Teste de código on-line: uma abordagem estratégica para avaliar desenvolvedores

teste de código on-line

O teste de código on-line é uma poderosa ferramenta do RH especializado. Seja antes ou após a contratação, ele ajuda a alcançar resultados mais precisos e fiéis às habilidades do desenvolvedor ou programador. Confira as dicas deste artigo! 

O profissional de TI tem habilidades técnicas que precisam ser testadas, seja na fase do recrutamento ou da retenção de talentos em ações de avaliação do time. É por isso que a entrevista técnica, a análise do currículo e a avaliação qualitativa dos gestores não são suficientes para descobrir o nível de conhecimento e performance do profissional avaliado. 

Por que aplicar teste de código on-line em desenvolvedores?

O time de RH é responsável por várias ações ligadas à gestão de pessoas, do onboarding até o offboarding, além de ações de endomarketing, diversidade e inclusão, entre outras que dependem da cultura organizacional e do porte da empresa.

Por essa razão, o teste de código on-line é um facilitador. Afinal de contas, ele já está pronto e pode ser executado pelo próprio profissional a ser avaliado, exigindo pouca ou quase nenhuma intervenção do RH. 

Com isso, ganha-se tempo e qualidade na avaliação. Isso porque o teste técnico contém os principais tópicos a serem avaliados e cobrados no dia a dia do profissional. Acima de tudo, é on-line e facilita a aplicação e correção quando estamos falando de equipes remotas ou híbridas. 

Por que é difícil atrair e reter profissionais de tecnologia? 

Mas você deve estar pensando sobre os desafios de atrair e reter profissionais de tecnologia, não é mesmo? Em outras profissões, sobram trabalhadores e faltam vagas. Mas na área de desenvolvimento, essa lógica se inverte. 

Segundo um estudo do Bureau of Labor Statistics dos EUA, o mercado está aquecido, pois até 2028 a demanda por desenvolvedores de software crescerá 21%. Mesmo com os layoffs recentes nas big techs e a chegada de novas ferramentas de Inteligência Artificial no mercado, a busca por desenvolvedores continua crescente. 

Além disso, uma pesquisa da Stack Overflow sobre o perfil dos profissionais tech, lançada em 2023, mostrou que 69,28% dos desenvolvedores de todo o mundo já estão empregados. Por esses motivos, é preciso encontrar o profissional certo para a vaga a fim de que ele não saia do emprego em curto intervalo de tempo, e o RH precise retomar o processo de recrutamento. 

Outro desafio importante está na retenção de talentos da área de tecnologia. A maioria das empresas realiza ações relacionadas à construção de planos de carreira. Para medir a evolução de um colaborador da área de TI é fundamental avaliá-lo. 

Nesse sentido, os testes técnicos podem medir o nível de um profissional quando ele entra na empresa, após um certo período e depois de novas capacitações. Só assim, o RH especializado e estratégico saberá profundamente as skills dos seus profissionais. 

Dessa forma, ele irá conduzir melhor um processo de promoção, de mudança do produto, da inserção de uma nova tecnologia, entre outras medidas. 

Vantagens do teste de código on-line na seleção e retenção de talentos tech

Essas dicas estão fazendo sentido para você? Então, confira agora algumas das principais vantagens de aplicar teste de código on-line para seus desenvolvedores e programadores. 

Teste de código on-line na fase de recrutamento 

Primeiramente, veremos os benefícios de testar os candidatos, seja na fase inicial ou na final do processo seletivo.

Otimização da triagem: você recebe os currículos, encerra o período de envio de candidaturas e aplica os testes a todos os candidatos. Os que alcançaram uma pontuação mínima, como 75% de acertos, por exemplo, seguem no processo. Assim, você terá os candidatos mais capacitados para a vaga. 

Melhor direcionamento para a entrevista: caso você opte por realizar o teste de código on-line na fase final do processo seletivo, você poderá usar o resultado do exame para direcionar a entrevista técnica. Com base nas respostas, nas escolhas do candidato e nas boas práticas utilizadas, você fará uma abordagem mais aprofundada das skills do desenvolvedor. 

Mais precisão em relação ao currículo: quando o recrutamento é baseado apenas no currículo, a sua escolha pode conter falhas porque você pode intuir que o candidato domina certas habilidades só porque apresentou um certificado na área, porém nunca praticou os conceitos. 

Oportunidade de o desenvolvedor revelar suas aptidões: muitos desenvolvedores e programadores são tímidos, têm dificuldade para falar de si ou não sabem “se vender” na entrevista. Para resolver tudo isso, o teste prático ajuda o tech recruiter a extrair o melhor do candidato para ter um recrutamento mais justo.

Teste de código on-line na fase de retenção

Mas será que no pós-contratação, o teste de skills também é importante? Certamente sim! Assim como no período do recrutamento, o teste on-line de código ajuda o RH a entender os pontos fortes, fracos e de melhoria do colaborador de TI. Veja novos benefícios a seguir. 

Avaliações assíncronas e remotas: a avaliação pode ser respondida pelo colaborador no momento em que ele preferir, pois por ser on-line o teste não demanda a reserva de uma sala na empresa. Além disso, se o desenvolvedor está em um fuso horário diferente, não há problemas, já que o RH pode avaliar a resposta em momento oportuno. 

Avaliação de senioridade: afinal, quando um desenvolvedor pode ser considerado sênior para entrar em novo nível do plano de carreira da empresa? Com um teste técnico, essa resposta será alcançada. O avaliador também poderá identificar o perfil analítico do profissional para uma promoção ou treinamento. 

Comprometimento: a aplicação de testes também ajuda o RH a entender o nível de engajamento do profissional com a empresa, seja no tempo de resposta, nos eventuais atrasos e até mesmo no capricho e dedicação ao chamamento do teste. 

