Veja como é a carreira de desenvolvedor Back-end Laravel

carreira de back-end laravel

Já pensou em ser desenvolvedor Back-end Laravel? Ele é um dos frameworks mais famosos de PHP. O salário é atrativo e há milhares de vagas no mercado de tecnologia. Além disso, Laravel é fácil, simples e seguro. Que tal? 

Mas antes de tudo, aproveite para ler este conteúdo e fique por dentro das novidades deste framework. Você sabia que 10,12% dos desenvolvedores de todo o mundo usam o Laravel nas suas aplicações, segundo a pesquisa Developer Survey Stack OverFlow de 2021

Mas se você já conhece um pouco sobre a linguagem de programação PHP deve estar pensando se é mesmo preciso ter mais um framework na lista. A resposta é simples: se ele for bom, sim. 

Isso atrai desenvolvedores que buscam agilidade, robustez, fácil instalação e utilização. Portanto, veja a seguir um breve resumo do framework e depois como está o mercado para este profissional. 

O que é Laravel? 

O Laravel é um framework PHP criado em 2011 e tem previsão para lançar a mais recente versão (Laravel v9) em fevereiro de 2022.

Ele utiliza a arquitetura de desenvolvimento MVC (Model, View, Controller) juntamente com o padrão PSR-2, proporcionando um código limpo e legível. 

Além disso, ele tem código aberto, licenciado pelo MIT, recebendo contribuições de desenvolvedores de todo o mundo. 

Em resumo, é uma solução perfeita para desenvolvedores que buscam velocidade para escrever os códigos sem desprezar a segurança, performance, flexibilidade e simplicidade

No site do Laravel, aliás, é possível encontrar uma rica biblioteca com funções pré-programadas que ajudam a deixar o desenvolvimento mais ágil. Não é à toa que os criadores do framework o consideram um recurso progressivo que cresce com você. Portanto, a cada funcionalidade utilizada, mais você vai aprendendo a explorar todas as possibilidades. 

O que fazer como Back-end Laravel? 

Mas para quem está namorando a carreira de Back-end Laravel, é bom saber o que fazer com esta tecnologia. 

Primeiramente, o PHP é muito popular entre os desenvolvedores. A linguagem está entre as 11 mais bem avaliadas, segundo o Índice Tiobe. No ano de 2004, PHP foi considerada a melhor linguagem entre todas. 

Com a dupla PHP e Laravel, o desenvolvedor Back-end consegue desenvolver várias aplicações, como APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação), websites, aplicativos que usam o padrão MVC e e-commerces. 

LEIA TAMBÉM: Como se tornar um desenvolvedor PHP 

Enfim, a sua principal característica é entregar segurança e alto desempenho nas aplicações. Além disso, ele tem um rico ecossistema com acesso à plataforma sem servidor, deploy sem tempo de inatividade, eventos em tempo real, assistência à debug e muito mais. 

Como aprender o framework para ser desenvolvedor Back-end Laravel? 

Por ser muito completo, o framework Laravel pode dar a impressão de ser difícil, o que não é verdade. 

Pelo site oficial do framework já é possível extrair muitos pontos importantes para aprender a programar com ele. 

Antes de tudo, porém, é interessante que você tenha domínio do PHP, que é a linguagem do framework. Mas não para por aí. O desenvolvedor Back-end Laravel também deve saber como gerenciar banco de dados e SQL.

Além disso, é importante conhecer outras tecnologias que irão acompanhar o dia a dia do desenvolvedor Back-end Laravel, como HTML, CSS e JavaScript. 

Mas lembre-se que é essencial fazer um curso na área. Por isso, acompanhe o conteúdo sobre as melhores escolas para aprender PHP Laravel

E para complementar seus estudos, pesquise sobre os conteúdos gratuitos na web. Uma dica é entrar na biblioteca de vídeos do site Laracasts. Lá você encontra mais de 1500 tutoriais sobre Laravel, PHP, JavaScript e muito mais. 

E sobre salários e vagas para Back-end Laravel? 

Como desenvolvedor Back-end Laravel, você assumirá funções dentro da equipe de desenvolvimento que vão desde codar a testar, depuração, otimização de código, desenvolvimento de módulos PHP e muitos outros. 

Para exercer suas funções dentro do time de desenvolvimento, mas também em contato com outras áreas, como produto, operações e marketing, o desenvolvedor Back-end Laravel tem um salário atrativo no mercado. 

O site Glassdoor apontou que o salário médio é de R$ 5.341,00. Porém, esse valor varia bastante. Isso porque se você for contratado como celetista, a remuneração pode reduzir em decorrência dos benefícios. Mas se for PJ será mais elevado, porém, sem os mesmos direitos trabalhistas. 

Pode-se dizer com tranquilidade que a profissão está com uma boa demanda nas empresas. Em uma busca rápida no LinkedIn encontramos 1.499 resultados para as vagas de desenvolvedor Back-end Laravel. 

A plataforma Coodesh também tem boas oportunidades para essa stack. Confira aqui

Conclusão 

Como você viu neste conteúdo, a carreira de desenvolvedor Back-end Laravel é uma boa opção para você que ainda não se decidiu que área do desenvolvimento seguir. Mas também fica a dica para quem está fazendo a transição de carreira. 

Você notou que falamos das vagas na Coodesh, não é mesmo? Somos uma plataforma de validação de desenvolvedores para o mercado de trabalho. Você faz o seu cadastro na nossa plataforma, é convidado a realizar testes de aptidão e de comportamento e aumenta as suas oportunidades junto às empresas parceiras da plataforma. Nada mal, não é? 

Faça seu cadastro e boa sorte!

people skills

O que são people skills e como desenvolvê-las?

ATS no recrutamento de desenvolvedores

Conheça alternativas ao ATS no recrutamento de desenvolvedores