Guia para encontrar desenvolvedores: dicas para ter sucesso no seu recrutamento

Você está precisando encontrar e recrutar desenvolvedores para a sua empresa ou startup? Encontrar talentos tech é fácil, mas você precisa seguir alguns passos. Portanto, veja neste artigo tudo sobre os melhores lugares e formas de encontrar desenvolvedores para ter sucesso na hora de montar seu time

À primeira vista, pode parecer difícil contratar desenvolvedores. Isso porque a oferta não supre a demanda de mercado. Além disso, é preciso conhecer um pouco de linguagens e tecnologias mais usadas para a vaga em aberto. Caso contrário, você corre o risco de contratar uma pessoa inexperiente ou generalista em vez de um especialista. 

Mas será que, sozinho, o tech recruiter vai encontrar bons talentos disponíveis no mercado? Ou ele precisará contar com a ajuda de plataformas de recrutamento tech?  

Conheça a Coodesh: recrutamento de desenvolvedores 

A Coodesh é uma plataforma de recrutamento tech remoto. A startup foi fundada em 2019 em Belo Horizonte-MG, mas atende organizações de todos os cantos do Brasil, além de ter atuação internacional, com clientes nos Estados Unidos e Europa. 

Ao acessar a plataforma e se cadastrar como tech recruiter, a pessoa tem acesso aos recursos gratuitos da plataforma. Mas nada impede que ela escolha o plano premium e terceirize o processo de recrutamento.

Portanto, veja abaixo alguns recursos da Coodesh para quem é tech recruiter. 

Recursos

  • ATS: a ATS (Applicant Tracking System) é uma plataforma para agilizar o seu processo de recrutamento e disponibilizado de forma gratuita. Para saber todas as suas funcionalidades, clique aqui
  • Divulgação de vagas: outro recurso gratuito é o cadastro e divulgação de vagas de forma gratuita. O tech recruiter entra na plataforma, cria seu login e senha como recruiter e pode começar a divulgar suas vagas. Cada vaga, portanto, gera um link. As empresas podem compartilhá-lo pelos canais próprios, como o LinkedIn. 
  • Comunidade Tech: A Coodesh divulga vagas e outros links na própria comunidade tech no Slack, redobrando as chances de sucesso no recrutamento. 
  • Programa de indicação: DEVs podem indicar outros DEVs para as vagas abertas e conseguir benefícios. 
  • Acompanhamento e curadoria: desde a publicação da vaga para contratar um(a) profissional de tecnologia, o recruiter recebe o acompanhamento do time da Coodesh, recebendo curadoria nas publicações e entrevista de fit cultural (no plano premium). Além disso, as pessoas candidatas também podem contar com feedbacks e mentorias de carreira com a equipe Coodesh. 
  • Validações comportamentais: as pessoas candidatas passam por teste comportamental validado com a metodologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade). O recurso está disponível no plano premium. 
  • Validações técnicas: mas além das validações comportamentais, o tech recruiter pode contar com a segurança de receber uma pessoa candidata que já passou pelos testes técnicos da Coodesh. Elas incluem quiz, projetos e live coding. O recurso também é disponibilizado apenas no plano premium. 

Em síntese, a Coodesh é um dos melhores lugares e formas de encontrar DEVs devido à solução completa e personalizada para as necessidades da sua empresa. Mais informações podem ser acessadas neste link

Estimule as indicações 

Você já ouviu falar na Teoria dos 6 graus? Ela sugere que estamos a 6 pessoas de distância de qualquer outro indivíduo no mundo. Por isso, não é à toa que temos aquela sensação de que o mundo é mesmo pequeno. 

Sendo assim, estimule o seu time a fazer indicações, com algum tipo de bônus, seja ele financeiro ou aquela folga prolongada. Afinal de contas, cada pessoa desenvolvedora certamente tem alguém do seu círculo de amizades que pode indicar para alguma vaga nova na empresa. 

Favoreça seus mentores 

Já é de conhecimento geral que as pessoas desenvolvedoras são ávidas por conhecimentos novos. Sendo assim, ao manter profissionais que trabalham na empresa, mas ao mesmo tempo são revisores em comunidades, produtores de conteúdo e jurados em hackathons, é mais fácil atrair DEVs. Afinal, certamente, essas pessoas desejarão ter colegas de equipe que são engajados e bem referenciados no mercado. 

