Como montar equipes de tecnologia?

equipes de tecnologia

Todo empreendedor digital sabe que, mais cedo ou mais tarde, terá que parar de fazer tudo sozinho e começar a montagem de equipes de tecnologia. Afinal, o processo natural de toda empresa é atingir o crescimento. Mas ao chegar nesta fase é importante saber como estruturar os times. 

Isso porque uma empresa se faz de pessoas. Por mais que você, como co-founder, terceirize alguns serviços que fogem do seu core business, contrate plataformas nacionais e estrangeiras e tenha alguns profissionais sob demanda, chegará uma hora em que você e seus sócios precisarão montar uma equipe. 

Aliás, a manutenção do seu negócio depende disso. Você começará a crescer e a colher os frutos da época em que atravessava as madrugadas trabalhando sozinho apenas após formar equipes de tecnologia que deem continuidade aos seus propósitos. 

Mas por onde começar? É isso que você verá neste conteúdo. 

Primeiros passos para começar uma startup 

Certamente você já está estudando o que é uma startup, o que é um MVP (Produto Mínimo Viável) e muitos outros fatores que envolvem o nascimento de um negócio e de uma marca. 

Por isso, esse conteúdo visa apenas reforçar alguns caminhos que você deverá trilhar. Nesse sentido, é bom ter em mente que para começar uma startup você precisará ter um produto, uma boa estratégia de marketing e, acima de tudo, uma equipe bem estruturada. 

Como se trata de um meio onde a tecnologia marca presença, é muito provável que você almeja montar equipes de tecnologia eficientes e que caminharão rumo ao sucesso da sua ideia inicial. 

Por esse motivo, é fundamental planejar. Responda às perguntas do seguinte checklist: 

  • Quais são os setores mais importantes?
  • De quantos e quais profissionais eu preciso? 
  • Qual será a média salarial da folha de pagamento? 
  • Qual será o principal fluxo de trabalho de cada setor?
  • Quais resultados são esperados com cada novo contratado? 

Ao responder a essas perguntas (e outras que fizerem sentido neste momento inicial), você estará desenhando o seu planejamento estratégico. 

Portanto, é essencial dedicar alguns momentos da sua semana para o planejamento. Muitos empreendedores não têm tempo ou julgam que essa etapa inicial não é necessária. Contudo, o planejamento é eficiente especialmente na montagem de equipes de tecnologia. Ele lhe dará mais previsibilidade diante da necessidade de mudanças de rota e ajustes devido a fatores internos e externos. 

SAIBA MAIS 

Cultura organizacional: o que é e qual a sua importância

Antes de montar equipes de tecnologia, pense nos times essenciais 

Além das equipes de tecnologia genuínas, você precisará de outros profissionais para colocar e manter o seu produto no mercado. Portanto, será preciso pensar nas peças que irão compor os seguintes setores: 

Vendas 

Seu time de vendas será essencial para fazer a ponte entre o seu negócio e o mercado. Dependendo do seu produto, você atuará no segmento B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer) ou ambos. 

Você precisará de um CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar os contatos com seus leads, além de alguns perfis profissionais, como um SDR (Sales Development Representative), que atua no pré-vendas qualificando os leads, um CS (Customer Success), que atua no pós-venda, e um head de Inside Sales, que coordena as ações com os potenciais clientes. 

Marketing 

Você precisará de alguns profissionais de outbound e de inbound marketing, produzindo conteúdos orgânicos e patrocinados para a sua startup. A comunicação será direcionada conforme a sua persona.  

Conforme o estágio da sua startup no mercado, do seu orçamento e das suas prioridades, será possível ter uma equipe completa de marketing, com analista, PR (Public Relations), redator, designer, entre outros. Porém, você pode adotar uma estrutura mais enxuta. Por isso, é fundamental fazer o planejamento que citamos inicialmente. 

Operações 

Para colocar seu produto/serviço no mercado, você precisará concentrar suas energias na equipe de operações. Você pode ter um aplicativo de delivery, por exemplo. Neste caso, a sua equipe de operações deverá contar com desenvolvedores e profissionais de tecnologia, como os seguintes membros para a sua squad:

Front-end

É responsável por desenvolver a interface gráfica da aplicação por meio de códigos baseados nas linguagens de programação e frameworks desta área, como JavaScript, React.js, Angular, Vue.js, HTML e CSS. 

Back-end

Atua entre o banco de dados, o sistema e o servidor, sendo responsável por tudo aquilo que não está visível no website. Ele pode codar baseado em linguagens, como Python e TypeScript, além de outros recursos, como Node.js e Django. 

Full-stack

O desenvolvedor Full-stack atua nas duas frentes: back e front-end, sendo um profissional multitarefas. Entre as suas stacks estão: .NET Core/Vue.js, Django/React.js, Ruby on Rails, entre outros. 

Mobile

O desenvolvedor Mobile é responsável por colocar em operação aplicativos móveis para os sistemas Android ou iOS. Suas stacks principais são Kotlin, Swift, Flutter, React Native e Dart.

Cientista de Dados

Ele também é importante nas equipes de tecnologia, pois reúne habilidades que transformam dados em informações, sendo estratégico nos negócios. É importante que ele domine fundamentos de Python, R, Spark, MongoDB, SQL e outros recursos. 

Quality Assurance (QA)

Ele é responsável pelos processos de testes para deixar o produto com melhor qualidade ao usuário final. Entre as áreas de conhecimento estão as metodologias TDD, BDD, Selenium e Cucumber. 

DevOps

O DevOps é o profissional e também a metodologia usada nas startups para integrar a área de desenvolvimento com operação, dando mais agilidade aos processos. Este profissional deve conhecer recursos como AWS, Azure, Kubernetes, Docker e GitLab. 

Em relação à senioridade, crie equipes de tecnologia mistas 

No momento de montar suas equipes de tecnologia, você pode desejar apenas profissionais do nível Sênior, afinal, eles são garantia de que o seu produto/serviço terá um bom desempenho. Será? 

É importante que, na fase do planejamento, você coloque na ponta do lápis a folha de pagamento, afinal, o desenvolvedor Sênior exige um investimento maior da empresa. 

Por outro lado, se você formar equipes de tecnologia baseadas apenas em profissionais do nível Júnior, você poderá ter uma quebra na produtividade ou sobrecarregar o CTO ou tech lead. 

Nesse sentido, fique atento à composição dos times de tecnologia e busque formar uma equipe mista, com profissionais de nível Júnior, Pleno e Sênior. 

LEIA TAMBÉM

Baixe grátis o e-book mais completo de vagas afirmativas que você já viu 

Conclusão 

E como não poderíamos deixar de ressaltar, na montagem de equipes de tecnologia é muito importante priorizar a diversidade, com profissionais de diferentes representações.

Afinal, muitas pesquisas mostram que a diversidade torna as empresas mais produtivas e lucrativas. 

Na hora de montar sua startup, você precisará contar com um suporte especializado em formação de equipes. Aproveite para conhecer as soluções da Coodesh na montagem de equipes tech.

E não se esqueça da inclusão e diversidade na hora de montar seus times. Aproveite para ler nossas dicas no e-book de vagas afirmativas.

o que é terraform

O que é terraform?

solidity

O que é solidity?