O que é terraform?

o que é terraform

Entender o que é terraform é um pré-requisito de todo desenvolvedor que deseja conhecer o universo DevOps. Ela é uma das mais importantes ferramentas desta área, pois confere mais eficiência e segurança aos processos. 

Por isso, o que é terraform está no Dicionário Tech da Coodesh. Aliás, além de conhecer o termo, é fundamental que o profissional também saiba mais sobre os conceitos de IaC e Cloud. 

Acompanhe este conteúdo até o final e saiba mais sobre o que é terraform. 

Definição 

Terraform é uma ferramenta criada para construir, alterar e criar versões de infraestrutura. Portanto, ela não é uma linguagem nem um framework, mas sim um recurso usado no DevOps para garantir mais agilidade e segurança nas entregas. 

Como ela foi construída com base em GoLang, ela é muito simples, e as suas dependências estão contidas no próprio binário.

Gerir uma infraestrutura em nuvem dá muito trabalho, principalmente com o crescimento do cloud público, como é o caso do AWS. Mas ao fazer isso com código, essa tarefa fica mais fácil. 

Para entender melhor o Terraform, é interessante saber o conceito de IaC, ou seja, Infrastructure as Code ou Infraestrutura como Código. Ele é, como o nome sugere, o gerenciamento e o provisionamento da infraestrutura através de códigos. Essa ação substitui os processos manuais. 

O terraform foi criado em julho de 2014 pela empresa HashiCorp, que já é conhecida por outras ferramentas criadas no mundo DevOps. Apesar de ser lembrada pelo uso no AWS, a ferramenta também suporta IBM Cloud, Linode, OpenStack, Google Cloud Platform, Microsoft Azure, entre outros.

Vantagens

Com o terraform, o DevOps fica mais eficiente, principalmente usando boas práticas dessa ferramenta. Aliás, ela deve estar na lista de skills de todo desenvolvedor que atua nesta área. Saiba, a seguir, algumas vantagens desse recurso: 

  • Configuração de ambiente para testes de forma mais rápida e econômica;
  • Possibilidade de escolher o melhor provedor, como AWS, Google Cloud, Azure, entre outros;
  • Reprodução do ambiente de forma contínua e fácil; 
  • Redução de custos;
  • Maior eficiência e segurança. 

Conclusão 

O que é terraform deve fazer parte dos planos de estudos do desenvolvedor que deseja atuar com infraestrutura em nuvem. Além disso, também é importante que ele esteja no vocabulário do tech recruiter que irá selecionar candidatos DevOps. Você pode conferir outros termos usados na tecnologia visitando o nosso Dicionário Tech.

Aproveite que está aqui e veja como se cadastrar gratuitamente na nossa plataforma e validar seus conhecimentos para se candidatar às vagas de emprego disponíveis.

etarismo no mercado de trabalho

Etarismo no mercado de trabalho: como combater?

equipes de tecnologia

Como montar equipes de tecnologia?