Mapeamento de hard skills: descubra como encontrar talentos tech

mapeamento de hard skill

O mapeamento de hard skills deve estar no radar de toda pessoa recrutadora. Isso porque não basta analisar apenas o currículo e fazer uma entrevista individual para decidir quem será contratado. 

Também é importante mapear as habilidades técnicas do colaborador após a contratação visando a ascensão do profissional conforme o plano de carreira da empresa. Assim, o RH poderá contar com critérios objetivos para definir as próximas etapas do ciclo de vida do profissional na organização. 

Mas como identificar as hard skills? Pode parecer simples, pois ao contrário das soft skills, as habilidades técnicas são mais fáceis de serem identificadas. Contudo, é preciso ter um olhar atento e abrangente para não deixar escapar nenhum detalhe nessa checagem. 

Confira neste artigo o que são hard skills, como identificá-las, quais são as mais desejadas em desenvolvedores de softwares e quais as vantagens das habilidades técnicas dos profissionais para a empresa. 

O que são hard skills? 

Em português, skills são habilidades, e hard pode ser traduzido como difícil, pesado, complicado e árduo. Na prática, são as competências técnicas de todo profissional. Quando falamos em desenvolvedores, as hard skills estão ligadas à capacidade de programação e de domínio das tecnologias usadas na criação de softwares, sistemas e aplicativos. 

As hard skills são: 

  • Mensuráveis: medida pelo tempo dedicado na área (exemplo: desenvolvedor Front-end há 3 anos);
  • Quantificáveis: conferida pelos cursos realizados (exemplo: graduado e pós-graduado em Engenharia de Software);
  • Verificáveis: checadas por meio de documentos (certificados e diplomas) e testes. 

As skills podem ser permanentes, ou seja, acompanham o profissional durante toda a sua vida, e específicas, como por exemplo quando uma pessoa precisa de uma validação para atuar, como é o caso do exame da OAB para os advogados. 

Upskilling e Reskilling

Nesse contexto, há ainda o processo de upskilling e reskilling. Você sabe a diferença? 

Basicamente, upskilling é a qualificação de um profissional. Por exemplo, se ele tem um curso de Front-end e desenvolve um treinamento de Vue.js, este profissional passou por um upskilling, aumentando o seu conhecimento na área em que já atua. 

Enquanto isso, o reskilling é o processo de requalificação, muito comum em pessoas que estão migrando de carreira. É como o jornalista que realiza um curso de marketing digital. 

De modo amplo, essas habilidades estão ligadas ao fazer, ao executar, ao desenvolver uma tarefa. 

Mas o RH também deve fazer o mapeamento de soft skills, que são as habilidades comportamentais. Elas também são chamadas de power skills e people skills. São essas habilidades que definem o grau de responsabilidade de um profissional, o comprometimento, o engajamento, a capacidade de lidar com prazos, de receber feedbacks, de ser flexível nas mudanças do projeto, de se sentir seguro para dar sua opinião ou de comunicar seus processos aos demais membros da equipe ou ao cliente. 

Como identificar as hard skills? 

Como as hard skills consistem nos conhecimentos técnicos, pode-se imaginar que a melhor forma de fazer o mapeamento de hard skills é pedindo os diplomas e certificados de um candidato a uma vaga de emprego. Mas não é só isso. 

Faz parte de um processo seletivo, elencar a faculdade e os cursos complementares feitos por um candidato. Porém, o tech recruiter que está pesquisando sobre os profissionais de tecnologia, também pode usar outros meios. Veja a seguir: 

Anos de experiência profissional: embora não seja mais usado como o principal critério para analisar a senioridade e a qualificação de um profissional, os anos de experiência indicam se a pessoa tem as condições necessárias para assumir um posto na empresa; 

Selos e premiações: se o profissional já participou de concursos ou processos de validação com os selos das empresas organizadoras, é possível verificar o seu nível de conhecimento e até mesmo autoridade na área de atuação; 

Livros, palestras e posicionamento digital: a atuação do profissional em sua comunidade, como um desenvolvedor com canal no YouTube com diversos tutoriais e lives, já indica o seu nível de conhecimento na área. Além disso, para cargos de liderança, se este candidato tiver em seu histórico a escrita de livros, realização de palestras ou uma participação ativa na escola onde se formou, é bem possível que ele tenha as skills desejadas para a vaga. 

Programas de mentoria: atualmente, os programas de mentoria estão em alta e atendem profissionais de vários setores. Na tecnologia, mais precisamente, ele é dado por pessoas com nível avançado que dão consultoria de carreira ou atuam em projetos mais específicos. A participação em tais programas, como ouvinte ou como mentor, é um fator de peso na avaliação de hard skills. 

