Conheça alternativas ao ATS no recrutamento de desenvolvedores

ATS no recrutamento de desenvolvedores

O ATS (Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos) é um software de recrutamento e seleção. Porém, quando o assunto é a contratação de desenvolvedores há soluções mais completas no mercado. Por isso, confira neste conteúdo as alternativas ao ATS no recrutamento de desenvolvedores.

O uso de ATS pode acelerar a atração e melhorar a retenção de talentos. Afinal, o software de recrutamento e seleção automatiza processos e usa inteligência artificial para auxiliar as pessoas recrutadoras a ter mais assertividade.

O RH passou por muitos desafios nos últimos anos. Sendo assim, para encontrar talentos é preciso ter um olhar mais estratégico. Enfim, se a empresa investe em CRM, em marketing e em vendas, por que não investir no recrutamento profissional? De modo geral, um time capacitado e alinhado com o propósito da empresa eleva os resultados do negócio. O setor, portanto, tem tanta importância quanto os demais, que estão diretamente ligados ao faturamento da empresa. 

Mas será que a sua empresa deve adotar alternativas ao ATS no recrutamento de desenvolvedores? É preciso buscar uma solução que seja compatível com a área de desenvolvimento? 

Acompanhe este conteúdo até o final e saiba qual é o melhor caminho para ter um time de alto desempenho com a ajuda de uma solução completa de recrutamento tech. 

O que é ATS? 

Como dito inicialmente, ATS é Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos. Ele é, na prática, um software de recrutamento e seleção. Enfim, pode ser aplicado em empresas de vários segmentos e diferentes portes. 

Você já deve estar acostumado com os sites de vagas de emprego, onde pode publicar suas vagas, enquanto que as pessoas candidatas podem se candidatar aos processos seletivos abertos. 

VEJA TAMBÉM 

Scorecard e Matriz de Competências: como usar para contratar os melhores desenvolvedores

Agora, imagine uma ferramenta diferenciada, que acompanha não somente a atração de candidatos, mas sim todas as etapas dos interessados no processo seletivo e até o onboarding da pessoa contratada. 

O ATS no recrutamento tech é assim. Ele é uma ferramenta cheia de funcionalidades. Desse modo, a sua função é contribuir com a rotina do RH, acelerando o processo e preenchendo a vaga em aberto com qualidade e assertividade. 

Como o ATS é utilizado?

Você ainda deve estar pensando se o uso do ATS no recrutamento tech atenderá a sua empresa. Por isso, confira como ele funciona. 

Basicamente, o software de recrutamento e seleção usa inteligência artificial para apontar quais candidatos são mais preparados para a vaga em aberto. 

Dessa maneira, uma funcionalidade presente em todos os ATS é o uso de palavras-chave. Portanto, se a vaga é para a área de marketing, por exemplo, o algoritmo do software já seleciona as pessoas da base de talentos com aptidão neste setor. 

Por essa razão, processos que antes eram manuais são substituídos pela automatização. O RH ganha tempo e pode se concentrar no seu core business. Além disso, o ATS no recrutamento tech também pode selecionar pessoas candidatas de acordo com a localização, pretensão salarial, senioridade, entre outros. 

Enfim, o ATS permite que o RH adicione as etapas de seleção que considera mais importantes, como apresentações com vídeos, documentos em PDF etc. 

SAIBA MAIS 

Como avaliar habilidades de desenvolvedores?

Pode-se, ainda, consultar as informações armazenadas no sistema ATS, como os dados das pessoas candidatas, testes, pretensão salarial, tempo de experiência, desempenho do(a) candidato(a) por etapas, entre outros itens. 

É importante frisar que o uso do ATS no recrutamento tech pode ocorrer em pequenas, médias e grandes empresas. Mas para isso é necessário que o gestor esteja preparado para educar a sua equipe a usar todas as funcionalidades. Portanto, o ATS pode ser o centro da estratégia de recrutamento. 

Quais são as principais vantagens do software de recrutamento? 

Como falamos inicialmente, as empresas costumam investir em plataformas de gestão, como CRMs, marketing, gestão de projetos, entre outros. Mas ficam em dúvida na hora de investir em um sistema ATS. 

Entretanto, é essencial investir nas pessoas que constroem a sua empresa. Por isso, refinar o processo de seleção de novos talentos é tão fundamental. É uma parte importante da sua estratégia de alcance de um alto rendimento. 

Então, veja agora algumas vantagens da contratação de um serviço de ATS. 

Autonomia na gestão do processo seletivo, pois você ganha mais clareza e assertividade na escolha dos talentos;  

Melhor desempenho do processo seletivo em si, já que as ações são direcionadas para encontrar as pessoas ideais para a vaga; 

Economia de tempo e recursos: o sistema ATS representa um ganho de tempo e de recursos, visto que processos manuais exigem energia e dedicação da equipe de RH. Isso sem falar na destinação de espaços para entrevistas, realização de testes, feedbacks constantes, manutenção de canais de comunicação com os interessados e outros. 

