O que é Prometheus?

o que é prometheus

Você sabe o que é Prometheus? É uma poderosa ferramenta de monitoramento e observabilidade amplamente utilizada na área de programação. Desenvolvida originalmente pelo SoundCloud em 2012 e posteriormente doada à Cloud Native Computing Foundation (CNCF), ela se tornou uma das ferramentas de código aberto mais populares para coletar e analisar métricas em ambientes de computação distribuída.

Devido à sua importância e utilização, ela está hoje no nosso Dicionário Tech, onde explicamos termos ligados ao desenvolvimento. Confira!

Como foi desenvolvido? 

O projeto Prometheus surgiu da necessidade de um sistema de monitoramento mais flexível e adaptável do que as soluções tradicionais, como o Nagios. Ele foi projetado com princípios fundamentais de simplicidade e confiabilidade. Sua linguagem de consulta, PromQL, permite realizar consultas complexas em tempo real para entender o comportamento dos sistemas. Saiba mais no site oficial.

Benefícios do Prometheus 

Essa ferramenta oferece vários benefícios para desenvolvedores e administradores de sistemas:

Coleta multidimensional: Prometheus coleta métricas multidimensionais, permitindo que você organize e identifique dados com base em várias dimensões, como hosts, serviços, status e locais.

Armazenamento de séries temporais: os dados são armazenados como séries temporais, o que facilita a análise e a criação de gráficos ao longo do tempo.

Alertas: é possível definir regras de alerta com base nas métricas coletadas, para notificar automaticamente quando ocorrem eventos não desejados.

Integração com ecossistema Cloud Native: o Prometheus é amplamente utilizado em ambientes de orquestração de contêineres, como Kubernetes, e possui integração nativa com muitas outras ferramentas, como Grafana, Alertmanager e outras.

Escalabilidade: ele é escalável e suporta a coleta de métricas de muitos serviços e instâncias, tornando-o adequado para sistemas complexos.

Como usar o Prometheus 

Para começar a usar o Prometheus, siga estas etapas:

Instalação: comece instalando o Prometheus no seu ambiente. Você pode baixá-lo do site oficial ou usar um contêiner Docker pré-configurado.

Configuração: crie um arquivo de configuração prometheus.yml para definir as metas de coleta e regras de alerta. Configure os alvos, como endpoints HTTP dos aplicativos que você deseja monitorar.

Coleta de métricas: configure seus aplicativos para expor métricas em um formato suportado pelo Prometheus (geralmente no formato Prometheus Text Exposition). Você pode usar bibliotecas clientes para várias linguagens de programação.

Visualização e alertas: use ferramentas como o Grafana para criar painéis de visualização e configurar alertas com o Alertmanager.

Exploração de dados: explore os dados com consultas PromQL para extrair informações significativas e realizar análises.

Conclusão

Como você viu, Prometheus é uma ferramenta essencial para garantir o desempenho e a confiabilidade de sistemas complexos. Sua capacidade de coletar métricas multidimensionais, criar alertas e integrar-se a ecossistemas modernos o torna uma escolha popular para empresas e equipes de desenvolvimento que buscam uma visão detalhada de seus sistemas que estão em produção.

Agora que você já aprendeu mais sobre este termo, aproveite para conhecer melhor a nossa plataforma. Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

importância do assessments

A importância do assessment na gestão de equipes de TI

ciclo de vida do profissional tech

Ciclo de vida do profissional tech: como acompanhar a evolução na empresa