o melhor deles vai depender da percepção e adaptação de cada desenvolvedor. Por isso, se após a leitura você ficar em dúvida sobre qual usar, converse com DEVs sêniores e procure ajuda nas comunidades. Até porque trabalhar com os recursos certos nos deixa mais produtivos e felizes. 

Qual a diferença entre as linguagens Java, Kotlin e Scala?

As três são linguagens de programação já conhecidas no mundo da programação. Elas são usadas em projetos de back-end, alguns detalhes de front-end e de mobile. Mas não custa nada lembrarmos das principais características de cada um dos idiomas. 

Java 

Vamos começar pela mais popular, que está em terceiro lugar no Índice TIOBE. Estamos falando de Java, a linguagem que traz o símbolo do café. 

Ele é uma das plataformas mais completas e utilizadas. Surgiu em 1995 em meio à equipe de engenheiros da Sun Microsystem. Entre as suas particularidades estão a JVM (Java Virtual Machine), que permite a execução do código na máquina virtual, mantendo sua independência com relação a outras plataformas. Também conta com o Java Runtime Environment (JRE), que é usado na execução das aplicações. Por último, o Java Development Kit (JDK), que dá suporte ao ambiente de desenvolvimento. 

Scala 

Em seguida, apresentamos Scala, linguagem de programação criada em 2001, que aparece apenas em 32º lugar no Índice TIOBE. Apesar de sua sintaxe ser parecida com Java, ela ainda não conquistou a mesma popularidade. Entre as suas características estão: tipagem estática, é orientada a objetos, tem uma ampla biblioteca, pode ser executada no JVM e, por fim, permite que o código seja executado em Java ou em Scala mesmo. 

Kotlin 

Em terceiro, surge Kotlin, que nasceu em 2011 e está na 38ª posição do Índice TIOBE. O seu uso está muito associado aos projetos mobile Android. Aliás, em 2017, a Google a apresentou como a linguagem oficial para as aplicações da área. Ela surgiu nos laboratórios da JetBrains com o propósito de ser mais intuitiva, rápida e concisa que as anteriores. 

Então, além de escolher a linguagem para estudar, seja no início de carreira ou na transição, é importante definir qual ferramenta utilizar para alcançar um bom desempenho.

IDE

Antes de entrarmos na lista de melhores IDEs para desenvolvedores Java, Kotlin e Scala, é importante lembrar que IDE é a sigla para Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Com ele é possível fazer tudo o que é necessário no seu código dentro de um único ambiente. Ele permite escrever, editar, debugar e compilar as linhas de código. 

E, então, agora que você já relembrou o que é IDE e as linguagens Java, Kotlin e Scala, veja as dicas de melhores IDEs para desenvolvedores. 

LEIA TAMBÉM 

IntelliJ IDEA

O IntelliJ IDEA é um dos IDEs mais populares para developers Java, Kotlin e Scala. Com ele, é possível escrever código de alta qualidade com mais rapidez. Os recursos neste IDE pesquisa possíveis erros e sugere melhorias enquanto você está digitando.

Assim, o desenvolvedor tem uma navegação rápida, com sugestões relevantes em todos os contextos. Além disso, é possível trabalhar em equipe em tempo real, criando sessões compartilhadas. 

Eclipse

O Eclipse é um dos IDEs mais populares para desenvolvimento Java e é usado por muitos desenvolvedores de Kotlin e Scala também. Ele possui uma grande comunidade de usuários e oferece uma ampla gama de recursos para facilitar o desenvolvimento de aplicativos.

NetBeans

O NetBeans é um IDE de código aberto que suporta várias linguagens de programação, incluindo Java, Kotlin e Scala. Ele oferece uma ampla gama de recursos, incluindo depuração, refatoração e suporte para plugins. É gratuito e tem uma ampla comunidade para oferecer o suporte desejado ao DEV. 

Visual Studio Code

O Visual Studio Code é um editor de código gratuito e de código aberto que oferece suporte para várias linguagens de programação, incluindo Java, Kotlin e Scala. Ele oferece uma ampla gama de recursos para facilitar o desenvolvimento de aplicativos.

Scala IDE

O Scala IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado específico para a linguagem Scala. Ele é baseado no Eclipse e oferece recursos adicionais para facilitar o desenvolvimento de aplicativos em Scala.

Android Studio

O Android Studio é o IDE oficial para o desenvolvimento de aplicativos Android e suporta a linguagem Kotlin. Ele é baseado no IntelliJ IDEA e oferece recursos adicionais para facilitar o desenvolvimento de aplicativos Android.

Conclusão 

Se você está construindo sua carreira de desenvolvedor numa dessas linguagens, sinta-se à vontade para entrar nos sites dos IDEs e começar a pesquisar a documentação para verificar qual é a que mais combina com você, seus projetos e seu perfil. 

Por aqui no blog também temos conteúdo sobre os IDEs mais buscados por desenvolvedores. Agora que você concluiu a leitura, que tal conhecer a plataforma Coodesh? Crie seu perfil gratuito e realize os testes para ser encontrado pelas empresas com vagas compatíveis ao seu perfil.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

o que é redis

O que é Redis?

cultura de feedback

Como implementar uma cultura de feedback eficaz para reter desenvolvedores?