SAIBA MAIS 

Testes de RH: veja os mais usados em processos seletivos

Plataformas para realizar testes de código on-line de forma eficaz

Agora que já falamos sobre as vantagens do teste de código on-line no recrutamento e na retenção, que tal você conhecer as plataformas do mercado que oferecem os desafios? Veja a seguir. 

👨🏽‍💻 Coodesh 

Primeiramente, vamos falar da nossa plataforma de assessment, a Coodesh. Você pode explorar as funcionalidades aqui ou acompanhar este resumo. A Coodesh é uma plataforma brasileira on-line de recrutamento, de testes de código e de validação de skills para programas de upskilling. 

No nosso produto de assessment, aplicamos 3 tipos de testes, com mais de 30 tecnologias e 90% de taxa de engajamento do desenvolvedor, com relatórios de acompanhamento do desempenho. O RH especializado poderá personalizar os testes conforme as suas demandas. Veja cada um deles:

  1. Fast Challenge: é uma avaliação teórica com 20 questões de múltipla escolha. Ele é capaz de avaliar os conceitos teóricos e práticos de uma linguagem, framework ou metodologia. 
  2. Coding Challenge: é um teste de código on-line que utiliza diferentes algoritmos para e linguagens para demonstrar as aptidões do candidato simulando problemas reais. 
  3. Project Challenge: trata-se de um projeto mais complexo, com prazo de resposta de até 7 dias, onde o desenvolvedor pode demonstrar o seu domínio e boas práticas de codificação. 

👨🏽‍💻 Filtered 

Você pode avaliar os candidatos com simulações do que eles enfrentarão no primeiro dia de trabalho. Com a plataforma, é possível explorar entrevistas técnicas com explicações em vídeo; desafios de codificação com o acompanhamento de especialistas; avaliações de desenvolvedor full-stack, de SQL, de Ciência de Dados e de DevOps. A Filtered está sediada em Boston. 

👨🏽‍💻 Tests4geeks

A plataforma permite realizar testes de código on-line de maneira fácil e rápida, especialmente na etapa de triagem de candidatos. Você envia o link do teste, pode personalizá-lo com o nome da sua empresa e é notificado por e-mail quando o candidato encerra o exame. Se o resultado for satisfatório você segue em frente com o candidato, entrando em contato com ele para participar de uma entrevista. 

👨🏽‍💻 Sphere engine

A plataforma oferece compiladores que permitem a execução remota de códigos, com suporte em mais de 80 linguagens de programação diferentes. O serviço conta com sistema de gerenciamento dos testes e resultados; exemplos de desafios para auxiliar os avaliadores; painel analítico para analisar seus custos; suporte e manutenção. A solução pode ser usada no recrutamento, avaliação e e-learning. 

👨🏽‍💻 Codesignal 

A Codesignal é uma plataforma de teste de código on-line que permite avaliar desenvolvedores e líderes tech. Ela oferece desafios de código em mais de 70 linguagens e estruturas suportadas. É possível aplicar o teste de pré-tela (topo de funil), testes ao vivo e entrevistas técnicas. A plataforma conta ainda com integrações para unir outras ferramentas à solução. 

👨🏽‍💻 HackerEarth

A plataforma oferece mais agilidade no recrutamento de desenvolvedores, pois conta com soluções remotas de avaliação. As ferramentas permitem avaliar 18 funções e 900 habilidades com testes prontos. Também é possível configurar as avaliações com a integração do provedor de ATS que já vem sendo utilizado na empresa. 

👨🏽‍💻 TestGorilla

Outra opção é o TestGorilla que oferece soluções no recrutamento tech. Dá para escolher o nome do teste, selecionar as avaliações preferidas, personalizar as perguntas, convidar candidatos, analisar os melhores desempenhos, comparar os resultados e acompanhar os resultados em tempo real. 

LEIA TAMBÉM

Testes para desenvolvedor sênior: saiba quais usar e como aplicar

Definindo critérios de avaliação para os testes de código on-line

Então, já está pronto para começar a utilizar uma plataforma de avaliação de código de seus candidatos ou colaboradores? Mas antes é preciso fazer um bom planejamento e definir os critérios de avaliação para fazer o investimento valer a pena. Veja alguns conselhos: 

  • Avalie habilidades específicas: não queira utilizar o mesmo teste para diferentes perfis profissionais;
  • Teste o candidato e o avalie conforme a sua senioridade: com certeza, profissionais do nível sênior terão entregas mais completas e rápidas que os iniciantes; 
  • Converse com a liderança técnica e alinhe as expectativas: mantenha a comunicação em dia para encontrar o profissional mais adequado à demanda ou para manter a equipe tech na “mesma página” após as avaliações.

Acima de tudo isso que já foi abordado, mantenha uma visão humanizada do processo seletivo ou da avaliação de pós-contratação. Afinal, o profissional pode não estar em um bom dia justamente no dia da avaliação. Por isso, considere repetir o teste se achar conveniente. 

Conclusão 

O teste de código on-line será um diferencial no recrutamento especializado ou nas ações de retenção de talentos da sua empresa. Mas ele não substitui as demais etapas, como entrevista e teste psicológico. 

Mesmo que a sua empresa tenha uma demanda pequena de preenchimento de vagas ou uma equipe reduzida de profissionais de tecnologia, o desafio técnico irá proporcionar mais assertividade na sua gestão de talentos. E, então, faz sentido para você? Peça uma demonstração sem compromisso da Coodesh.

mapeamento de habilidades

Conheça os benefícios do mapeamento de habilidades em times de TI

o que é apache kafka

O que é Apache Kafka?