O que é Ruby on Rails?

o que é ruby on rails

O Dicionário Tech da Coodesh explica o que é Ruby on Rails. O framework lançado em 2004 possui inúmeras vantagens e pode ser usado em diversos projetos para dar mais agilidade ao desenvolvedor. 

Muitas plataformas são construídas com base nesta tecnologia, que tem uma comunidade ativa no Brasil e no mundo, pronta para ajudar o DEV que precisar tirar uma dúvida. Por isso, a empregabilidade também é alta e, basta uma simples busca no LinkedIn, para encontrar mais de 570 vagas de emprego abertas. 

Veja mais informações no restante deste conteúdo, como a definição, o histórico e as vantagens. 

Definição 

Ruby on Rails, ou RoR, é um framework usado para criar aplicações web baseadas na linguagem Ruby. 

Ele é gratuito, possui a licença MIT, segue o padrão MVC (Model-View-Controller) e é amplamente utilizado, desde startups que estão em fase de MVP (Minimum Viable Product) até big techs. 

Com ele é possível renderizar modelos HTML, manter páginas ativas via WebSockets, atualizar bancos de dados, enviar e receber e-mails, enfileirar trabalhos no modo assíncrono, fornecer proteções de segurança sólidas para ataques comuns e armazenar uploads na nuvem.

Basicamente, ele é um framework de frameworks, como os que você verá a seguir e que garantem novas funcionalidades.

Active Records: ele é considerado um ORM (Object Relational Mapping) que permite a integração de objetos Ruby com sistemas de banco de dados sem depender da utilização de SQL (Structured Query Language). 

Active View: ele trabalha com a geração das visualizações de dados, sendo mais utilizado para criar templates usando ERB (Embedded Ruby) que, por sua vez, permite a criação de páginas HTML com Ruby embutido. 

Action Controller: esse framework trabalha na criação e manipulação dos controllers, num campo intermediário entre views e models. 

Action Pack: ele é um pacote que inclui o Action View e o Action Controller, gerando a visualização de usuário e o controle de fluxo do negócio. 

Action Mailer: entrega e recebe e-mails, tendo simples funcionamento, mas com capacidade de realizar várias operações. 

Active Support: ele possui uma coleção de várias classes e extensões de bibliotecas. 

Action WebServices: ele possibilita a publicação de APIs que podem operar em conjunto com o Rails, no entanto, não está disponível na versão 2.0 no Rails, sendo possível instalá-lo apenas com um plugin. 

Histórico 

O Ruby on Rails foi lançado em 2004 sob a licença MIT como uma coleção de bibliotecas escritas em Ruby. 

Aliás, só para complementar, a linguagem de programação Ruby, que é usada nas aplicações de RoR, foi criada em 1995, no Japão, pelo cientista da computação Yukihiro “Matz” Matsumoto.

Mas há ainda outros frameworks que podem “concorrer” com RoR na hora de desenvolver aplicações em Ruby, como: Sinatra, Roda, Camping, Ramaze, Goliath, Hanami, Padrino, entre outros. 

Vantagens

Agora é hora de conferir as vantagens de usar RoR e, assim, decidir por esse caminho para ingressar no mercado tech ou fazer a sua transição. 

  • Compatível com métodos ágeis, como Extreme Programming (XP) e Scrum;
  • Comunidade ampla e engajada;
  • Ecossistema rico com várias opções de bibliotecas; 
  • Fácil desenvolvimento de sites;
  • Multiplataforma;
  • Open source.

Por essas razões, as empresas que mais utilizam Ruby on Rails são: 

  • Airbnb;
  • Scribd;
  • Shopify;
  • Twitch;
  • Twitter;
  • Zendesk.

Para você que deseja saber mais, acesse:

Conclusão 

Como você viu, Ruby on Rails é um framework de grande aceitação no mercado. Para você que é desenvolvedor, estude a documentação e aprofunde-se no tema para ingressar nesta área. Enquanto isso, você pode conferir também o artigo sobre como investir na carreira de desenvolvedor Ruby on Rails.

Aproveite para ver também os outros artigos do Dicionário Tech e se inscrever na nossa plataforma.

workshops internos

Workshops internos: uma ferramenta poderosa para reter desenvolvedores

gaps de tecnologia

Como identificar gaps de competências da sua equipe técnica?