O que são competências socioemocionais e quais seus diferenciais para o mercado?

competências socioemocionais

Competências socioemocionais formam um conjunto de habilidades desenvolvidas pelo indivíduo desde a infância e a partir da inteligência emocional. Também conhecidas como competências não cognitivas, referem-se à capacidade de lidar com as próprias emoções.

Neste artigo, mostraremos como as competências socioemocionais influenciam o perfil profissional de um colaborador, tornando-se um diferencial competitivo no mercado. Ainda, vamos conhecer as principais habilidades com as quais um analista de RH pode contar e entenderemos a importância de ter profissionais munidos desses atributos. 

Quais as principais competências socioemocionais? 

Podemos identificar as competências socioemocionais na maneira de pensar e sentir da pessoa, além de seus comportamentos e atitudes ao se relacionar com ela mesma e com os demais. Abaixo, listamos exemplos de competências socioemocionais mais conhecidas.

Pensamento crítico

Representa a possibilidade de observar, analisar e avaliar diferentes pontos de vista, independentemente da situação. O pensamento crítico permite agir de maneira racional, considerando aspectos positivos e negativos. 

Liderança

Fundamental para líderes e profissionais interessados em inspirar e motivar outros colaboradores, subordinados ou não. O senso de liderança não é essencial apenas para quem deseja ocupar cargos mais altos. Ele é útil também para gerenciamento da carreira e concretização de objetivos pessoais.

Iniciativa e autonomia

Características essenciais para que o profissional assuma o controle da própria carreira, reconhecendo falhas e construindo o aprendizado necessário para seu desenvolvimento. 

Resiliência

Trata-se da capacidade de se automotivar sem desanimar diante de situações adversas. Essa competência socioambiental ajuda no autoconhecimento para enfrentar cenários de mudança. Sem contar que a estabilidade emocional oferece tolerância ao estresse e à frustração. 

Empatia

Habilidade fundamental para criar vínculos no âmbito pessoal e profissional. Significa ser empático e amável, estreitando laços e cooperando com os demais. Ainda, é o gesto de se colocar no lugar do outro para entender suas fraquezas e limitações. 

Colaboração

Uma das competências socioemocionais mais importantes é a cooperação mútua. Ela é baseada na aprendizagem e propõe a busca de alternativas em conjunto, evitando rivalidades e facilitando as relações interpessoais. 

Flexibilidade e adaptabilidade

O mundo corporativo é dinâmico e está em constante mudança, trazendo sempre novas demandas e situações. Por isso, o profissional deve ser flexível e ter capacidade de adaptação para acompanhar o que o trabalho exige. 

Comunicação

Saber se comunicar é uma necessidade tanto na vida pessoal quanto na profissional. A comunicação é uma habilidade que favorece as trocas de informações e experiências, privilegiando a interação entre colegas de trabalho, parceiros e clientes. 

Criatividade

Habilidade ligada à capacidade de assimilar novas tendências culturais e intelectuais, valorizando a diversidade. Assim, colaboradores criativos desenvolvem o sentido da investigação, explorando possibilidades e criando soluções, estratégias e caminhos.

Foco e responsabilidade

Duas competências socioemocionais que andam juntas e estão ligadas à autogestão. Profissionais com essas características demonstram comprometimento com os planos traçados e agem de maneira ética. 

Autocontrole

Uma das competências mais difíceis de desenvolver, mas muito necessária. Saber lidar com a pressão no trabalho tem grande valor e oferece benefícios. Lembre-se que o estresse excessivo pode desencadear distúrbios emocionais, como a Síndrome de Burnout. 

Como as habilidades socioemocionais tornam-se um diferencial de um profissional? 

A formação completa de um colaborador agrega habilidades socioemocionais e conhecimentos técnicos. Mas é necessário o equilíbrio para garantir ao perfil profissional um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Vale destacar que as competências socioemocionais não se restringem às listadas no tópico anterior. Existem muitas outras ligadas à consciência social, tomada de decisão, habilidades de relacionamento etc. 

Sendo assim, o profissional não precisa reunir todas as habilidades no perfil, mas é fundamental ter, pelo menos, uma ou duas para se destacar e garantir oportunidades. 

Os recrutadores estão sempre atentos para identificar competências socioemocionais compatíveis com o cargo ou função. Enquanto os gestores costumam acompanhar o colaborador no desenvolvimento de novas habilidades. 

Competência socioemocional x mercado de trabalho: qual a relação? 

