O que é Raspberry Pi?

o que é raspberry pi

Afinal, o que é Raspberry Pi? Se você é desenvolvedor e ficou interessado em saber o significado deste termo, acompanhe o Dicionário Tech de hoje. Ele é um minicomputador integrado em uma única placa que pode ser usado para experimentos do desenvolvedor. 

Quem é especialista na criação de software também tem interesse em hardware, pois ele permite o conhecimento integral. Para usar um RPi não precisa ser um técnico em informática, mas sim conhecer alguns conceitos básicos. Por isso, leia os próximos tópicos. 

Definição de Raspberry Pi

Raspberry Pi é um minicomputador integrado em uma única placa, menos potente que um computador e que pode ser usado para experimentos, como o desenvolvimento de robôs, para a utilização como uma central multimídia, para testar projetos computacionais e para testar programação. 

Portanto, ele é muito procurado por desenvolvedores e outros profissionais de TI. Basicamente, ele pode ser montado com monitor e outros periféricos, como mouse e teclado. Normalmente, ele tem um custo abaixo do praticado para notebooks e desktops.

Mas a qualidade não deixa a desejar pelo que se propõe a fazer com ele. O usuário pode contar com memória RAM, entrada USB, HDMI, áudio e vídeo e ainda tela LCD. Além disso, a fonte de energia pode ser a mesma de cabos de telefones celulares, pois pode ter porta microUSB.   

Em suma, o RPi é como um computador mais simples que pode ser conectado a periféricos e ser usado em vários projetos.

Modelos de RPi

O Raspberry Pi foi criado pela Fundação Raspeberry Pi, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover a ciência por um preço acessível. A fundação fica no Reino Unido e é reconhecida por levar soluções em computação para escolas e universidades. 

O projeto de criação do RPi manteve o cuidado de oferecer diferentes variações ao mercado, como as que você verá a seguir. 

Model B

O Model B, também conhecido como Raspberry Pi, representa o modelo original da série. Atualmente, encontra-se na terceira geração, com o mais recente sendo o RPi 3 Model B+. Este último oferece uma configuração mais robusta, apresentando um processador Broadcom BCM2837B0, 1 GB de memória RAM e uma variedade generosa de portas. Suportando conectividade Wi-Fi, rede cabeada e Bluetooth 4.2, o Raspberry Pi Model B+ está pronto para diversas aplicações. 

Model A

O Raspberry Pi Model A representa uma versão compacta e simplificada do Raspberry Pi Model B. Atualmente, na forma do modelo 3 Model A+, ele oferece uma única porta USB, uma quantidade reduzida de memória RAM (512 MB) e não inclui uma porta Ethernet. No entanto, suas outras especificações permanecem idênticas às do modelo principal. 

Zero

O Raspberry Pi Zero é a versão ultra-compacta, medindo apenas 65 x 30 x 5,4 mm. Ele é equipado com um processador menos potente, possui 512 MB de RAM e inclui duas portas microUSB (uma para alimentação e outra para transferência de dados), uma saída Micro HDMI e um slot para cartão microSD.

Conclusão

Como você viu, o Dicionário Tech trouxe o que é Raspberry Pi e as dicas de modelos. O desenvolvedor que deseja usá-lo em seus experimentos terá um aliado em seus estudos e projetos pessoais. 

Agora você pode aproveitar para ler novos conteúdos do Dicionário Tech, que é uma seção especial do blog da Coodesh para explicar termos técnicos mais usados por programadores. 

E se você ainda não conhece a Coodesh, veja nossa página voltada a profissionais tech e crie seu cadastro inteiramente grátis. 

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

croos skills

Cross skills: o que são e qual é a sua importância no mercado tech?

serverless computing

O que é Serverless Computing?