Confira 20 podcasts para desenvolvedores e comece a seguir

Confira 20 podcasts para desenvolvedores e comece a seguir

Nada melhor do que aprender algo novo sobre a sua linguagem de programação preferida ou ficar por dentro do mercado de trabalho escutando um podcast descontraído e animado. Seja em casa, no trânsito ou no intervalo do almoço, ouvir podcasts para desenvolvedores é uma excelente opção. 

Afinal, no curto tempo de duração de um podcast você adquire conhecimento, ouve discussões acaloradas e tem novos insights para aplicar na sua carreira. Os conteúdos são gratuitos e trazem convidados que estão atuando no mercado de trabalho. Dessa maneira, você une a teoria à prática. 

Enfim, o podcast se tornou um formato popular nos últimos anos. Basta pesquisar as plataformas digitais para encontrar os mais variados conteúdos com os mais diferentes podcasters. Alguns são exclusivos e outros replicam os mesmos temas das demais redes sociais de influenciadores digitais. 

Mas, de qualquer forma, é válido seguir alguns criadores de conteúdo para “afiar o machado” e se mostrar uma pessoa desenvolvedora atualizada. Nunca é demais lembrar que isso faz uma grande diferença em uma entrevista de emprego. 

Em suma, com os podcasts para desenvolvedores mais ouvidos você ficará por dentro das atualizações mais recentes da sua linguagem e framework preferidos, bem como receberá dicas para se crescer profissionalmente. 

Quais plataformas de podcasts usar? 

Mas se você ainda não tem o hábito de acompanhar podcasts para desenvolvedores, deve estar pensando como começar, que plataformas usar e qual podcaster seguir, não é mesmo? 

Sendo assim, se você usa smartphone Android, é interessante baixar o aplicativo Spotify ou Podcast Addict. Agora, se utiliza dispositivos da Apple, pode baixar o Apple Podcasts e, assim, sincronizar seu iPod, iPad e iPhone para acompanhar os áudios. 

Além disso, outra dica é que você pode ouvir diretamente no seu smartphone ou notebook e tablet. O consumo pode ser tanto on-line quanto off-line, sendo que as principais plataformas são Spotify e Deezer. 

Confira sugestões de podcasts para desenvolvedores 

Sendo desenvolvedor(a), você certamente tem pouco tempo para pesquisar sobre conteúdos de tecnologia, visto que já participa das redes sociais da sua comunidade, além de acompanhar as publicações do Slack, GitHub, Discord e outros. 

Mas é bom saber que existe uma infinidade de podcasts sobre tecnologia, sendo alguns mais focados na carreira de programador e desenvolvedor. Portanto, acompanhe a seguir dicas de podcasts para desenvolvedores para você ouvir e seguir. 

1. Café de Bug 

O Café de Bug é um podcast sobre tecnologia e ciência criado em 2017 por Jéssica Nathany. Mais tarde ele foi reformulado e ganhou a ajuda de Weslley Fratini. Ambos criam conteúdos sobre linguagens e frameworks. Afinal, de café e tecnologia os desenvolvedores entendem bem. Confira os podcasts já publicados do Café de Bug e comece a seguir. 

2. Dentro do Ringue 

O Dentro do Ringue é um podcast criado pela equipe da startup Vindi, uma plataforma de pagamentos on-line e outras soluções financeiras que esteve entre as 25 maiores startups do país. Os conteúdos abordam o ecossistema de startups, bem como as inovações do e-commerce. 

3. Hipsters Ponto Tech 

O Hipsters Ponto Tech é uma continuidade do podcast NerdTech criado ainda em 2016 pela Alura. Atualmente, os conteúdos são criados pela equipe da Alura e da Caelum. Os podcasts contam com a participação de várias pessoas, como Paulo Silveira (CEO da Alura e Caelum), Gabriel Ferreira, Sérgio Lopes, Rodrigo Dantas e Roberta Arcoverde. A história do Hipsters Ponto Tech foi construída aos poucos, chegando a esse time que traz, semanalmente, discussões sobre startups, programação, UX, negócios e muitos outros temas. Inclusive já participamos de um episódio: #302 Softskills em Tech. Acompanhe!

4. PodProgramar 

O podcast PodProgramar foi criado pelas desenvolvedoras Jéssica Zanelato Soares e Ana Eliza Bastos Martins de Freitas. Entre os temas debatidos estão a presença feminina no desenvolvimento de softwares, as principais linguagens e frameworks e ainda a liderança humanizada nas startups.

5. Cabeça de Lab 

O Cabeça de Lab é um podcast do LuizaLabs, que é o laboratório de inovação do Magazine Luiza. Ele pode ser ouvido pelo Google Podcasts, iTunes e Spotify. Carreiras tech, dicas para o desenvolvedor e muito mais podem ser aprendidos durante as conversas entre os apresentadores e convidados. Atualmente, os podcasters envolvidos no projeto são Bruno Gouveia (host do Cabeça de Lab e technology manager da Magalu) e André Fatala (CTO no LuizaLabs e criador do Cabeça de Lab).  

6. Scuba Ponto Dev 

As histórias de profissionais que mergulharam na tecnologia (vem daí o logotipo de mergulhador que é a marca do podcast) são apresentadas no podcast Scuba Ponto Dev. Muitos dos episódios são comandados por Gabriel Ferreira, que é criador de conteúdos na Alura. 

