Como usar o ChatGPT no recrutamento de desenvolvedores?

chatGPT no recrutamento

Você já ouviu falar nos benefícios de usar o ChatGPT no recrutamento? A ferramenta criada para gerar diálogos virtuais tem mil e uma utilidades e também pode ser aplicada na atração de talentos, como desenvolvedores para a sua startup.

Mas de que maneira usar esse novo recurso? Além disso, como o desenvolvedor pode se preparar para uma entrevista com a ajuda desse novo mecanismo de pesquisa que promete desbancar o Google? 

O que é ChatGPT?

Chat Generative Pre-Trained Transformer (ChatGPT) é uma plataforma de diálogos. Lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, este recurso está disponível neste site

Como está em seu início, muitos usuários relatam erros e inconsistências, porém, na maioria das vezes ele entrega os resultados esperados na geração de demandas. 

Outro ponto é com relação à gratuidade, isso porque quem já possui o login pode usá-lo gratuitamente, mas a plataforma já anuncia o plano plus, que custa US$ 20 por mês, ou seja, cerca de R$ 100 mensais. 

De qualquer forma, ele vem sendo a sensação dos produtores de conteúdo na web, além de estudantes, desenvolvedores (pasmem, a ferramenta é usada para criar códigos!) e até pessoas recrutadoras. 

Como usar ChatGPT no recrutamento? 

Há muito tempo, a IA (Inteligência Artificial) tem sido uma amiga dos recrutadores, pois ela permite a automatização de tarefas que poderiam levar muitas horas para serem feitas.

Mas a chegada do ChatGPT no mercado traz um novo olhar para as ferramentas de automação, visto que ele é uma versão melhorada do Google na hora de fazer pesquisas sobre carreiras, tecnologias, job descriptions, entre outros. 

SAIBA MAIS 

O que é ChatGPT?

Por essa razão, veja neste conteúdo algumas formas de usar o ChatGPT no recrutamento com o objetivo de agilizar os processos do seu RH na busca de candidatos ideais para as vagas. 

No job description 

É possível criar um job description alinhado às exigências mais comuns das vagas. Por exemplo, o que se espera de um desenvolvedor Front-end Vue.js? A partir dessa busca, o ChatGPT pode informar quais as características mais comuns deste perfil e, assim, construir um job description para o recrutador. 

Na pesquisa da tecnologia 

As vagas para desenvolvedores contêm uma verdadeira sopa de letrinhas devido às linguagens e frameworks mais demandados. Por isso, o recrutador pode pesquisar diretamente o termo para ir mais bem embasado para a entrevista. A pesquisa do ChatGPT vai indicar o que é a tecnologia e quais são os seus usos no desenvolvimento de softwares. 

Pesquisa de palavras-chave

O tech recruiter também poderá levantar as palavras-chave mais usadas para fazer o hunting de desenvolvedores de determinado perfil, como full-stack developer. Assim, ele terá mais assertividade no momento de divulgar a vaga 

Na construção de FAQs 

Em todos os processos seletivos, há perguntas que se repetem, como formato, jornada, benefícios, entre outros. Por isso, os recrutadores podem construir pequenas FAQs (Frequently Asked Questions) no ChatGPT com as respostas que serão consultadas pelos candidatos. 

Geração de e-mails personalizados 

Há diferentes etapas do processo seletivo e, em todas elas, é importante dar feedback aos candidatos. Por isso, o recrutador pode usar a ferramenta para gerar respostas automáticas aos candidatos. Convites para entrevistas e para testes técnicos/comportamentais ou ainda o aviso de aprovação/reprovação podem ser gerados no ChatGPT no recrutamento. 

Como o candidato pode usar o ChatGPT no recrutamento? 

Mas não é apenas o tech recruiter que pode usar a ferramenta de IA no recrutamento. O desenvolvedor candidato a uma vaga também pode se valer do recurso para pesquisar sobre a empresa, sobre as respostas às perguntas mais frequentes dos entrevistadores, sobre as soft skills e hard skills mais desejadas na vaga, entre outros aspectos. 

O importante é lembrar que a ferramenta fornece apenas o suporte necessário, mas que mesmo assim é fundamental pesquisar mais sobre a vaga e analisar o job description para saber como se portar no momento da entrevista e ser o mais franco possível. 

Dessa forma, o desenvolvedor estará preparado para responder a perguntas que fujam do script e assim demonstrar que está realmente preparado para a oportunidade. 

Vantagens 

  • Mais agilidade no processo seletivo;
  • Automatização de tarefas repetitivas;
  • Praticidade tanto para o tech recruiter quanto para o candidato;
  • Job descriptions mais completos;
  • Orientação nas entrevistas técnicas; 
  • Mais clareza para o candidato (ele pode obter respostas mais rápidas sobre as etapas). 

Desvantagens 

  • Possíveis inconsistências nas pesquisas; 
  • Custo extra para a empresa (caso a ferramenta elimine o modo gratuito); 
  • Respostas robotizadas (deixando a humanização de lado).

Portanto, como se pode notar, um dos principais aspectos é o financeiro. Caso a ferramenta se torne exclusivamente paga, é preciso considerar a sua viabilidade. 

Como o ChatGPT afeta as respostas de avaliações técnicas, assessment e projetos?

Assim como os recrutadores têm acesso a uma ferramenta de peso de IA nas contratações, os candidatos também ganham um aliado. 

Como o mesmo candidato participa de vários processos seletivos ao mesmo tempo, pode ficar difícil responder a cada um com dedicação e exclusividade. Desse modo, o candidato pode usar ferramentas de automatização para responder a questões inseridas nos testes de hard e de soft skills. 

Por isso, o recrutador pode ficar sem saber se tal resultado encaminhado pelo candidato foi feito 100% por ele ou com a intervenção de uma ferramenta de IA. O entrevistador precisa ser ainda mais criterioso na análise na entrevista, comparando os resultados dos demais testes. 

Além disso, é bom contar com o bom senso do candidato. Como falamos, a franqueza é fundamental. Sendo assim, se o participante do processo seletivo tem o nível Júnior, mas entrega um resultado compatível com um nível Sênior, é preciso ter jogo de cintura para abordar o candidato de modo que se perceba se ele usou uma ferramenta de IA, como o ChatGPT. 

Quais os cuidados que todos os especialistas em recrutamento precisam ter?

Além de verificar esses pontos de discordância no processo seletivo, a pessoa recrutadora, o tech recruiter ou o entrevistador devem lembrar que o diálogo com o candidato é fundamental. 

O objetivo é não deixar que os talentos se distanciam da empresa mesmo com o uso do ChatGPT no recrutamento. Com uma conversa, mesmo a distância nos processos on-line, é possível identificar sinais do engajamento do candidato e da vontade dele em pertencer ao time da empresa. 

Conclusão 

Em resumo, o ChatGPT no recrutamento pode trazer benefícios e deixar a tarefa mais ágil e objetiva para os dois lados – recrutadores e candidatos – contudo não se deve deixar de lado a humanização e a integridade do processo seletivo. 

Além disso, é fundamental dar feedbacks personalizados ao final de cada etapa, melhorando assim a experiência do candidato e a percepção da imagem da empresa junto ao público externo. 

Mas há outras ferramentas de recrutamento já consolidadas no mercado para fornecer todo o suporte que o RH merece. Por exemplo, você já conhece as vantagens de usar uma plataforma de recrutamento e assessment?

Transforme seu jeito de encontrar desenvolvedores talentosos para a sua empresa.

treinamento em LGPD

Treinamento LGPD: entenda a importância de capacitar os funcionários

o que é machine learning

O que é Machine Learning?