Participe de eventos e meetups 

Nada melhor que participar de eventos e meetups de tecnologia para fazer novos contatos na área e encontrar DEVs. Confira, portanto, uma relação de eventos tradicionais nesta área:

Lembrando que com a pandemia de Covid-19 muitos eventos deixaram de ser presenciais, foram adiados ou ganharam apenas versões on-line. Por isso, é importante deixar a agenda sempre atualizada para participar, dentro do possível, dos principais eventos a fim de construir uma boa rede de relacionamentos. 

SAIBA MAIS: O que você precisa saber é que a Coodesh também está organizando eventos para a comunidade tech. E, fique atento, se quiser se tornar nosso(a) parceiro(a), fica a dica para se inscrever mandando um e-mail para [email protected] Bora fazer uns eventos f*#@ para a comunidade tech!

Publique suas vagas em comunidades 

Comunidades de redes sociais, grupos exclusivos de cursos, Telegram, GitHub e muito mais podem estar entre os melhores lugares e formas de encontrar DEVs. 

a Coodesh tem mapeado mais de 20 comunidades de vários tipos de carreiras tech. 

Sendo assim, você, como tech recruiter, pode garimpar essas comunidades para também divulgar suas vagas tech. É claro que sempre respeitando as normas dos grupos, sem fazer SPAM nem parecer um bot de disparo de mensagens. 

E, agora, uma dica bônus: acompanhe os resultados, inserindo ao final de cada URL compartilhada o código “?origin=NomeDaComunidade” para medir o número de pessoas que está vindo de determinada comunidade. 

Use e abuse do LinkedIn 

O LinkedIn possui aproximadamente 550 milhões de usuários em 200 países. Sendo a rede social voltada ao mundo profissional, ele não pode ser esquecido na sua estratégia para encontrar talentos tech. 

Sendo assim, acompanhe como publicar vagas de emprego no LinkedIn: 

  • Clique no ícone “Vagas” no alto da página inicial no LinkedIn;
  • Vá ao botão “Anunciar uma vaga”;
  • Clique em “Continuar” (se for cliente do LinkedIn Recruiter);
  • Preencha os detalhes da vaga e, na sequência, clique em “Continuar”; 
  • Logo na página de “Opções” informe como gostaria de ser notificado sobre as pessoas candidatas; 
  • Finalizando, para “Promover vaga” adicione a forma de pagamento, revise o anúncio e publique a vaga. 

Mas, além da vaga patrocinada, você pode produzir um post orgânico (não pago) no seu feed de notícias do LinkedIn. Preste atenção para ser claro e direto quanto à vaga, os requisitos e as skills desejadas. 

Conheça outras plataformas especializadas 

Mas se a luta para alcançar os melhores lugares e formas de encontrar desenvolvedores continua, que tal conhecer mais algumas plataformas especializadas em recrutamento de profissionais de tecnologia além da Coodesh

Veja algumas delas: 

  • Programathor
  • Geekhunter
  • Revelo

O que importa, porém, é você fazer um anúncio assertivo, visando atrair os principais talentos tech para a sua empresa ou startup. 

Conclusão 

Portanto, você viu neste conteúdo dicas de como localizar os melhores lugares e formas de encontrar DEVs para o seu negócio. Afinal, o recrutamento tech torna-se um desafio dependendo da área desejada. 

Nesse sentido, a Coodesh quer ser uma aliada do RH da sua empresa ou startup a fim de otimizar o processo e escalar os resultados para encontrar os melhores talentos em curto espaço de tempo. Você pode nos conhecer melhor entrando em nosso site e preenchendo o formulário para receber nosso contato com mais informações.

Escrito por Gabriel Ferreira

Co-fundador/COO na Coodesh, Bacharel em Sistemas de Informação, empreendedor, especialista em produto e desenvolvedor de software. Ajudo recrutadores e CTOs a automatizar o processo de avaliação técnica através da plataforma Coodesh com desafios alinhados as reais demandas do mercado tech.

Como contratar o primeiro desenvolvedor ou CTO para minha startup?

Recrutar e contratar desenvolvedor: veja 10 dicas eficazes