O que é Laravel?

o que é Laravel

O Dicionário Tech de hoje traz o termo “o que é Laravel”. Para quem é desenvolvedor web, o recurso é muito utilizado para deixar o código mais simples e legível. Você deseja saber mais sobre a definição, a história, quem usa e quais são as vantagens? Confira neste conteúdo. 

Todas as semanas, a Coodesh traz o Dicionário Tech com termos e jargões mais usados no universo da programação. Para quem é desenvolvedor ou tech recruiter e precisa conhecer o significado da sopa de letrinhas que existe no mundo tech, é só clicar aqui para ver o histórico de conceitos já abordados. 

Definição

Laravel é um framework PHP gratuito utilizado no desenvolvimento de sistemas web. Ele deixa o código mais simples e legível, com suporte a recursos avançados. 

O seu slogan é “O framework PHP dos artesãos da web”. Portanto, quem já usa PHP tem maior facilidade para aprender Laravel.  

Além disso, é bom lembrar que ele é usado em back-end, mas também tem aplicação no front-end. 

Então, por que usar Laravel? Em resumo, ele oferece um conjunto de funcionalidades com alto desempenho, deixando o código mais estruturado e pronto para receber a devida manutenção sempre que necessário. 

Se você quer baixar o framework e estudar sua documentação, clique aqui

Histórico 

O Laravel foi lançado em junho de 2011 e desde então tem recebido atualizações. Ele foi desenvolvido por Tyler B. Otwell que buscava um concorrente para o CodeIgniter. 

Hoje ele está sob licença MIT, tem código-fonte hospedado no GitHub e pode ser usado em diversos projetos. 

Funcionalidades 

Uma das principais características do Laravel é que ele segue o padrão MVC. Para quem não se lembra, MVC vem de Model, View e Controller. Basicamente, Model é a camada responsável pela parte lógica da aplicação, enquanto que View é a camada responsável por exibir dados para o usuário, e finalmente, Controller é responsável por saber quem chamar e quando chamar para executar determinada ação.

Com o sistema de template, esse framework permite criar páginas rápidas e eficazes. Chama-se a isso o recurso de Blade que compreende sistema de tags, uso de código PHP nos templates, entre outros. 

E a respeito de dados, não é preciso criar código SQL, pois o processo usa o código PHP que será convertido em instruções SQL. Dessa forma, cada model da aplicação é uma tabela do banco de dados, seguindo o padrão Active Record. 

Por último, o Laravel contempla um módulo de autenticação que provê recursos, como autorização de usuários, logout, cadastro de usuários e recuperação de senhas, dentre outros. 

Devido a essas funcionalidades, várias empresas exigem o Laravel no job description das suas vagas. Confira a lista de empresas que aplicam o framework em seus projetos clicando aqui

Afinal, as vantagens de usar Laravel são amplas. Dentre elas estão a simplicidade e a facilidade de uso; documentação completa; gratuidade e uma comunidade bastante engajada. Sendo assim, se você quer seguir carreira de Back-end Laravel Developer, aproveite este conteúdo com dicas para você. 

Conclusão 

Você viu o que é Laravel e quais as suas vantagens para aplicar nos seus projetos. Aproveite para se inscrever na Coodesh gratuitamente e fazer parte do pool de talentos que é consultado diariamente por milhares de pessoas. Responda também aos testes técnicos disponibilizados pela plataforma. Acesse o link.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

o que é hello world

O que é Hello World?

retenção de desenvolvedores

Os 10 principais desafios na retenção de desenvolvedores e como superá-los