Melhores práticas para aumentar o engajamento nos testes técnicos

engajamento nos testes técnicos

Conquistar o engajamento nos testes técnicos de desenvolvedores é uma garantia de que você terá um processo seletivo mais eficiente. Como o mercado está aquecido para os developers, e a oferta de mão de obra é menor do que a demanda das empresas, engajar o candidato em todas as etapas do processo seletivo é um desafio. 

Por essa razão, esse momento é delicado e exige atenção redobrada do recrutador. Um teste mal feito pode selecionar um candidato que não atenda aos requisitos da vaga. Mas também pode ocorrer de o developer ideal declinar da vaga por causa de um teste extenso. 

Então, leia este artigo e saiba como adotar as melhores práticas para aumentar o engajamento nos testes técnicos. 

Por que fazer avaliação técnica de desenvolvedores? 

Avaliar as habilidades técnicas de um desenvolvedor pode parecer algo inatingível para um tech recruiter com formação em Humanas. Contudo, dar suporte às lideranças de TI e desenvolvimento de software é uma das missões do recrutador. 

Nesse sentido, o tech recruiter pode ajudar a planejar, executar e acompanhar os resultados dos testes técnicos produzidos dentro da empresa. Ele também pode ficar responsável por avaliar as melhores plataformas de assessments do Brasil e do exterior para incluí-las no processo seletivo. 

Mas será que é mesmo tão importante realizar um teste de hard skills junto ao profissional de tecnologia? A resposta é sim. Isso porque a avaliação técnica ajuda a conquistar os melhores resultados, pois evita-se um olhar enviesado na escolha dos candidatos finalistas e mergulha-se nas habilidades reais dos interessados na vaga. 

Quando fazer a validação técnica? 

Embora o teste técnico seja prontamente associado à fase de recrutamento e seleção de talentos para a sua empresa, ele também pode ser aplicado em outros momentos. Saiba quando desenvolver a validação dos profissionais tech: 

Triagem

O teste técnico é usado na triagem de talentos tech para a sua empresa. Ele ajuda a otimizar o tempo do recrutamento, escolhendo aqueles candidatos mais alinhados, além de reduzir a subjetividade de um recrutamento baseado apenas no currículo. 

Retenção 

A validação ajuda a entender os gaps de habilidades e, assim, servir de subsídio para futuros treinamentos e capacitações. Além disso, pode ser usado como uma importante ferramenta de PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) e futuras promoções. 

Educação 

O teste técnico também pode ser desenvolvido com a sua equipe para acompanhar o progresso de aprendizado de uma nova tecnologia a ser implantada ou em ações internas de upskilling. 

Quais práticas adotar para aumentar o engajamento nos testes técnicos? 

Você já deve ter reparado que muitos candidatos desenvolvedores não dão retorno aos e-mails enviados ou desistem de concorrer à vaga no meio do processo. Essa taxa aumenta quando os testes técnicos são mal conduzidos. Então, como proceder? Veja as dicas de boas práticas a seguir. 

1. Seja claro e franco 

É muito importante que a pessoa recrutadora assuma uma postura firme no processo seletivo. Ela deve deixar bem claro ao candidato quais são as etapas do processo seletivo, os requisitos, os diferenciais a serem considerados, entre outros aspectos. 

Por outro lado, também pode se mostrar solícito e responder aos principais questionamentos dos interessados, como jornada, faixa salarial, plano de carreira, atrativos e benefícios da vaga. 

Caso a empresa esteja contratando um profissional iniciante para treiná-lo e desenvolvê-lo até alcançar um nível mais avançado, também é importante que o tech recruiter deixe isso explícito aos candidatos. 

SAIBA MAIS 

VEJA COMO FUNCIONA UMA PLATAFORMA DE ASSESSMENT 

2. Dê feedback a todos 

Quem nunca ficou no vácuo após enviar um currículo ou fazer uma entrevista de emprego? Muitas empresas ainda adotam o silêncio diante dos candidatos não aprovados, enquanto outras mandam apenas e-mails padronizados agradecendo pela participação e informando que, no momento, outra pessoa foi selecionada. 

Entretanto, essas práticas não são recomendadas no recrutamento humanizado, além de deporem contra o employer branding e não causarem uma boa experiência do candidato. 

Por isso, a recomendação é a de sempre dar feedback ao final de cada etapa do processo seletivo. Esse retorno pode ser dado em até 48 horas, seja por e-mail, WhatsApp, call ou telefonema. 