Melhor experiência do(a) candidato(a): o fluxo claro, organizado e estruturado permite uma melhor experiência da pessoa candidata, que aumenta sua confiança na empresa. Em suma, há uma valorização do employer branding, refletindo assim nos futuros processos seletivos. 

Quais são os exemplos de sistemas ATS? 

O segmento de HRtechs tem se expandido no Brasil e no mundo. E algumas delas oferecem sistemas de ATS para seus clientes. Por isso, confira alguns exemplos aqui. 

Sólides 

A Sólides é uma plataforma de gestão de pessoas que engloba várias soluções. A mais conhecida, no entanto, é o Profiler, uma ferramenta exclusiva de análise comportamental. 

Em apenas 5 minutos, ela levanta 50 informações sobre o perfil da pessoa candidata. O Profiler utiliza oito métodos de avaliação, incluindo o DISC, que aponta os perfis dominantes e orienta o recruiter para encontrar a pessoa conforme suas soft skills mais desejadas. 

Gupy

A Gupy também possui um sistema ATS baseado em inteligência artificial para as empresas encontrarem os candidatos ideais. O software busca a melhor semelhança entre a descrição da vaga, o currículo e o fit cultural da empresa. 

Assim, quanto mais a empresa utiliza o sistema, mais o algoritmo é refinado, baseado nas contratações, candidatos reprovados e outros fatores. Atualmente, a empresa tem cerca de 22 milhões de cadastros.   

Kenoby 

A Kenoby é uma HRtech que disponibiliza um software de recrutamento e seleção que, segundo a empresa, permite fazer a triagem em menos de um dia. 

Além disso, reduz o turnover em até 70%, pois possibilita encontrar o talento mais adequado à vaga. Assim, o RH pode centralizar todo o processo de recrutamento e seleção em uma única solução. 

Greenhouse 

A Greenhouse possui um sistema ATS completo para a contratação de profissionais em geral. Possui relatórios que permitem a análise profunda dos resultados. Possibilita também encontrar as pessoas mais adequadas conforme o perfil da vaga e da empresa. A solução é ainda adaptada ao porte da empresa. A Greenhouse fica nos Estados Unidos, mas atende clientes de todos os países.  

Lever.co

Fundada em 2012 na Califórnia, a Lever.co também é um exemplo de ATS no recrutamento tech. Através do LeverTRM, os recrutadores podem gerenciar as candidaturas, obter relatórios de desempenho e tomar as melhores decisões. É, portanto, uma boa alternativa para pequenas e médias empresas, embora também tenha condições de atender empresas de grande porte, com alto volume de contratações. 

Qual é a alternativa ao ATS no recrutamento de desenvolvedores? 

Como você viu até aqui, o ATS é uma solução prática e eficaz no recrutamento de profissionais em geral. 

Em suma, ele pode ser adotado por empresas de qualquer segmento e porte. Mas para que seja bem aproveitado, é preciso educar a equipe para focar no software, utilizando todas as suas funcionalidades no recrutamento e seleção. 

LEIA MAIS

Guia para encontrar desenvolvedores: dicas para ter sucesso no seu recrutamento

No entanto, se o seu negócio precisa de desenvolvedores capacitados, é bom avaliar se o ATS genérico, voltado para a contratação de pessoas de todas as áreas, também é recomendado para o recrutamento de DEVs. 

Trazemos uma alternativa ao sistema ATS, que é a plataforma Coodesh para a seleção e contratação de desenvolvedores. 

Trata-se de uma plataforma de recrutamento tech incrementada com a validação do candidato desenvolvedor através de teste comportamental e desafios técnicos dentro de sua área e senioridade. 

Portanto, se a sua startup precisa de desenvolvedores das mais diversas áreas, seja Júnior, Pleno ou Sênior, você encontrará uma ferramenta completa, que engloba todas as etapas do processo seletivo. 

Com a Coodesh é possível divulgar a sua vaga, receber candidatos, gerenciar as candidaturas, enviar feedbacks, finalizar a seleção e iniciar o processo de contratação. 

Além disso, você pode contar com a consultoria de profissionais especializados em recrutamento de desenvolvedores em todos os processos, recebendo relatórios completos para monitorar seus resultados. 

Quer saber mais sobre a plataforma Coodesh? Então, acesse a página exclusiva para empresas e agende uma demonstração. 

Conclusão 

O uso de ATS no recrutamento de desenvolvedores pode ser vantajoso para montar equipes com alto desempenho. Entretanto, quando se trata de times de desenvolvimento é preciso ir além e ter uma plataforma direcionada. 

Recrutar e contratar desenvolvedores tornou-se um desafio após o fortalecimento da transformação digital e a inovação nas empresas, que oferecem cada vez mais produtos e serviços que exigem a participação estratégica de profissionais de desenvolvimento tech. Sendo assim, você precisa contar com empresas especializadas, como a Coodesh. Aproveite para entrar em contato com o nosso time de customer success.

carreira de back-end laravel

Veja como é a carreira de desenvolvedor Back-end Laravel

recrutamento ativo vs passivo

Qual a diferença entre recrutamento ativo vs passivo?