Como fazer o mapeamento de hard skills de um desenvolvedor?

Aproximando-se mais do tema do recrutamento tech, um ponto interessante é saber como fazer o mapeamento de hard skills de um desenvolvedor. Isso porque nem todo RH tem recrutador especializado nesta área ou o suporte de uma plataforma de assessment. 

Lembrando que esse processo é útil não apenas no recrutamento. Se uma empresa está buscando critérios para definir as promoções do plano de carreira, ela precisa conhecer o perfil técnico do profissional em relação aos demais colegas da equipe. Assim, o mapeamento de hard skills é um diferencial. 

Basicamente, o RH pode ter maior precisão de resultados ao aplicar testes técnicos. Nesse sentido, a Coodesh, que é uma plataforma de recrutamento tech e de assessment, aplica os seguintes exames: 

  • Scorecard: ele é uma autoavaliação respondida on-line pelo candidato/desenvolvedor. Nele, o profissional indica o seu nível de conhecimento conforme cada tecnologia solicitada na sua área, como JavaScript, Java, GoLang, Ruby, entre outras. 
  • Fast Challenge: é uma avaliação on-line com 20 questões de múltipla escolha com conteúdos voltados à tecnologia solicitada na vaga. Por exemplo, um desenvolvedor Front-end pode responder a um Fast Challenge de React.js. O teste é rápido e abrange várias tecnologias, evitando assim que o candidato desista do processo por ele ser longo ou distante da sua área. 
  • Coding Challenge: é um teste de código rápido, onde o desenvolvedor grava a sua solução, e o recrutador tem acesso ao passo a passo, podendo conferir a lógica de programação e os caminhos usados pelo candidato. 
  • Project Challenge: é um projeto completo, no qual o desenvolvedor ganha um tempo maior de resolução, e é utilizado para uma análise mais profunda da empresa, permitindo mais critérios na hora da decisão final sobre qual talento contratar. 

Hard skills desejadas em DEVs 

O mapeamento das hard skills deve levar em consideração a vaga, as demandas do setor, o momento da empresa e a senioridade buscada, mas de modo geral, os desenvolvedores precisam ter algumas das seguintes habilidades: 

  • Ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs);
  • Banco de dados e SQL;
  • Controle de versão Git;
  • Desenvolvimento web;
  • Editores de texto;
  • Estruturas de dados e algoritmos;
  • Funcionamento de containers;
  • Linguagens de Programação Orientada a Objetos;
  • Noções de cloud computing.

Vantagens para empresas 

Muitos desenvolvedores acreditam que dominar o código já é suficiente para afirmar que tem hard skills necessárias para a vaga. Entretanto, como muitos DEVs avançados dizem, o código ajuda, mas não resolve tudo sozinho. 

Por isso, muitas empresas, como Google, Amazon e Meta julgam que escrever um código, que pode-se entender como ter a hard skill desejada, é apenas uma etapa do processo. 

Portanto, como você viu no decorrer deste conteúdo, as soft skills também são indispensáveis. Afinal, o desenvolvedor deve gastar a maior parte do seu tempo pensando em maneiras de abordar um projeto, incluindo as melhores estruturas de dados e algoritmos ideais a serem empregados. 

Mas, de modo amplo, mapear as hard skills de um profissional trazem diversas vantagens, como: 

  • Conhecer melhor a qualidade da equipe; 
  • Conhecer os limites e os pontos de melhoria; 
  • Definir programas de upskilling e reskilling; 
  • Direcionar treinamentos internos; 
  • Escolher os melhores talentos no recrutamento;
  • Ganho de produtividade. 

Conclusão 

O mapeamento de hard skills deve estar no planejamento de todo RH em diferentes etapas do acompanhamento do profissional na empresa, desde o recrutamento às ações de retenção de talentos, como no PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). 

Para chegar a respostas concretas, os testes técnicos são fundamentais, pois avalia-se a competência do DEV em simulações que reproduzem situações reais com o código. Nesse sentido, contar com a ajuda de plataformas de assessments representa um ganho de produtividade e de assertividade.

Agora que você chegou ao fim deste conteúdo, aproveite para ler também como aumentar o engajamento nos testes técnicos. 


Conheça nossa plataforma de mapeamento de skills.

o que é python

O que é Python?

avaliação técnica de desenvolvedores

O que você precisa saber para agilizar a avaliação técnica de desenvolvedores