O que é squad?

squad

Você já se perguntou o que é squad e quais as suas vantagens? Veja neste conteúdo como isso funciona e por que é uma metodologia adotada por muitas organizações, como o Nubank e o Spotify. 

Primeiramente, devemos lembrar que squad significa pelotão ou esquadrão. Ela é um conceito criado nos anos 70 e já era utilizado por empresas como Fuji e Toyota. Porém, com o surgimento das startups, esse modelo organizacional ganhou mais força. 

Por se destacar entre as metodologias, ele é o tema de hoje do Dicionário Tech da Coodesh, uma seção do nosso blog que apresenta termos técnicos usados no ecossistema das startups e nas vagas de emprego para profissionais de tecnologia. 

Como uma squad se constitui? 

Uma squad é formada por aproximadamente 8 a 10 pessoas de várias áreas, como marketing, desenvolvimento, vendas, designer, entre outros, para solucionar problemas específicos. 

Portanto, trata-se de uma organização multidisciplinar, com autonomia em suas decisões e sem hierarquias. 

Esqueça a velha árvore do organograma empresarial em que há diretores e diferentes setores em atividade. 

No método squad, não há um “diretor” ou “gerente”, pois as funções são criadas naturalmente. Mas cada grupo tem um Product Owner (PO), que é responsável pela gestão do squad. 

Além disso, não é preciso depender da validação de um “chefe” para tocar um projeto. 

Por essa razão, o trabalho ganha mais agilidade, já que as decisões são tomadas internamente. Portanto, o grupo tem autonomia baseada na confiança e na responsabilidade. 

O que são chapters, tribes e guilds? 

Como você viu até aqui, os squads trabalham de forma autônoma. Porém, todos eles seguem a uma cultura organizacional e aos propósitos da empresa. Ou seja, as suas decisões são baseadas nos objetivos e metas estabelecidos pela organização. 

No entanto, há alguns pontos de ligação entre cada uma das squads de um grupo. Veja a seguir quais são eles. 

Chapters (Divisões) 

São linhas horizontais que passam por todas as squads. Desse modo, profissionais UX, por exemplo, estarão alinhados entre si e estarão executando seus projetos específicos dentro de cada grupo. 

Tribes (Tribos) 

Ocorre quando se juntam duas ou mais squads que possuem objetivos muito parecidos. Assim, o projeto pode ser melhor alinhado e há uma melhor conexão entre os pelotões. 

Guilds (Guildas) 

A terceira e última forma de conexão entre os squads é através dos guilds. Trata-se de uma conexão entre pessoas de diferentes grupos e de diferentes áreas, mas que se juntam devido a objetivos em comum. 

Como a Spotify inseriu a metodologia na cultura organizacional? 

Quando se fala em squad logo se lembra do Spotify, plataforma de streaming de música com equipes espalhadas em todo o mundo. 

Ela adotou o método e é a sua maior promotora porque viu muitos resultados positivos internamente. As salas de trabalho, por exemplo, são formadas por pessoas do time trabalhando em uma mesma mesa, de modo que uma pessoa consiga ver a tela do outro. Além disso, as paredes têm quadros brancos que facilitam as anotações e mapas mentais. 

Veja neste vídeo (em inglês) uma resumo de squad feito pela própria Spotify. 

Quais as vantagens do método squad? 

É bom lembrar que nem todas as startups conseguem implantar o método squad, pois é preciso uma mudança de mentalidade, já que a organização do trabalho sofre alterações. Além disso, é preciso contar com uma cultura organizacional forte. 

Contudo, para as empresas que adotarem esse modelo, as vantagens são perceptíveis. Veja quais são: 

Times colaborativos: o sucesso do projeto depende de todos. Portanto, naturalmente as pessoas do grupo são mais colaborativas. 

Agilidade: devido à independência e autonomia, os projetos podem ser executados com mais rapidez e ter fluxos menos engessados; 

Aprendizado: como os pelotões são caracterizados pela multidisciplinaridade, cada membro do time aprende algo novo sempre. Assim, os grupos também ficam mais alinhados.  

Conclusão

Em síntese, o que é squad está muito ligado a empresas que têm um olhar voltado para a inovação, métodos eficazes e a criação de uma cultura organizacional sólida. 

Agora que você concluiu a leitura, confira outros termos que possam ser do seu interesse no Dicionário Tech. Veja também como se cadastrar na Coodesh – plataforma de recrutamento tech e code assessment.

remote first

Veja como o remote first é aplicado nas grandes empresas

time de RH Tech

Entenda como montar seu time de RH Tech com eficiência