Dicas para recrutar e desenvolver talentos tech da geração Z

talentos tech da geração z

Talentos tech da geração Z são um desafio no recrutamento e retenção. Eles não estão interessados apenas no salário, mas também em condições de trabalho que valorizem sua formação pessoal e profissional. Por isso, o RH deve se atentar às características dessa geração para ser mais eficiente. 

No entanto, não adianta ter uma visão empática no RH se a cultura organizacional não conseguir atrair candidatos da geração Z. A empresa precisa estar de olho nas novas tendências do mercado, na experiência do candidato e no ciclo de vida do colaborador para contratar e depois manter esse profissional engajado. 

Neste conteúdo, preparamos dicas de como contratar e reter talentos tech da geração Z. Mas antes, saiba o que é a geração Z e quais são as suas principais características.

O que é geração Z?

A geração Z é formada pelos nascidos entre 1995 e 2010. Muitos deles ainda estão nas faculdades e representarão a força de trabalho a partir dos próximos anos. A geração Z também é chamada de nativos digitais, pois é formada por pessoas que já nasceram na era da internet. 

Veja a seguir algumas características dessa geração em relação ao mercado de trabalho: 

Buscam desafios profissionais que satisfaçam seus desejos pessoais e de carreira; 

  • Não focam apenas no salário;
  • Gostam de flexibilidade;
  • Preferem o trabalho remoto;
  • Mudam mais de emprego;
  • Se engajam mais em causas sociais;
  • Gostam de ambientes diversos e criativos;
  • Têm facilidade para lidar com a tecnologia;
  • São autodidatas;
  • Seguem scripts de trabalho. 

Só para complementar, as gerações que a antecederam têm outras motivações, como um trabalho mais seguro, menos flexível, mais apego a hierarquias e mais previsibilidade. Veja um resumo a seguir: 

Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964): menos flexíveis, tecnologia não é o forte, buscam segurança e aumento de lucros;

Geração X (nascidos entre 1965 e 1984): um pouco mais flexíveis, são leais, dedicados e competitivos. Buscam reconhecimento e estabilidade financeira;

Geração Y ou Millennial (nascidos entre 1985 e 1995): pegaram a transição entre o analógico e o digital, buscam maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, são multitarefas e têm mais ansiedade. 

LEIA TAMBÉM

Cross skills: o que são e qual é a sua importância no mercado tech?

Por que é mais difícil recrutar e reter a geração Z? 

Como nasceram na era digital, as pessoas da geração Z têm muita afinidade com a tecnologia. Por essa razão, se dão bem em profissões ligadas à área do desenvolvimento de software. 

Basta ver os candidatos aos processos seletivos para desenvolvedores: a maioria tem entre 20 e 30 anos de idade. Segundo a pesquisa da Stack Overflow de 2023, 43% dos desenvolvedores profissionais têm entre 25 e 34 anos. Mais da metade dos entrevistados que aprenderam a programar há pouco tempo têm entre 18 e 24 anos.

É por isso que o tech recruiter vai encontrar muitos profissionais nesta faixa etária. Portanto, quanto mais ele compreender a geração Z, melhor será o processo. E um dos entendimentos necessários é como atrair esses talentos tech. 

Atração

Como a geração Z está buscando benefícios e atrativos que as outras gerações não priorizam, a atração de talentos tech deve ser diferenciada para atender a esse público. 

As pessoas desta geração preferem trabalhos remotos ou híbridos, em empresas que oferecem vantagens que vão além do salário. Além disso, se a empresa tiver valores que são contrários aos dos candidatos, eles tendem a se afastar. Por exemplo, se uma empresa não prioriza ações de ESG poderá afugentar talentos que valorizam o meio ambiente. 

Os membros da geração Z preferem processos seletivos mais práticos, feitos remotamente e não demorados. Por isso, seleções com muitas etapas e exigências rigorosas podem ter poucos candidatos da geração Z. Como são imediatistas, eles podem desistir de uma vaga devido à complexidade da seleção.

Retenção

A empresa que possui muitos colaboradores da geração Z precisa tomar cuidado com as políticas de desenvolvimento destes profissionais. Se não houver um plano de carreira, com cultura de feedback e PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) bem estruturados, é bem provável que esse talento tech peça demissão e vá para a concorrência em menos de um ano. 

Como recrutar e reter talentos tech da geração Z?

Você já viu como é o comportamento da geração Z no mercado de trabalho e por que ela é um desafio para o RH. Agora, confira dicas que preparamos para você recrutar e engajar talentos tech da geração Z para vagas ligadas a desenvolvimento. 

Ofereça flexibilidade 

A flexibilidade é bem-recebida pelo talento tech da geração Z. Por esse motivo, no planejamento da vaga, escolha ofertar trabalho remoto, com horário flexível e com foco nos resultados. Afinal, é melhor colher os resultados esperados do que apenas ter um funcionário que cumpra os horários. 

Incentive o ativismo 

A empresa que possui um programa de voluntariado é mais atraente ao talento tech da geração Z. Isso faz sentido ao profissional desta geração, que está preocupado com a sua carreira, mas também com o bem-estar da coletividade.

Promova o aprendizado contínuo

Para a geração Z, nada é mais animador no trabalho do que aprender coisas novas. Nesse sentido, a empresa pode desenvolver programas de upskilling para que o colaborador esteja em constante aprendizado, aprimorando e desenvolvendo novas habilidades. 

Tenha uma cultura empresarial engajadora

Promova uma cultura inclusiva e diversificada. Além disso, crie espaços para discussões abertas e troca de ideias. Não foque no erro, mas sim no aprendizado que o colaborador poderá ter.

Valorize o bem-estar e a saúde mental

Forneça benefícios de saúde mental e emocional. Outra dica é incentivar pausas regulares durante o dia de trabalho. Ofereça suporte para um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Tenha um ambiente de trabalho tecnológico

Como a geração Z tem facilidade com recursos tecnológicos, utilize ferramentas de comunicação modernas e eficientes. Proporcione acesso a tecnologias inovadoras que facilitem o trabalho. Esteja aberto a experimentar novas abordagens e soluções digitais.

Cultive o feedback contínuo e reconhecimento

Estabeleça um sistema de feedback regular e construtivo. Além disso, reconheça conquistas individuais e de equipe. Para melhorar o engajamento, utilize plataformas digitais para reconhecimento público.

Promova o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

Para aumentar o engajamento desses talentos, ofereça treinamentos para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Incentive a construção de relacionamentos dentro e fora da empresa. Promova a inteligência emocional como parte do crescimento profissional.

Adote práticas sustentáveis e responsáveis

Nunca se esqueça da importância da defesa do meio ambiente. Envolva a equipe em iniciativas e projetos ecológicos. Comunique os esforços sustentáveis da empresa de forma transparente.

Essas ações poderão aumentar a percepção positiva da sua empresa perante os candidatos e colaboradores da geração Z, especialmente na área tech, que precisa de profissionais mais criativos e com vontade de criar.

Conclusão 

As empresas movidas pela tecnologia precisam de equipes diversas, com profissionais de todas as gerações. Por isso, neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre a geração Z, que busca empregos pautados na flexibilidade, na livre criação e no envolvimento social. 

Como destaque, você percebeu que os talentos tech da geração Z valorizam o aprendizado contínuo. E para promover essas ações, é fundamental conhecer os gaps de skills. Por isso, utilize a plataforma Coodesh para mapear o domínio dos colaboradores tech em determinadas tecnologias e receba trilhas de aprendizagem. 

Veja mais detalhes aqui.

O que é linguagem R?

Desenvolvedor Front-end precisa saber design?