Dicas para escrever uma boa descrição de cargo para Front-end Developer

Uma descrição de cargo para Front-end Developer bem estruturada pode significar a atração de talentos mais alinhados com os desejos da empresa. O responsável pela vaga deve se concentrar nos pontos-chave da posição após cumprir algumas etapas do planejamento. Então, por onde começar? 

Contratar Front-end Developer exige uma certa atenção do tech recruiter. Afinal, a posição é importante para garantir um website bonito, rápido e fácil de navegar para o usuário final. O Front-end Developer é uma peça importante na construção de um espaço virtual que cause uma boa impressão da empresa.

Neste artigo, você verá dicas de como fazer uma boa descrição de cargo para Front-end Developer, com as hard skills e soft skills essenciais da posição, bem como as responsabilidades esperadas. 

O que fazer antes de começar a descrição de cargo 

Várias ações antecedem a confecção da descrição de cargo para Front-end Developer. O RH e o líder técnico devem alinhar os principais requisitos a serem preenchidos pelo futuro contratado. Com um bom briefing em mãos, o tech recruiter pode colocar a mão na massa.

A descrição de cargo, também chamada de descrição de trabalho ou job description, deve reunir todas as informações relevantes sobre a posição: responsabilidades, hard e soft skills, certificações, experiências, entre outros, são alguns dos itens mais importantes. 

Mas lembre-se que o template de vagas para Front-end Developer deve ser flexível. Isso porque, dependendo da situação, novas qualificações podem ser exigidas. 

A senioridade também é um ponto crítico. Muitas empresas são canceladas nas redes sociais por exigirem demais dos candidatos de níveis iniciantes. Mas isso pode ser resolvido com uma boa conversa entre o RH e o diretor técnico. Quanto mais experiente os candidatos forem, mais se pode exigir conhecimento nos requisitos. 

LEIA TAMBÉM

Confira testes de Node.js on-line e avalie habilidades de desenvolvedores

Template de descrição de cargo para Front-end Developer 

O Front-end Developer é o profissional responsável pela implementação do design da interface de um programa, site ou aplicativo através da codificação. Ele precisa desenvolver um projeto com base nas linguagens e bibliotecas usadas na empresa. Além disso, deve seguir as boas práticas de revisão e manutenção do código. 

É muito importante que este profissional tenha domínio da sua área, mas também entenda de design, SEO, back-end e outras áreas, pois irá precisar compreender o contexto de uma aplicação para escrever seus códigos. 

Sendo assim, acompanhe nas próximas linhas um modelo de uma descrição de cargo de Front-end Developer. 

Título do Cargo: 

Front-end Developer

Resumo da Posição:

Buscamos um Front-end Developer altamente talentoso para se juntar à nossa equipe. A pessoa será responsável por traduzir requisitos de design e experiência do usuário em código, trabalhando em colaboração com os membros da equipe de design e back-end.

Responsabilidades:

  • Desenvolver e implementar interfaces de usuário responsivas usando tecnologias web padrão (HTML5, CSS3, JavaScript);
  • Colaborar com a equipe de design para traduzir requisitos de design em código funcional;
  • Garantir a consistência visual e funcional em todos os dispositivos e navegadores;
  • Otimizar aplicativos para garantir alta performance e escalabilidade;
  • Manter-se atualizado com as tendências e melhores práticas de desenvolvimento front-end;
  • Colaborar efetivamente com membros da equipe de back-end para integrar componentes front-end com a lógica do servidor;
  • Manter e aprimorar sites;
  • Otimizar aplicativos para obter máxima velocidade;
  • Projetar recursos com base em dispositivos móveis;
  • Escrever documentos e guias de requisitos funcionais;
  • Criar mockups e protótipos;
  • Garantir padrões gráficos de alta qualidade e consistência da marca.

Requisitos:

  • Experiência em HTML5, CSS3 e JavaScript;
  • Conhecimento profundo de frameworks front-end, como React, Angular ou Vue;
  • Familiaridade com ferramentas de automação de construção e pacotes;
  • Experiência em design responsivo e desenvolvimento mobile-first;
  • Capacidade de solucionar problemas e otimizar o desempenho do aplicativo;
  • Habilidades de colaboração e comunicação;
  • Familiaridade com princípios de design UX/UI.

Qualificações:

  • Diploma em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou área relacionada;
  • (XX) anos de experiência comprovada como Front-end Developer;
  • Portfólio com projetos anteriores e habilidades técnicas.

Como se candidatar:

Envie seu currículo e portfólio para (e-mail) com o assunto “Candidatura para Front-end Developer – (nome do candidato)”. 

Bom, esse é o template da descrição de cargo para Front-end Developer. Mas lembre-se que você pode acrescentar ou remover informações, principalmente relacionadas às tecnologias exigidas. 

Além do job description, você pode adicionar dados muito esperados pelos candidatos, como: 

  • Salário;
  • Jornada (full-time ou part-time);
  • Modelo de trabalho (presencial, híbrido ou remoto); 
  • Contrato (CLT, PJ, freelancer).

APROVEITE PARA LER 

E-book de como contratar desenvolvedores 

Dica bônus: aplique teste técnico para validar as habilidades dos candidatos

Mais uma dica fundamental para o tech recruiter: faça a validação técnica dos candidatos à vaga de Front-end Developer. Você pode ir além do currículo e garantir profissionais mais engajados no futuro. 

O teste técnico deve conter conteúdos que serão utilizados pelos desenvolvedores no dia a dia da posição. Para fazer uma boa avaliação, eles devem cobrar o domínio da linguagem de programação, os frameworks usados, as boas práticas de programação, entre outros detalhes. 

Basicamente, existem dois tipos de desafios: um teórico, que pode ser em formato de questões de múltipla escolha, e um prático, em que o candidato pode escrever linhas de código, seja dentro de um teste mais simples ou de um projeto mais complexo. 

Aliás, a etapa prática é essencial para comprovar as informações que foram repassadas no currículo e conhecer mais a fundo as habilidades dos developers. 

Você pode alinhar com a liderança técnica em que momento do processo seletivo o teste será adotado. Pode ser no início, para auxiliar na triagem dos profissionais. Desse modo, somente os que tiverem um desempenho médio nesta fase irão avançar para as próximas etapas. Ou ainda utilizar este recurso ao final do processo seletivo como etapa eliminatória. 

Conclusão 

Como você viu, a descrição de cargo para Front-end Developer deve ser bem conduzida para ter mais assertividade no decorrer do recrutamento. Com um anúncio claro e preciso, será possível atrair candidatos mais alinhados com o perfil da vaga. 

Se precisar de um suporte especializado, que permita economizar tempo e recursos, conte com a Coodesh. Temos planos de Hiring e Assessments que vão te ajudar a encontrar o candidato ideal. Acesse aqui para saber mais.

arquitetura da informação

O que é Arquitetura da Informação?

O que é linguagem R?