in

O que é Backlog?

Sabe quando as tarefas se acumulam e sentimos aquele frio na barriga motivado pelo medo de provocar atrasos? A lista de pendências dentro do projeto chama-se Backlog. De modo geral, as requisições chegam do público interno e externo, mas é preciso saber ordenar os trabalhos para cumprir as entregas. Para saber mais sobre o que é Backlog, acompanhe este artigo até o final.

Como o termo faz parte da rotina de uma equipe de TI ou de Devs, trouxemos ele aqui no nosso Dicionário Tech. Afinal de contas, se você está ingressando agora ou sempre teve curiosidades em entender melhor o termo, leia sobre o conceito no próximo tópico.

Qual é a definição de Backlog?

A palavra Backlog está ligada a trabalho acumulado, lista de pendências ou coisas a se fazer dentro de um projeto ou sprint. A linha entre o Backlog e os trabalhos atrasados é muito tênue e, por isso, exige atenção do(a) profissional que trabalha sozinho ou em equipe.

Isso porque pode ocorrer uma série de fatores para provocar o atraso do trabalho. Seja o simples fato de esquecer de anotar a tarefa ou a falta de organização do tempo. Assim, o adiamento de duas ou mais tarefas pode acabar prejudicando todo o cronograma.

A conclusão de uma alteração no projeto original ou a inclusão de uma nova funcionalidade deve fazer parte do Backlog. Do contrário, não atender a requisição pode desencadear uma impressão negativa no cliente diretamente ou no PO (Product Owner), no caso de a solicitação ser interna.

Como as requisições chegam?

Durante o desenvolvimento de um software ou outra solução tecnológica, é muito comum alterar ou promover pequenas adequações no projeto. Dessa maneira, as requisições que formam a lista de pendências podem chegar de várias maneiras.

Com o uso de WhatsApp se disseminando entre empresas de desenvolvimento e clientes, o pedido de alteração ou acréscimo pode vir de conversas informais do aplicativo de mensagens. Além disso, as solicitações podem chegar via e-mail, conversa presencial, videochamada ou outras maneiras.

Como você viu, o mais importante é anotar as solicitações na ferramenta de gestão de tarefas, como o Trello, Google Drive ou planilhas de Excel, por exemplo. É muito importante, enfim, que a pessoa responsável fique ciente da pendência.

Como priorizar as tarefas?

Agora que você já está por dentro do que é Backlog, é importante seguir um processo na hora de priorizar as atividades.

Isso porque nem sempre a ordem cronológica é ideal. Enfim, há tarefas mais importantes ou mais rápidas que outras. Nesse sentido, é importante analisar caso a caso.

Se, por exemplo, um cliente pediu uma alteração em um projeto ontem, mas outra empresa solicitou hoje, é possível que a requisição mais recente seja mais importante.

Além disso, você pode tomar como base realizar sempre o que for mais fácil e de rápida execução. Como consequência, você pode deixar o que exigir mais esforço e tempo da equipe para mais tarde, mantendo sempre uma agenda de atividades. Assim, se for preciso dividir a tarefa em um prazo de execução maior, será perfeitamente possível.

Quais os tipos de Backlog?

Mas quando o que é Backlog aparece junto com outro termo, como em Product Backlog, Sprint Backlog e Backlog de manutenção, por exemplo? Veja mais detalhes na sequência.

Product Backlog

Na maioria das vezes, o Backlog está relacionado ao desenvolvimento de um produto. Justamente por isso, usa-se o termo Product Backlog para designar uma suplementação no produto, ou seja, algo a se fazer, seja remover ou acrescentar dados e funcionalidades.

Nesse sentido, é essencial marcar as pendências de forma bem visível, seja com os famosos post-its coloridos ou com cards dentro das ferramentas on-line de tarefas, sobretudo quando o trabalho é remoto. A regra aqui é chamar a atenção para a tarefa.

Sprint Backlog

O Sprint Backlog é basicamente uma lista de tarefas a ser seguida pela equipe no momento do desenvolvimento do produto dentro de uma sprint. Assim, consegue-se prever o tempo necessário para a entrega e as pessoas que ficarão responsáveis pela execução dos detalhes. Portanto, é normal que o Sprint Backlog seja modificado e aprimorado ao longo da sprint.

Backlog de manutenção

Aqui no Backlog de manutenção encontramos uma lista de pendências sem fim, ou seja, é aquilo que precisamos fazer continuamente para prevenir falhas e garantir o software em funcionamento sem maiores problemas. Portanto, ele reúne tarefas que são realizadas para reparar ou manter o produto ativo.

Conclusão

Portanto, saber o que é Backlog é importante quando se está fazendo parte de uma squad de desenvolvimento de produto, pois você terá sempre como objetivo limpar a lista de pendências para satisfazer as necessidades do cliente ou do PO.

Nesse sentido, é importante estudar mais sobre o tema e as metodologias ágeis, já que a iteração, os ajustes e acréscimos são feitos o tempo todo.

Sendo assim, agora que você chegou até o fim do conteúdo, te convido a conhecer outros temas relacionados à pergunta “o que é Backlog?”. Leia a seguir no blog da Coodesh:

Aproveite também para conhecer os serviços de divulgação de vagas para Devs da Coodesh e aumente as suas chances de contratação.

Escrito por Gizele Silva

Formada em Jornalismo pela UEPG e especialista em Mídia e Política. Experiência de 18 anos em jornalismo diário. Desde 2017, atua com Marketing de Conteúdo. Atualmente, sou produtora de conteúdo da Coodesh.

Papel do CTO na startup: veja suas responsabilidades e habilidades

Vale a pena investir nos estudos da metodologia XP?