O que é Azure Functions?

o que é azure functions

Se você é um desenvolvedor sempre em busca de conhecimento, saiba neste conteúdo o que é Azure Functions. Essa ferramenta se refere a um serviço de computação serverless oferecido pela Microsoft Azure, projetado para simplificar o desenvolvimento e implantação de pequenas unidades de código, conhecidas como “funções”. 

Essas funções são executadas em resposta a eventos específicos, sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente. Vamos explorar a origem, os benefícios e como usar o Azure Functions na área de programação.

Veja quando foi lançado

O Azure Functions foi lançado pela Microsoft em 2016, como parte do serviço de computação serverless da Azure. Ele foi projetado para atender à crescente demanda por soluções flexíveis e econômicas de computação em nuvem, permitindo que desenvolvedores se concentrassem no código e na lógica de negócios, em vez de preocuparem-se com a infraestrutura.

Confira os benefícios 

Essa ferramenta muito utilizada por desenvolvedores oferece diversos benefícios para desenvolvedores e equipes de TI:

Escalabilidade automática: as funções são escaláveis automaticamente em resposta ao volume de eventos, garantindo que você pague apenas pelo que usa.

Integração profunda: Azure Functions se integra perfeitamente com outros serviços da plataforma Azure, como Azure Storage, Azure Service Bus e muitos outros, simplificando a criação de fluxos de trabalho completos.

Linguagens e frameworks diversificados: você pode escrever funções em várias linguagens, incluindo C#, JavaScript, Python e muito mais. Além disso, o suporte a bibliotecas e frameworks de terceiros é extenso.

Tempo de execução personalizado: escolha o tempo de execução (runtime) que melhor se adapta às necessidades do seu aplicativo, como .NET, Node.js ou Python.

Monitoramento e depuração fáceis: o Azure Functions oferece recursos avançados de monitoramento e diagnóstico, permitindo que você rastreie e depure suas funções com facilidade.

Saiba como usar

Para começar a usar o Azure Functions, siga estas etapas:

Criação da função: crie uma função no Azure Portal, Visual Studio, Visual Studio Code ou usando a CLI do Azure. Você pode escolher um modelo pré-definido ou escrever o código manualmente.

Escolha do disparador: especifique o tipo de evento que acionará a execução da função, como HTTP, disparadores de fila, temporizadores, ou eventos de armazenamento.

Configuração: configure as definições e os parâmetros da função, como a conexão com outros serviços Azure, o ambiente de execução e as variáveis de configuração.

Implantação: implante a função no Azure. O serviço gerencia automaticamente a infraestrutura subjacente, permitindo que você se concentre apenas no código.

Monitoramento e escalabilidade: use as ferramentas de monitoramento e escalabilidade do Azure para rastrear o desempenho e a utilização da função, e dimensione-a conforme necessário.

Conclusão 

Em síntese, Azure Functions é uma ferramenta poderosa para implementar lógica de negócios, automações e fluxos de trabalho de maneira eficiente e econômica. Sua flexibilidade, integração nativa com serviços Azure e capacidade de escala automática o tornam uma escolha popular para desenvolvedores que desejam criar soluções serverless altamente eficazes.

Gostou da dica? Aproveite para ler outros conteúdos do Dicionário Tech e criar seu perfil na Coodesh.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

ciclo de vida do profissional tech

Ciclo de vida do profissional tech: como acompanhar a evolução na empresa

Flexibilidade no ambiente profissional: explorando a sua importância em equipes de TI