Qual a diferença entre recrutamento ativo vs passivo?

recrutamento ativo vs passivo

Afinal, o que é recrutamento ativo vs passivo? Por que você, como tech recruiter, precisa conhecer esses conceitos para melhorar seu fluxo de trabalho? Neste conteúdo, entenda porque é tão importante lapidar suas técnicas para encontrar bons desenvolvedores. 

Mas antes de tudo vamos lembrar que o RH assumiu um novo papel nas últimas décadas. O setor que tinha apenas funções burocráticas relacionadas à folha de pagamento, admissão e desligamento de pessoas, ganhou status mais estratégico. 

Dessa maneira, esse novo paradigma acompanhou o modo como os gestores encaram o capital humano nas empresas. Encontrar talentos com perfis alinhados às expectativas das organizações representa um degrau a mais para alcançar o sucesso. 

Portanto, uma série de elementos está em jogo. Não se trata mais simplesmente de abrir uma vaga e esperar as pessoas candidatas chegarem. É atrair e reter pessoas qualificadas, abertas para aprender novos conteúdos, flexíveis para mudanças inovadoras, com proatividade e autodidatismo, bem como com autocontrole do tempo. 

Enfim, a dúvida que precisa ser esclarecida são os diferenciais do recrutamento ativo vs passivo na atração e retenção de desenvolvedores. 

O que é recrutamento passivo? 

Como já podemos imaginar, o recrutamento passivo é aquele onde você espera as pessoas candidatas baterem à sua porta. Mas é claro que não é tão fácil assim. 

Antes de tudo, é preciso alinhar com a equipe de desenvolvimento o perfil ideal, as skills mais desejadas, as principais responsabilidades, os atrativos da vaga, entre outros aspectos. 

Além disso, é preciso fazer a divulgação da vaga nos canais mais aderentes. Com a chegada dos currículos é que o trabalho do tech recruiter aumenta. Isso porque como o recrutamento é passivo, existe a chance de receber milhares de candidatos(as). A maioria deles, porém, sem o perfil desejado. 

Se a triagem é manual, ou seja, sem a ajuda de um software de recrutamento, a energia gasta neste processo é ainda maior. Por conta disso, é importante conhecer o recrutamento ativo. Veja a seguir. 

O que é recrutamento ativo? 

Ao contrário do processo anterior, o recrutamento ativo é aquele em que a empresa vai atrás do talento ideal, mesmo que o profissional não esteja procurando emprego. 

Esse tipo de recrutamento não tem começo nem fim, ou seja, é constante. Sendo assim, o tech recruiter pode estar constantemente em busca de pessoas qualificadas. Costuma-se montar um banco de talentos com os dados dos desenvolvedores. Assim, quando surge uma vaga, o(a) candidato(a) buscado dessa forma torna-se a primeira opção. 

Imaginando o conceito de recrutamento ativo aplicado no recrutamento tech, é possível perceber que os resultados são mais assertivos. 

LEIA MAIS

Como avaliar diferentes perfis de desenvolvedores

Afinal, é possível construir um pipeline, ou seja, um banco de talentos com pessoas que realmente estão aptas a assumir as vagas abertas. Dessa maneira, a tendência é que a empresa reduza o tempo de recrutamento, melhore o onboarding (adaptação da pessoa recém-contratada na empresa) sem deixar a produtividade cair e, ainda, diminua a incidência de turnover (rotatividade de colaboradores) na organização. 

Vantagens e desvantagens do recrutamento ativo vs passivo 

Você acabou de conferir as definições de recrutamento ativo vs passivo. Agora é hora de conferir as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, você poderá adotar novas medidas ou simplesmente mesclar os dois tipos de recrutamento. Confira a seguir. 

Vantagens do recrutamento passivo 

Apesar de o recrutamento passivo não estar ligado à ideia do RH Estratégico, ele acaba sendo usado por muitas empresas que ainda têm um método mais convencional de contratação. 

O volume de candidatos(as) pode ser visto sob o ponto de vista positivo. Se a empresa quer ter um amplo leque de opções para só então ter condições de selecionar o melhor, o recrutamento passivo é um aliado. 

Entretanto, esse também pode ser um ponto negativo quando se passa do ponto de equilíbrio. Afinal, o tech recruiter pode receber uma enxurrada de currículos que não têm a ver com a vaga em aberto.

Desvantagens do recrutamento passivo 

Entre as desvantagens do recrutamento passivo estão a redução da autonomia da pessoa recrutadora. Afinal de contas, corre-se o risco de perder o foco, gastar mais tempo do que o necessário na seleção, não encontrar as pessoas certas ou ainda contratar candidatos pouco alinhados apenas para preencher as vagas dentro do prazo esperado.  

Nesse sentido, a chance de insucesso é maior. Portanto, como o RH tornou-se estratégico, é fundamental aplicar o recrutamento ativo. 

Vantagens do recrutamento ativo 

Como você já percebeu, o recrutamento ativo é vantajoso porque acelera o processo de preenchimento de vagas e confere maior qualidade nas contratações. Aproveite para conhecer agora mais algumas vantagens. 

Segmentação: o tech recruiter consegue segmentar a base de inscritos nas vagas, pois mantém canais de comunicação com as comunidades DEVs e um pipeline extenso. 

Sondagem: a pessoa recrutadora mantém o olhar voltado para o mercado, sondando quais são os profissionais que mais se encaixam nas necessidades da empresa. 

Networking: com o recrutamento ativo, o recruiter é forçado a desenvolver suas estratégias de networking para aumentar sua rede de contatos com comunidades, outros recruiters e desenvolvedores, bem como startups e empresas de HRtech. 