É muito interessante, dentro das possibilidades do tech recruiter, que o feedback seja personalizado. Assim, apontando as razões pelas quais o candidato foi reprovado, você passa uma percepção positiva da empresa e contribui para o desenvolvimento profissional do candidato. 

3. Faça testes atrativos e rápidos 

Cada etapa do processo seletivo pode ser um fator determinante para o candidato descartar a empresa. Por isso, o tech recruiter precisa ficar em alerta para evitar a fuga de talentos. 

Como na maioria das vezes, o desenvolvedor está participando de mais de um processo seletivo, se o seu teste for muito extenso, ele pode acabar desistindo. Se ele pesar na balança a faixa salarial, os benefícios, o formato de contratação (se CLT ou PJ), é possível que ele use a longa duração do teste técnico para declinar da vaga. 

Cada detalhe importa na busca pelos melhores talentos. Nesse contexto, os testes devem ser curtos, mas cirúrgicos, extraindo do profissional o conhecimento nas tecnologias que serão cobradas pela empresa no dia a dia. 

4. Relacione as questões às funções da vaga 

Aproveite o desafio técnico aplicado junto ao desenvolvedor para relacionar as questões às funções da vaga. Pode parecer óbvio, mas muitos recrutadores cobram conhecimentos generalistas e distantes do que será aplicado na rotina do developer. 

Assim, o candidato pode não encontrar sentido no que está fazendo e, dessa forma, não se dedicar o suficiente. Com isso, até mesmo o resultado do processo é comprometido, pois o recrutador não saberá se estará avaliando as reais capacidades do candidato. 

5. Focalize nos objetivos do desafio técnico 

Para que haja engajamento nos testes técnicos, é importante que o recrutador tenha em mente os objetivos desta etapa. Ela não deve ser aplicada apenas porque é de praxe em todas as empresas. 

Mas eles precisam ter uma atenção especial da empresa, pois pode ser considerada a fase mais importante de todo o processo seletivo. Dessa forma, se investirá mais tempo e recursos neste momento. 

Afinal, compreender as habilidades técnicas do candidato é antecipar o aumento de taxas de turnover e melhorar a qualificação da equipe como um todo. 

LEIA TAMBÉM

COMO AVALIAR DESENVOLVEDORES DO NÍVEL JÚNIOR?

Conheça os testes técnicos para desenvolvedores da Coodesh 

Os testes técnicos para desenvolvedores são realizados na Coodesh dentro do produto de Coodesh Assessment. 

A Coodesh é uma plataforma de recrutamento e aplicação de desafios técnicos que auxilia o RH de startups, scale ups e corporações que necessitam de uma solução robusta e segura na atração e retenção de talentos. Conheça agora os testes técnicos aplicados pela plataforma.

  • Fast Challenge: ele é uma prova teórica com 20 questões com conteúdo voltado às tecnologias usadas na área de atuação do desenvolvedor, seja Front-end, Back-end ou outros perfis. Respondido em cerca de 30 minutos, o resultado do teste pode guiar as demais etapas do recrutamento ou da ação de upskilling do seu negócio. 
  • Coding Challenge: trata-se de um teste de código no qual o developer pode aplicar seus conhecimentos de programação, de linguagem e de boas práticas de desenvolvimento. A correção é automatizada, e o resultado pode ser visualizado pelo recrutador. 
  • Project Challenge: consiste em um projeto que é desenvolvido pelo candidato em até sete dias e, portanto, é o mais aprofundado, permitindo ao recrutador e ao CTO compreender as hard skills aplicadas na resolução dos requisitos. 

Conclusão 

Como você notou, os desafios de hard skills são fundamentais para concluir um processo seletivo de recrutamento de desenvolvedores com sucesso. Mas é bom frisar que, sozinho, o teste técnico não gera resultados. Isso porque ele deve ser acompanhado do teste de soft skill e da entrevista de fit cultural. 

Assim, gera-se uma experiência positiva no desenvolvedor e no recrutador. Afinal, o desenvolvedor consegue identificar que a empresa é séria, focada no recrutamento humanizado e visa obter o melhor dos candidatos para reverter em resultados com a excelência do desempenho no futuro. Já no recrutador, a experiência positiva é gerada com a certeza de que está observando todas as variáveis de um processo de recrutamento. 

Então, você está pronto para gerar mais engajamento nos testes técnicos de desenvolvedores? Acesse a página oficial do Coodesh Assessment para saber como validar as habilidades das pessoas do seu time.

o que é nuxt.js

O que é Nuxt.js?

cultura da empresa

Qual a importância de manter a cultura da empresa ao longo do tempo?