O que é Hibernate?

o que é hibernate

O que é Hibernate? Usado na linguagem Java, mas também na plataforma .NET, ele é um framework ORM, ou seja, para o mapeamento objeto-relacional. De código aberto, ele é distribuído com a licença LGPL e praticado por grande parte dos desenvolvedores Back-end. 

A manipulação de banco de dados, que antes era manual, ganhou mais agilidade com os frameworks ORM, como o Hibernate. 

Enfim, como o termo está presente em muitas vagas de emprego, apresentamos ele aqui no Dicionário Tech. Acompanhe o texto para saber um pouco sobre a história e a aplicação desse framework. 

Definição 

O Hibernate é um framework de mapeamento objeto-relacional, também chamado de ORM, para Java. Porém, também é utilizado para .NET com o nome de NHibernate

Por ter essa característica de ORM, ele transforma os dados da estrutura lógica de um banco de dados em objetos relacionais. 

Portanto, quando o desenvolvedor utiliza Hibernate ele não precisa escrever SQL, já que ele pode utilizar o seu próprio código, que é chamado de HQL, ou seja, Hibernate Query Language. 

Essas características fazem com que o framework reduza a complexidade entre os programas Java, baseando-se no modelo orientado a objetos. 

História 

O Hibernate foi criado por desenvolvedores de várias partes do mundo por volta de 2003. O grupo, liderado pelo engenheiro Gavin King (que também é criador do Seam), logo conseguiu a adesão de mais developers no uso do framework. 

Mais tarde, a tecnologia foi adquirida pela JBoss Inc, que foi comprada pela empresa Red Hat.  

Hoje em dia, a versão mais atual é a Hibernate 5.x. Ela tem a nova arquitetura Interceptor/Callback, anotações JDK 5.0 (que substitui os arquivos XML) e filtros que podem ser definidos pelo desenvolvedor. 

Benefícios 

Entender o que é Hibernate e conhecer suas vantagens é um passo importante para o desenvolvedor que busca um bom desempenho na sua aplicação. Veja, portanto, algumas das vantagens de usar Hibernate e porque é benéfico para a empresa que aposta na utilização dessa tecnologia. 

  • Mais velocidade no desenvolvimento e facilidade na troca de banco de dados; 
  • Suporte a vários bancos de dados, como Oracle, MySQL, PostgreSQL; 
  • É open source

No entanto, ele também apresenta algumas desvantagens que o desenvolvedor e a empresa devem estar cientes. 

Entre elas está a dificuldade em consultas mais complexas, pois ele tende a apresentar menor desempenho. Mas, de modo geral, vale a pena utilizá-lo. 

Também é importante conhecer um pouco de JPA, que é uma camada que descreve uma interface comum para frameworks ORM.

Conclusão

Compreender o que é Hibernate e colocá-lo em prática é um fator positivo para o rol de habilidades do desenvolvedor. Para o tech recruiter, entender este termo também contribui com o direcionamento do processo seletivo e das entrevistas técnicas. 

O Dicionário Tech é uma iniciativa da Coodesh, que é uma plataforma de recrutamento tech e de code assessment para desenvolvedores em busca de crescimento profissional. Conheça melhor o produto clicando aqui.

módulos de spring

Qual módulo de Spring você utiliza no desenvolvimento de aplicações?

soft skills em tech

Soft Skills em Tech: explore as habilidades mais desejadas pelas empresas