Seleção: a seleção tem um salto de qualidade, pois quando uma vaga abre, já existem profissionais qualificados para preenchê-la, bastando para isso iniciar as conversações e até possíveis acordos sobre a contratação. 

Mais tempo: como a pessoa recrutadora não perderá tanto tempo selecionando currículos e marcando entrevistas com candidatos(as) nem sempre alinhados às oportunidades, ela consegue ganhar tempo para outras atividades. 

Praticidade: com o recrutamento ativo, é mais fácil desenvolver atividades com a ajuda de softwares, como a automatização de envio de e-mails com feedback às pessoas candidatas em cada etapa do processo seletivo. 

Desvantagens do recrutamento ativo 

De modo geral, o recrutamento ativo é uma tendência que tem dado certo nos últimos anos. Mas a aparente desvantagem seria a adaptação da equipe

Isso porque o modo tradicional de preenchimento de vagas é menos desafiador para o tech recruiter, que assume uma postura mais reativa. Portanto, flexibilizar-se para mudar a chave e intensificar o trabalho de hunting exige uma nova postura das pessoas recrutadoras. 

O que é candidato passivo vs ativo? 

Mas como estamos falando em recrutamento ativo vs passivo, devemos lembrar que, do lado do candidato, também existe conceito semelhante. 

Sendo assim, vamos apontar as diferenças entre eles. 

Candidato passivo: é aquele que não está procurando emprego, pois já está empregado, empreendendo ou apenas estudando para ingressar em uma nova carreira. Portanto, engajar com este profissional é mais difícil, exigindo técnicas de recrutamento ativo. 

Candidato ativo: já o candidato ativo é aquele que está abertamente procurando um emprego, que acompanha os sites de vagas e as comunidades, enviando currículos e participando de testes, desafios e entrevistas. 

64,31% dos desenvolvedores trabalham full-time 

Só para você ter uma ideia de como está o cenário do desenvolvedor de sistemas no mercado de trabalho, a pesquisa da Stack OverFlow de 2021, que traça um perfil completo do desenvolvedor em todo o mundo, apontou os seguintes números abaixo: 

  • 64,31% trabalham em tempo integral; 
  • 14,14% estudam em tempo integral; 
  • 9,65% têm são autônomos ou freelancers; 
  • 3,55% estão procurando emprego; 
  • 2,95% trabalham em meio período; 
  • 2,46% estudam em meio período; 
  • 1,47% não trabalha e não está procurando emprego; 
  • 1,07% não respondeu; 
  • 0,39% está aposentado.

Portanto, a partir desses resultados, já dá para perceber que o recrutamento ativo é vantajoso. Embora seja mais desafiador, pode encontrar muitos talentos que se encaixam perfeitamente naquela vaga mais difícil de preencher. 

Dicas para ter sucesso no recrutamento ativo 

  1. Pesquise a pessoa candidata 

Se a sua empresa tem carência por pessoas do perfil Sênior, na área de Back-end, por exemplo, busque esse perfil no LinkedIn, GitHub e nas comunidades de Back-end. Aproveite para conhecer bem o perfil da pessoa, nível de engajamento, cursos recentes e outros detalhes antes de mandar um e-mail convidando para um processo seletivo; 

  1. Use as redes sociais 

Você pode contar com as buscas no Google e nas redes sociais para encontrar candidatos e conhecê-los melhor. Afinal, além do LinkedIn e GitHub, já citados, há o Discord, Twitter, Instagram e diversas comunidades no Slack, bem como grupos de WhatsApp. 

  1. Enfatize os atrativos

Já sabemos que não é apenas o salário que atrai pessoas desenvolvedoras. O clima de trabalho, a flexibilidade de horários, as amizades, os benefícios e os planos de desenvolvimento interno são interessantes e devem ser destacados na abordagem do tech recruiter ao desenvolvedor. 

  1. Aumente o employer branding 

Se você ainda não tem conhecimento sobre employer branding aproveite para pesquisar mais sobre o assunto e adotar boas práticas na sua empresa. Assim, você cria embaixadores da sua marca dentro da própria empresa e ainda atrai pessoas externas. 

  1. Melhore a experiência dos candidatos com a sua empresa 

Ficar sem resposta em um processo seletivo, receber perguntas invasivas demais ou, pior ainda, ser alvo de preconceito, podem minar toda a estratégia de recrutamento ativo. Sendo assim, melhore a experiência da pessoa candidata em todos os aspectos. 

Conclusão 

E, então, gostou das dicas e informações sobre recrutamento ativo vs passivo? Certamente, o conhecimento desse conceito e dessa prática podem mudar seu olhar sobre a contratação de profissionais de tecnologia. 

Ainda mais no atual contexto, onde a área de Tecnologia da Informação sofre um apagão de mão de obra devido ao aumento na demanda das empresas e no ecossistema das startups. 

Portanto, aprimorar suas técnicas e habilidades como tech recruiter nunca é demais. Por isso, a dica final é conhecer e se cadastrar na plataforma Coodesh

Somos uma startup de HRtech que entrega candidatos validados nos perfis desejados pelas empresas. Você pode testar nossa plataforma com o plano gratuito e fazer suas primeiras contratações, que tal? É só acessar a página exclusiva para empresas clicando aqui. E se gostou desse tema, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

ATS no recrutamento de desenvolvedores

Conheça alternativas ao ATS no recrutamento de desenvolvedores

o que é responsive design

O que é Responsive Design?