Confira as melhores dicas do processo seletivo para vagas operacionais

Os cargos operacionais consistem em uma importante mão de obra para a empresa. Isso porque, os profissionais que os ocupam são responsáveis por diversas atividades do dia a dia que fazem com que o negócio aconteça, como produção, logística, atendimento, manutenção e estoque.

Mas apesar desses profissionais serem importantes, muitas empresas deixam a desejar quando o assunto é processo seletivo para vagas operacionais e acabam focando seus esforços apenas em posições mais estratégicas. Essa postura, no entanto, é bastante prejudicial e pode acabar levando a contratações inadequadas, o que impacta nas taxas de turnover e até mesmo no clima organizacional.

Mas afinal, quais cuidados devem ser tomados nesse tipo de processo? Neste post, listaremos algumas dicas importantes que você deve conhecer e colocar em prática. Confira!

Defina a vaga

O primeiro passo para qualquer tipo de processo seletivo é definir os detalhes das vagas disponíveis, descrevendo todas as informações, como:

  • quais experiências o profissional precisa ter;
  • qual o grau de formação necessário;
  • quais as atribuições do cargo;
  • qual o salário e benefícios oferecidos;
  • qual o perfil comportamental desejado.

Com esses aspectos bem definidos, o RH consegue realizar um recrutamento mais rápido e eficiente, filtrando apenas os candidatos que realmente estejam alinhados com a vaga.

Além desses detalhes, é importante que a empresa defina um plano de cargos e salários, que mostre quais caminhos o profissional deve trilhar para alcançar posições mais elevadas dentro da organização. Essa ferramenta ajuda na motivação dos colaboradores e candidatos, fazendo com que eles visualizem um plano de carreira na companhia.

Determine o tipo de recrutamento

Existem três tipos de recrutamento possíveis nos processos seletivos para vagas operacionais:

  • recrutamento interno: captação de candidatos que já trabalham na empresa;
  • recrutamento externo: captação de profissionais disponíveis no mercado;
  • recrutamento misto: captação com público interno e externo.

No caso de recrutamento interno, a divulgação deve ser feita por meio dos canais de comunicação da empresa. Mas é possível também pedir indicações para os gestores e líderes. Já o recrutamento externo deve ser feito por meio de redes sociais, plataformas de vagas e outros veículos.

Agora, quando a vaga é aberta para ambos os públicos, o recrutamento deve ser feito de forma igualitária, para que o candidato mais preparado seja o escolhido.

Faça o planejamento das etapas

Outra etapa que precisa ser feita é o planejamento do processo seletivo. Assim, é importante que o RH elabore um cronograma com todas as fases do recrutamento, definindo com antecedência quais serão e quando elas ocorrerão.

Esse cronograma ajuda não só no alinhamento interno, mas também dá um norte aos candidatos, trazendo mais transparência e evitando que profissionais desistam no meio do processo, o que pode impactar nos custos e prazos de contratação.

Trace o perfil comportamental desejado

Além das habilidades técnicas, é essencial que o RH saiba avaliar as competências comportamentais e que defina qual tipo de perfil precisa para preencher a vaga em aberto. Dependendo da vaga, pode ser necessário, por exemplo, pessoas que tenham como características:

  • capacidade de adaptação;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • espírito de liderança;
  • visão analítica;
  • inteligência emocional;
  • versatilidade;
  • facilidade de trabalho em equipe.

Construa uma boa descrição

Uma boa descrição de vaga também é essencial para atingir os melhores candidatos e garantir um processo seletivo mais eficiente. Para isso, é preciso criar um anúncio claro e objetivo, com as principais informações da empresa e do cargo a ser preenchido.

Ainda, é importante que a linguagem e os requisitos solicitados sejam compatíveis com o público operacional e que todo o anúncio seja de fácil entendimento, evitando possíveis mal-entendidos. Na hora de redigir a descrição da vaga, você pode utilizar a seguinte estrutura:

  • título claro;
  • resumo das atividades que devem ser executadas;
  • requisitos obrigatórios e desejáveis;
  • faixa salarial e benefícios oferecidos;
  • dados sobre a empresa e local de trabalho;
  • forma de candidatura.

Divulgue as vagas nos locais certos

Para divulgar suas vagas de forma eficiente, é preciso considerar as peculiaridades das vagas operacionais. Normalmente, esse tipo de oportunidade atrai candidatos mais jovens à procura do primeiro emprego, além de estudantes e pessoas com baixo nível de escolaridade.

Esse público costuma consumir informações em redes sociais e sites de empregos gratuitos. Além disso, é possível distribuir cartazes em ônibus e metrôs e criar um programa de indicações com os próprios colaboradores da companhia.

Alinhe os candidatos com o fit cultural da empresa

O alinhamento de fit cultural entre candidato e empresa também é imprescindível para uma boa contratação. Isso quer dizer que ambos devem compartilhar valores e expectativas, para evitar frustrações.

Nesse sentido, os testes de fit cultural ajudam a diminuir o turnover de colaboradores e a manter um bom clima organizacional, evitando conflitos e a falta de motivação.

Prepare entrevistas diretas

Mesmo aplicando testes de perfil e fit cultural, o RH ainda precisa realizar entrevistas individuais no processo seletivo para vagas operacionais. A ideia é que ocorra o afunilamento em cada etapa do recrutamento, selecionando apenas aqueles candidatos que têm maiores chances de contratação.

Para as entrevistas, é preciso que o recrutador prepare as perguntas com antecedência e evite questões pessoais. Assim, foque o tempo da conversa apenas no que realmente é importante para entender se o candidato atende às expectativas da vaga.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, a última dica é apostar em ferramentas tecnológicas para otimizar o processo seletivo para vagas operacionais. Desse modo, existem diversas soluções que podem ser implementadas para tornar o recrutamento e seleção mais ágil e efetivo. Com um bom software é possível, por exemplo:

  • divulgar as vagas disponíveis;
  • receber e filtrar currículos;
  • criar bancos de vagas;
  • mapear o perfil comportamental dos candidatos;
  • aplicar testes técnicos e comportamentais;
  • enviar feedbacks sobre o andamento do processo;
  • agendar entrevistas e dinâmicas.

Dessa forma, o RH pode automatizar os processos, utilizando a tecnologia para passar do papel para o digital, o que garantirá mais tempo e recursos para que o departamento foque em atividades mais estratégicas.

Concluindo, o processo seletivo para vagas operacionais é de extrema importância. Isso porque, esses profissionais são fundamentais para garantir o funcionamento das empresas. Logo, na hora de planejá-lo, o RH deve investir dedicação e atenção, realizando cada uma das etapas para garantir mais aderência.

Agora que você já conhece as principais dicas para esse tipo de processo, baixe o e- book e descubra tudo o que você precisa saber sobre recrutamento, seleção e admissão.

O que é lint?

Análise de dados: veja o que faz cada área dessa profissão