7. Lambda3

Para quem deseja aprender assuntos diversos sobre tecnologia (e outros temas) pode acompanhar os episódios do podcast Lambda3, criado pelas pessoas da empresa. A Lambda3 é uma empresa de consultoria em processos de produção, treinamento e desenvolvimento de softwares. 

8. DevNaEstrada

Os episódios do podcast DevNaEstrada são criados por Ramon Sanches, Eduardo Matos e Willian Arantes. Além da produção de conteúdo digital, o DevNaEstrada também apoia comunidades (como o React Rio e Front-end Brasil) e incentiva o envio de projetos open-source para divulgação.

9. DataHackers 

O podcast DataHackers é apresentado como o maior podcast sobre dados da América Latina. Todos os meses, especialistas em dados são convidados para falar sobre as atualizações e novidades do mercado. Os produtores contam ainda com um blog colaborativo, newsletter e canal no Slack com mais de 37 mil profissionais de dados. 

10. Área de Transferência 

Tudo sobre tecnologia, com novidades da Apple e as principais novidades do mercado tech, são os temas mais recorrentes no podcast Área de Transferência. Os episódios são criados por quatro podcasters que vão do marketing ao desenvolvimento, como Bruno Casemiro, Gustavo Faria, Marcus Mendes e Guilherme Rambo

11. LoopMatinal 

A sua dose diária de notícias sobre o mundo da tecnologia pode ser consumida através do podcast LoopMatinal. Ele é um podcast do canal Loop Infinito, que tem mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. O podcast tem duração média de 10 minutos e traz uma curadoria das principais notícias do Brasil e do mundo sobre a área tech. 

12. IdTalks 

O IdTalks é um podcast produzido pela IdWall, uma regtech especializada em desenvolver soluções automatizadas de validação de identidade. Os episódios se aprofundam em temas como tecnologia, compliance, mercado regulatório financeiro e muito mais.

13. Mulheres de Produto 

O podcast Mulheres de Produto é uma extensão da comunidade de mesmo nome (com 8.300 mulheres na plataforma do Slack), que traz à tona debates que buscam reduzir as desigualdades no mercado de trabalho em tecnologia. No link inicial você pode ouvir podcasts como “O mito da produtividade”, “Diversidade fora do país” e outros áudios pertinentes às carreiras tech. O podcast tem as participações de Jaqueline Yumi Asano, Caroline Guilherme e Ana Paula Vale. 

14. Braincast 

O Braincast é um podcast produzido pela equipe da B9 Company, produtora especializada em podcasts. O conteúdo é focado nas novidades tecnológicas e tudo que possa interessar aos entusiastas da área tech. Os episódios são apresentados por Carlos Merigo, fundador da B9. Ouça os episódios aqui.  

15. Zofe 

O Zofe é um podcast focado em desenvolvimento front-end da web. É produzido e apresentado por Atila Fassina, Daniel Filho e Isa Silveira. Entre os temas estão design, arquitetura de aplicações, frameworks e por aí vai. Para acompanhar, clique aqui. 

16. Tecnocast

Tecnocast é um podcast sobre negócios, inovação e tecnologia. Os conteúdos são atualizados periodicamente levando temas como os produtos da Apple, mídias sociais, tecnologia 5G e outros assuntos que mexem com a vida da gente. A produção é de Paulo Barba, criador de conteúdo e publicitário, dono do canal Barba Sou Eu

17. Pizza de Dados 

É o primeiro podcast brasileiro sobre Ciência de Dados, portanto, se você é do Data Science não pode deixar de conferir. Os conteúdos são produzidos por Leticia Portella, Jessica Temporal e Gustavo Coelho. O podcast pode ser conferido no iTunes, Spotify e RSS.

18. Like a Boss

O Like a Boss tem um formato diferenciado. Ele é divulgado em formato de série. Cada temporada tem seis episódios que trazem fundadores de startups e empresas inovadoras, permitindo conhecê-los melhor e como trabalham. Os hosts do Like a Boss são Paulo Silveira (CEO do Caelum Alura) e Rodrigo Dantas (CEO da Vindi).

19. Movimento UX 

O universo UX é tratado no podcast criado por Izabela de Fátima, Cristiano Sarmento e Pedro Ivo Hudson. Ele está disponível em temporadas nas principais plataformas digitais. O seu objetivo é trazer discussões sobre a experiência do usuário e as últimas tendências desse segmento. 

20. Sambatalks 

Trata-se de um podcast produzido pela equipe da SambaTech, que é referência em soluções inovadoras em vídeos on-line e tecnologia. O podcast é lançado semanalmente trazendo assuntos sobre empreendedorismo e inovação. Os encontros são comandados pelo CEO da empresa e Top Voice do LinkedIn, Gustavo Caetano. 

Conclusão 

E, então, gostou das dicas de podcasts para desenvolvedores? Já segue alguns deles? O interessante é lembrar que o podcast também é uma fonte de conhecimento. Alguns deles são bem curtos, o que permite ouvir enquanto se está voltando para a casa ou indo para a faculdade. 

Além disso, você pode ouvir enquanto está executando outra tarefa, aproveitando assim para otimizar seu tempo e ter novos insights na sua carreira. 

E para continuar se aperfeiçoando na sua profissão como desenvolvedor ou outro profissional de tecnologia, faça o seu perfil gratuito na plataforma da Coodesh. Somos uma startup de HR Tech que conecta startups em expansão a perfis inovadores, como o seu. Acesse agora mesmo.

O que é Clojure?

O que é babel?

O que é babel?