O que é Java?

o que é java

Todo desenvolvedor já ouviu falar em Java, a linguagem de programação cujo símbolo é uma xícara de café. Mas é importante entender o que é Java antes de definir se pretende seguir carreira como programador nesta área. 

Por isso, essa tecnologia é tema do nosso Dicionário Tech. Só para ter uma noção, ela é a 5ª linguagem mais popular do mundo, segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2021, e a linguagem do ano em 2005 e em 2015, de acordo com o Índice Tiobe. 

Além disso, conforme levantamento do site Glassdoor, um desenvolvedor Java ganha, em média, R$ 5.971,00 no Brasil e USD 107.000 por ano nos Estados Unidos. Portanto, não há dúvidas de que a empregabilidade é alta, e o desenvolvedor pode encontrar boas oportunidades no mercado. 

Para sermos breves, Java é uma linguagem de programação e um ambiente computacional criado nos anos 90 para resolver as necessidades das aplicações da época. 

O Java está morrendo? 

O idioma foi criado em 1995 pela equipe do cientista da computação James Gosling, que pertencia à empresa Sun Microsystems. No ano de 2008, a tecnologia foi vendida para a Oracle Corporation, que até hoje a mantém. 

Embora seja um dos idiomas mais antigos em atividade, Java não está ultrapassado. Aliás, muitas empresas construíram suas aplicações em Java e precisariam de muito tempo para uma migração completa. 

Sendo assim, embora o ensino de Java esteja sendo menos praticado pelas escolas, que encontram em outras linguagens, como Python e Ruby, mais visibilidade, o idioma da xícara de café ainda está vivo e sendo uma boa oportunidade no mercado de trabalho. 

Por que Java é representado por uma xícara de café? 

Por trás de cada linguagem, existe um símbolo que a define. Em Java, a xícara de café sempre foi uma curiosidade entre os desenvolvedores. 

Além de ser a bebida que mais combina com os códigos, a origem deste símbolo pode ser explicada pela produção de café na ilha de Java, na Indonésia. Os grãos eram vendidos nos Estados Unidos com o nome de café Java e durante muitos anos foram adorados pelos norte-americanos, que formam o time dos apaixonados por café. 

Nos anos 90, portanto, o nome serviu de inspiração para a linguagem. Porém, outros nomes estavam em cogitação para o idioma, como Oak, Neon, DNA e Ruby. 

Quais as principais características desta linguagem? 

Apesar de haver outras linguagens consideradas de sintaxe mais fácil, como Python, o idioma Java guarda algumas características que o fazem ser praticado por milhares de developers, como as que você verá a seguir: 

  • Pode executar programas via rede com restrições de execução;
  • Compilada para um bytecode que é interpretado em JVM (Java Virtual Machine); 
  • É orientada a objetos;
  • Multiplataforma (lembre-se do lema “escreva uma vez, execute em qualquer lugar” ou “write once, run anywhere”, se preferir).
  • Sintaxe similar a C/C++;
  • É distribuída com várias bibliotecas (ou APIs);
  • Possui múltiplas linhas de execução num mesmo programa.

Quais frameworks são usados com Java? 

Quando se fala em frameworks Java existem várias ferramentas disponíveis. Portanto, a melhor delas irá depender da adaptação do desenvolvedor e das soluções encontradas por ele. 

Nesse sentido, os frameworks mais usados e disponíveis no mercado são: 

  • Hibernate;
  • Junit;
  • Log4j;
  • Spring. 

Assim, com o auxílio desses recursos, é possível ganhar mais produtividade no desenvolvimento de aplicações para web, mobile, TV digital, entre muitos outros. 

Lembrando outra característica importante: Java é mais que uma linguagem. Ela também é uma plataforma de desenvolvimento. 

A JVM, por exemplo, roda perto de 350 linguagens, como Scala, Groovy, JPython, Python, Jruby e Ruby. 

Quais são as contribuições de Java? 

Você já viu o que é Java, mas é importante saber também como esta linguagem pode ser utilizada. 

  • Games: muitos jogos são criados em Java;
  • Cloud: também pode ser usada em aplicações baseadas na nuvem; 
  • Big Data: o idioma é empregado para mecanismos de processamento de dados que processam dados em tempo real; 
  • Inteligência Artificial: suas características favorecem o desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas: a linguagem também tem sido usada para programar sensores e hardware equipamentos que usam Internet das Coisas.

Conclusão 

Como você viu no Dicionário Tech de hoje é possível entender e aplicar o que é Java em diversas situações da área do desenvolvimento, pois o idioma continua sendo um dos mais populares. 

Junto com ele, também já falamos sobre o JVM, lugares para aprender Java e Spring e os passos da carreira de um DEV Back-end Java.

Esse artigo foi útil para você? Continue nos acompanhando e aproveite para conhecer as soluções em validação de desenvolvedores e recrutamento tech da Coodesh.

criar sua marca pessoal

Explore dicas de como criar sua marca pessoal como desenvolvedor

head of people

Confira 7 dicas para se tornar um Head of People de sucesso