O que é Clojure?

Entre as inúmeras linguagens de programação, uma conquistou startups de grande porte, como o Nubank. Estamos falando da Clojure, que é uma linguagem de programação funcional. Entenda neste post o que é Clojure ela pode enriquecer seu currículo. 

Afinal, para quem está iniciando na programação, nada melhor do que conhecer as linguagens que estão sendo mais requisitadas no mercado de trabalho. Embora ela não esteja entre as linguagens mais famosas (confira conteúdo sobre quantas linguagens existem) ela é utilizada por grandes empresas, como Walmart, e tem um código mais conciso e simples em relação ao Java, onde é preciso escrever várias linhas. 

Definição de Clojure

Clojure é uma linguagem de programação com ênfase em programação funcional. Por padrão, ela é executada em JVM (Máquina Virtual Java), porém também pode rodar em outros ambientes, como Clojure CLR (que compila código para a plataforma .NET) e ClojureScript (que compila código para Clojure para JavaScript. 

Ela foi desenvolvida a partir de Lisp, que é uma família de linguagens criada por John McCarthy, em 1958. Portanto, é considerado um dialeto de Lisp.

SAIBA MAIS: Carreiras: veja como se tornar desenvolvedor Clojure

Características

Você já viu o que é Clojure, então, entenda agora as suas principais funcionalidades

  • Suporte para lazy sequences;
  • Incentiva o princípio de imutabilidade e estruturas de dados persistentes; 
  • Suporte funções, como objetos de primeira classe, console interpretador e sistema de macros; 
  • Suporta a sintaxe literal para mapas, conjuntos, vetores e listas. 

Além disso, como o código Clojure é executado em JVM, acaba se integrando ao ambiente Java, facilitando o desenvolvimento do DEV que tem experiência nas duas linguagens. 

Histórico 

O desenvolvedor Rich Hickey, da Cognitect, criou a linguagem e a apresentou ao mercado em 2007. Mas somente em 4 de maio de 2009, ele lançou a versão 1.0. Assim, em 17 de dezembro de 2018, surgiu a atualização mais recente até os dias de hoje. 

É interessante notar que a Clojure foi desenvolvida na empresa Cognitect, que foi adquirida pelo grupo Nubank, que é uma startup brasileira fundada em 2013. 

Desse modo, a fintech continua usando a tecnologia em 90% dos seus microsserviços, reduzindo a burocracia e mantendo a segurança. 

Clojure vs Java 

Clojure e Java guardam algumas diferenças. Enquanto em Java, pode-se programar criando classes e objetos, em Clojure cria-se funções especializadas que atuam em conjunto para resolver os problemas. 

Portanto, para quem está habituado com o Java, é como se os valores fossem declarados usando-se a cláusula final. Assim, quando você cria threads que precisam acessar o mesmo valor, não há maiores problemas.

Conclusão 

Para concluir, agora que você viu o que é Clojure no Dicionário Tech da Coodesh, pesquise sobre outros termos comuns do mundo da programação no nosso blog. 

Lembre-se que a Coodesh é uma startup de recrutamento e de validação dos talentos dos profissionais de tecnologia. 

Faça seu cadastro gratuitamente e receba informações sobre vagas de emprego, além de participar dos nossos desafios para preparar-se para as oportunidades do mercado de trabalho.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Quantas linguagens de programação existem e quais são mais populares?

Confira 20 podcasts para desenvolvedores e comece a seguir

Confira 20 podcasts para desenvolvedores e comece a seguir