O que é ruby?

o que é ruby

Você quer saber o que é ruby? Desenvolvedores back-end utilizam essa linguagem em suas aplicações. Ela é considerada fácil, flexível e bastante prática. Por isso, é muito popular entre os developers. 

Quando usada com o framework Ruby on Rails, ela contribui com a experiência do desenvolvedor, deixando as aplicações mais fáceis de serem trabalhadas. Por essa razão, o que é Ruby é o tema do conteúdo de hoje do Dicionário Tech. 

Definição e criação da linguagem Ruby 

Ruby é uma linguagem de programação que equilibra a programação funcional com a imperativa. É uma linguagem de back-end e de desenvolvimento web. 

A sua criação ocorreu em meados de 1995. O desenvolvedor Yukihiro “Matz” Matsumoto se inspirou em algumas das suas linguagens favoritas, como Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp. 

Aos poucos, ela foi atendendo à demanda do mercado, mas foi a partir de 2006 que ela se tornou mais popular entre os DEVs. Vários eventos foram realizados com a participação da comunidade que começava a se destacar. 

De modo geral, ela é usada no desenvolvimento web e na criação de softwares. Entre os sites que a utilizam estão Airbnb e SoundCloud. A rede social Twitch e o site Hulu (de séries e filmes) também estão entre as plataformas que a utilizam na base dos seus códigos. 

Características de Ruby 

Hoje em dia, Ruby é uma das linguagens mais usadas nas aplicações back-end. Veja algumas características que justificam essa utilização: 

  • Sintaxe considerada legível e fácil de entender; 
  • Voltada para objetos;
  • Tipagem forte e dinâmica; 
  • Open source;
  • Multiplataforma;
  • Necessita de um interpretador para ser executada; 
  • Gerenciamento de memória automático.

Por esses elementos, entre outros não citados, a linguagem de programação Ruby acaba sendo interessante para quem está começando a codar. 

Além disso, é bom lembrar que essa tecnologia tem uma grande aceitação no mercado.  

Sintaxe 

Como foi abordado, a sintaxe de Ruby é legível e objetiva. Saiba agora alguns recursos utilizados: 

  • BEGIN: usado no começo do programa;
  • END: bloco usado no final do programa;
  • __END__: nada após _END_ será executado;
  • __FILE__: trata-se do arquivo que está sendo executado;
  • __LINE__: é o número da linha em execução no arquivo.

Aproveite para conferir a documentação aqui e saber mais detalhes da sua instalação e execução. 

Expansão

Desde a sua criação, em 1995, a linguagem de programação Ruby ganhou muitos adeptos. Segundo o site W3Techs, Ruby está entre as quatro linguagens mais usadas no mundo, especialmente no desenvolvimento back-end. 

Mas esta tecnologia também tem utilização na modelagem 3D, na criação de simuladores, entre outros. 

Conclusão

Por fim, entender o que é Ruby é importante para disputar as vagas de emprego nesta área. Além de conhecer bem a linguagem, é interessante se especializar num framework, como o Ruby on Rails, que tem alta demanda nas empresas. 

Para os tech recruiters, também é interessante conhecer as principais características desta linguagem para ter mais subsídios na hora de entrevistar desenvolvedores desta área. 

Enfim, aproveite para ler também mais detalhes sobre Ruby on Rails e conheça outros termos tratados no Dicionário Tech. A Coodesh é uma plataforma de recrutamento tech e validação técnica para desenvolvedores. Faça seu cadastro aqui.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

princípio de pareto

Entenda como o Princípio de Pareto contribui para a gestão de tempo nas empresas

RPO

O que é RPO e quais as vantagens?