Você já se perguntou o que é lint em programação? Basicamente, é uma correção precisa do código realizada para evitar problemas no software. Para entender melhor a aplicação desse termo no universo tech, acompanhe este conteúdo até o fim.
Todos nós sabemos que um código limpo é o ideal para rodar uma aplicação. Além disso, é mais fácil fazer a sua manutenção. Principalmente quando mais de um(a) desenvolvedor(a) trabalha no mesmo projeto.
Entretanto, na hora de desenvolver o código, o DEV pode cometer erros de estilo ou digitar um ponto e vírgula ou barra a mais.
Assim, para evitar bugs é importante “lintar” o código. Veja a seguir mais detalhes sobre como ele funciona.
Como funciona o lint?
Também chamado de linter, o lint é uma ferramenta de análise de código estática. Ele é realizado para sinalizar erros de programação, erros estilísticos, bugs e construções suspeitas que possam prejudicar ou causar o baixo desempenho ao código da aplicação.
Na prática, o lint é uma espécie de corretor bastante “chato” que faz uma varredura em todo o seu código. Portanto, ele pode encontrar algumas desconformidades, como:
- Espaçamento incorreto;
- Falta de “;” quando é necessário;
- Ultrapassagem de limites de caracteres por linha;
- Uso de aspas simples e duplas;
- Uso de imports descontinuados;
- Variáveis declaradas e não utilizadas.
E, para ser utilizado nas equipes tech, o lint se apresenta sob algumas ferramentas. Veja alguns exemplos:
- JSHint: sua função é identificar erros com JavaScript;
- ESLint: também é utilizado em JavaScript, mas o seu diferencial é que ele pode ser plugável;
- PHPLint: ele é utilizado em PHP 5 e PHP 7;
- TSLint: este, por sua vez, é usado em TypeScript, suportado por vários editores e build systems.
Há ainda outros programas de lint que podem ser usados conforme a linguagem escolhida. Todos, portanto, têm a função de corrigir os possíveis erros e prevenir bugs.
Como surgiu o lint?
Agora que você sabe o que é lint e como funciona, conheça melhor o seu histórico.
Mas, antes, uma curiosidade: você sabia que lint é “fiapo”, em inglês? O termo está relacionado aos pequenos fios de tecido presos às roupas e que precisam ser pinçados por alguma ferramenta. A lógica do lint ou linter, em programação, é a mesma, ou seja, encontrar os “fiapos” que possam “sujar” o código.
O lint foi criado pelo cientista da computação do Bell Labs (subsidiária da Nokia), Stephen C. Johnson, no ano de 1978.
Ele depurava a gramática que escrevia na linguagem C quando se deparou com problemas devido à portabilidade do Unix para uma máquina de 32 bits.
Mas apenas um ano depois, o lint foi usado fora do Bell Labs. Assim, com o passar dos anos, ele ganhou novos recursos.
Conclusão
Então, após entender o que é lint e começar a se adaptar ao uso do programa, a pessoa desenvolvedora ganha em qualidade em um código limpo e sem maiores riscos de bugs.
Por isso, se você gostou das informações deste post, continue acompanhando os conteúdos do Dicionário Tech da Coodesh.
Só para complementar, a Coodesh é uma plataforma de HR Tech que conecta pessoas candidatas às melhores vagas do mercado em empresas e startups. Se você é DEV, aproveite para pesquisar as vagas de emprego e participe da nossa comunidade.