Project Challenge: como avaliar desenvolvedor

project challenge

Você já ouviu falar sobre o Project Challenge? Ele é uma das possibilidades – e talvez umas das mais abrangentes – para se avaliar um desenvolvedor. Vamos falar sobre essa modalidade de testes neste artigo. 

Avaliar um DEV, ao contrário de outras profissões, vai além de olhar o currículo e fazer uma entrevista. Você precisa entender a fundo se a pessoa está realmente no nível que apresentou no currículo e se está preparada para exercer as funções do cargo o qual se candidatou.

Por exemplo, se há um candidato que coda em C#, ele precisa saber sobre Programação Orientada a Objetos (POO), .NET Core, Git e banco de dados SQL. Além, claro, de possuir habilidades comportamentais, como proatividade, autodidatismo e pensamento crítico. 

E não necessariamente o candidato vai descrever que trabalhou com cada uma dessas tecnologias ou que possui as habilidades em seu currículo ou LinkedIn. 

Dessa forma, uma ótima opção para avaliar desenvolvedores é aplicar testes de código para conhecer a fundo suas habilidades e competências.

O que é Project Challenge e como ele é aplicado? 

A partir dos desafios técnicos, conseguimos avaliar os candidatos de forma imparcial e levando em conta apenas seus conhecimentos na stack (e não o tempo de atuação na área, formação e senioridade, por exemplo).

O Project Challenge é um tipo de teste onde a pessoa desenvolvedora cria um projeto do zero, com a linguagem e as ferramentas que costuma usar e que estão alinhadas com os requisitos da vaga. 

O desafio de projeto é um das melhores opções de avaliação para developers iniciantes, principalmente pelo ponto citado acima sobre avaliar um candidato considerando suas habilidades e competências técnicas.

A aplicação e correção do teste são realizadas sob demanda e conduzidas pela própria equipe da Coodesh, de forma manual, sendo uma opção disponível nos planos pagos do produto Coodesh Assessment.

Principais tópicos do Project Challenge 

São projetos de Back-end, Front-end ou Full-stack onde o desafiado consegue mostrar todo seu conhecimento e capacidade de execução. E apesar de ser mais demorado que outros tipos de teste, o Project Challenge é a opção mais assertiva. Ele contém tópicos que envolvem:

  • Boas práticas de codificação;
  • Habilidade de executar e entregar o código;
  • Conhecimento da linguagem e frameworks;
  • Capacidade analítica;
  • Lógica de programação.

Geralmente, o projeto pode ser implementado em diversas linguagens a partir da mesma descrição, exceto se houver requisitos para ser desenvolvido com determinada stack. 

Nesse tipo de teste, se faz muito importante a presença de um tech recruiter, principalmente para manter os candidatos engajados no processo e direcionar, da melhor forma, o feedback.

LEIA MAIS

Qual é o papel de um tech recruiter?

Exemplos de Project Challenge

Dentro da Coodesh, possuímos Project Challenge para Front-end, Back-end, Full-stack, Mobile, QA, Data Science, Design, DevOps e alguns testes gerais para outras áreas.

Eles também são divididos em duas subcategorias: “Todas as linguagens” ou aqueles com especificação de linguagem.

Você pode conferir o escopo de um Project Challenge através desse link.

Outras opções de avaliação de desenvolvedores 

Outras alternativas para avaliação de DEVs são o Fast Challenge e o Coding Challenge. Veja a seguir um breve resumo de cada um deles. 

Fast Challenge

O Fast Challenge, como o próprio nome já indica, é um desafio rápido que os developers respondem dentro da linguagem que trabalham e avaliam conceitos teóricos e práticos.

Ele possui 20 perguntas que levam, em média, de 15 a 20 minutos para serem respondidas. Após a finalização do teste, o candidato recebe uma certificação caso obtenha mais de 75% de acertos. 

O seu funcionamento é bem simples, possuindo perguntas diretas, com respostas de múltipla escolha e correção automática realizada pela Coodesh.

Um dos pontos mais positivos do Fast Challenge é que o candidato responde uma única vez ao teste e ele vale para todas as vagas da mesma linguagem. 

Dessa forma, o processo seletivo fica bem menos cansativo para os DEVs, possibilitando maior engajamento e reduzindo o número de desistências. Veja a seguir as tecnologias validadas no Fast Challenge:

Coding Challenge

O Coding Challenge é uma versão reduzida do Project Challenge, tendo duração de 15 minutos a 1 hora. Nele, a pessoa candidata precisa desenvolver um código-fonte dentro dos requisitos apresentados nas instruções. 

Ele avalia as skills do talento e possui correção imediata e automática em diversas linguagens de programação, tais como: Ruby, Javascript, PHP, C# e Java. 

A tela do Coding Challenge possui a descrição do código que deve ser criado, o editor de código e os casos de teste, havendo alguns visíveis e outros ocultos.

Conclusão 

Como você viu, a testagem de profissionais tech se faz necessária para que sua contratação seja bem-sucedida e mais confiável. Com a avaliação, você conseguirá um recrutamento mais assertivo, com foco nas hard skills do candidato.

Crie seu perfil e cadastre sua empresa na plataforma Coodesh.com e comece a contratar talentos validados com mais praticidade e segurança agora mesmo.

o que é ChatGPT

O que é ChatGPT?

blind recruitment

O que é blind recruitment e como funciona?