O que é Jest?

o que é jest

Jest é um poderoso framework de testes em JavaScript com foco na simplicidade. Aliás, essa é a definição do site oficial. Leia este conteúdo para saber mais detalhes do que é Jest e usá-lo, principalmente, no lado front-end.

Criado pelo Facebook, ele tem uma ótima interação com React. Mas também com outras tecnologias, como Vue.js, Angular e o próprio JavaScript. 

Afinal, desenvolvedores com familiaridade com outras tecnologias também conseguem usar o Jest e ganhar mais agilidade. 

Para aprender a usar Jest é importante ter conhecimento prévio em JavaScript e Node.js.  

Jest e os testes unitários 

A sua função está muito ligada aos testes unitários. Portanto, relembre o que são eles. 

Em suma, os testes unitários aferem o código escrito, vendo o seu nível de adequação em todos os detalhes, inclusive na menor fração. 

Nas linguagens orientadas a objeto, por exemplo, a menor parte de um código pode se referir a um método de uma classe. Os testes unitários são aplicados nesses métodos. 

De modo geral, eles são usados para reduzir erros e, assim, ter entregas com mais qualidade e menos retrabalho. 

Jest e o React 

Como você leu inicialmente, Jest foi criado pelo Facebook. Portanto, ele foi pensado para testar o framework React. Mas ele acabou tendo um uso mais amplo, testando várias outras plataformas, como Node e Redux. Plataformas em TypeScript, como Angular e Ionic, também foram o seu foco. 

Hoje em dia ele é compatível com o EcmaScript 5 em diante e também pode ser instalado pelo Yarn ou NPM. 

Jest e suas vantagens 

As vantagens apresentadas pelo Jest são: 

  • Rapidez e segurança: Jest pode realizar testes paralelos e com resultados confiáveis. 
  • Cobertura de código: é possível gerar cobertura de código adicionando o Coverage, sem precisar realizar outra configuração; 
  • Testes mais agradáveis: realizar testes com Jest é mais prático e agradável, tanto que o GitHub tem quase 4 milhões de repositórios públicos com esta tecnologia. 

Prova disso são as empresas que o utilizam. Atualmente, a tecnologia é usada por empresas como Facebook, Twitter, Instagram, Airbnb e Spotify. 

Conclusão

O que é Jest foi mais um tema do Dicionário Tech da Coodesh. Para saber o significado resumido de outros termos técnicos usados pelos desenvolvedores e tech recruiters, acesse este link

E aproveite para se inscrever na Coodesh, se ainda não realizou seu cadastro. A plataforma é usada por desenvolvedores e recruiters para encontrar as soluções certas para o mercado de trabalho.

desafios técnicos

Desafios técnicos: pesquisa da Coodesh mostra desempenho do desenvolvedor

versionamento de projetos

Conheça diferentes formas de versionar projetos