O que é web container?

o que é web container

O Dicionário Tech da Coodesh traz o termo o que é web container. Para desenvolvedores web e tech recruiters, é importante conhecer o significado desse conceito. Afinal, ele traz mais desempenho e escalabilidade à aplicação e, por essa razão, é uma skill desejada pelas empresas que estão contratando profissionais de tecnologia. 

Portanto, desenvolvedores que entendem a importância de utilizar essa ferramenta podem garantir um diferencial, principalmente quando a proposta da empresa é entregar um website mais rápido e que proporcione uma boa experiência ao usuário. Isso é necessário, principalmente em e-commerce e sites em geral que dependem de um bom ranqueamento orgânico para aparecer nas pesquisas dos usuários. 

Definição 

Mas vamos à definição do que é web container. Ele é um componente de um servidor da web criado para interagir com os servlets Java

Para refrescar a memória, vamos falar sobre o que é container. Você pode se lembrar do recipiente que é usado para transportar mercadorias em navios cargueiros. Mas, em TI (Tecnologia da Informação), um container é um ambiente isolado usado para empacotar aplicações. Portanto, ele consiste numa maneira padrão de empacotar configurações, códigos e dependências no aplicativo. 

Já o servlet é um componente que pode ser compreendido como um servidor pequeno. Ele recebe requisições HTTP, processa-as e responde ao cliente em forma de imagem, HTML, entre outros tipos. 

Mas os servlets em Java não possuem em main definido, por isso, é preciso contar com um container para carregá-los. Sendo assim, o web container tem a função de gerenciar o ciclo de vida dos servlets. 

Funcionamento 

Para entender o funcionamento de um web container, é necessário compreender que o cliente envia uma solicitação ao servidor web que, por sua vez, contém um servlet. 

Já o servlet repassa a solicitação ao container, que a distribui ao respectivo servlet. Então, os métodos do servlet são carregados, e a resposta é enviada ao servidor para chegar até o cliente. 

Esse procedimento ocorre muito rápido e é utilizado para gerenciar sessões, gerando e excluindo páginas da web em poucos instantes. Tais containers são responsáveis pelo controle da navegação quando um usuário está pesquisando um website, independentemente do seu conteúdo. 

De modo geral, o web container deixa as coisas funcionando melhor, tornando a aplicação mais flexível, gerando ganho de escala e de performance. 

Conclusão 

O que é container foi o tema de mais um conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh. Você pode conhecer outros termos acessando o nosso blog. Parte dos temas fazem parte dos testes técnicos aplicados em nossa plataforma.

Se você é desenvolvedor, faça seu cadastro gratuito para testar seus conhecimentos e buscar novos desafios profissionais.

testes de RH

Testes para processo seletivo e recrutamento e seleção

plano de desenvolvimento de líderes

O que é e como fazer um plano de desenvolvimento de líderes?