Dependendo da vaga ofertada, determinadas competências socioemocionais não são entendidas apenas como diferenciais e se tornam uma necessidade para o exercício da função. 

Como as exigências do mercado se modificam, as empresas entenderam que um profissional qualificado não deve apenas trabalhar bem. Apresentar capacidade de reconhecer e refletir sobre as emoções também é bem-vindo. 

LEIA TAMBÉM

O que são people skills e como desenvolvê-las?

Nesse sentido, o mercado de trabalho está priorizando pautas relacionadas ao clima, à cultura organizacional e, principalmente, ao bem-estar do colaborador. 

Na prática, o mercado de trabalho valoriza profissionais capazes de gerenciar emoções, entender sentimentos próprios e do outro, além de conseguir tomar decisões mais certeiras. Nesse contexto, as competências socioemocionais entram como um diferencial no currículo, contribuindo para o bom funcionamento e manutenção do trabalho em equipe. 

Como avaliar um perfil medindo as competências socioemocionais? 

É possível analisar um perfil considerando as competências relevantes para profissionais do futuro como parâmetro. 

No entanto, o tipo de profissão interfere bastante, pois algumas áreas necessitam de habilidades específicas para exercício do cargo, por exemplo, um professor precisa ter competências como empatia, colaboração e comunicação para exercer seu papel. Ainda, um gerente precisa ter confiança, capacidade para tomar decisões e flexibilidade. 

Sendo assim, no momento de recrutar um professor ou um gerente, os analistas de RH vão procurar candidatos com, pelo menos, essas habilidades. Outras serão bem-vindas e servirão como diferencial, destacando o perfil profissional e aumentando as chances de contratação. 

Qual é a importância de contar com profissionais que possuem as competências socioemocionais? 

As competências socioemocionais melhoram a qualidade de vida e proporcionam estabilidade emocional. Assim, o colaborador consegue agir com equilíbrio tomando decisões adequadas, mesmo diante de situações complexas e difíceis. 

Ademais, para as empresas, contar com profissionais com competências não cognitivas também é benéfico. Confira! 

Resoluções de problemas

Colaboradores com habilidades socioemocionais ligadas à autogestão conseguem regular os sentimentos com rapidez. Assim, pessoas que exercem a amabilidade, empatia e resiliência conseguem lidar com as dores do outro, tratando os demais com respeito e sensibilidade.

Desse modo, um ambiente de trabalho acolhedor permite resolver problemas em conjunto e com mais eficiência, pois a equipe está em sintonia e preparada para enfrentar obstáculos. 

Tornam-se ótimos líderes

Pessoas que reconhecem e exercem suas competências socioemocionais são curiosas e buscam aprendizagem constante. Por isso, é comum que profissionais com habilidades de autoconfiança e capacidade para lidar com a pressão se tornem ótimos líderes.

Além disso, o autoconhecimento em processos seletivos também é um componente essencial para as lideranças. Logo, colaboradores que se interessam em saber mais sobre si, conhecer seus limites e desenvolver talentos também produzem bons líderes. 

Fortalece o espírito de equipe

Habilidades para resolução de conflitos, empatia e resiliência fortalecem a equipe, gerando a sinergia necessária para alcançar resultados. Nesse contexto, profissionais realistas sobre seus sentimentos e limitações conseguem ser mais eficientes em suas tarefas e atentos aos prazos. 

Lembre-se que times coesos contam com membros trabalhando em benefício de um único propósito. Assim, quanto mais alinhados os valores, maiores são as chances de êxito. Se os objetivos não forem claros, os colaboradores não vão se empenhar tanto. 

Após aprender o conceito de competências socioemocionais e entender sua importância para o mercado de trabalho, fica mais fácil saber como identificar uma pessoa socialmente responsável. 

Aqui, mostramos como podemos fazer a avaliação de desempenho por competências a partir da avaliação do perfil dotado de habilidades não cognitivas. Ainda, como um analista de RH mais atento percebe as competências socioemocionais na maneira como o colaborador reage diante de estímulos sociais, pessoais e profissionais. 

Conclusão

Considere que as competências socioemocionais são bem-vindas no ambiente corporativo e empresas que priorizam esses perfis conseguem chegar mais longe. 

Quer conhecer mais sobre esse e outros assuntos? Acesse o Portal RH, o maior portal de conteúdos para Recursos Humanos da América Latina e encontre artigos, materiais gratuitos, cursos e muito mais.

o que é google cloud platform

O que é Google Cloud Platform?

testes psicológicos para recrutamento

Testes psicológicos para recrutamento e seleção: veja 7 dicas