7 dicas para ser um bom profissional agilista

profissional agilista

Metodologias ágeis estão presentes nas empresas de tecnologia, principalmente no desenvolvimento de softwares. Um bom agilista profissional agilista faz toda a diferença nos resultados. Se você está migrando para essa área ou começando sua jornada na carreira tech, veja as 7 dicas de como se destacar. 

Afinal, o mercado está aquecido e quanto mais você se especializar, melhor. Desde o início dos anos 2000, quando a metodologia ágil começou a ser utilizada nas empresas, os profissionais de tecnologia se viram cada vez mais envolvidos com o novo paradigma. 

Sem burocracias na criação de softwares, os trabalhadores da área de tecnologia puderam conhecer as vantagens desse método. O desenvolvimento de projetos tech foi uma das áreas mais beneficiadas. Se antigamente o software era construído como um edifício, da base à cobertura, para depois ser entregue, após a inserção do método ágil, ele passou a ser feito aos poucos, com atualizações e alterações constantes para atender às necessidades dinâmicas do mercado. 

Portanto, para seguir carreira nesta área é importante prestar atenção às skills mais desejadas. Um deles é o domínio das metodologias ágeis. Confira as dicas que selecionamos para você. 

O que faz um profissional agilista e quanto ganha?

O bom profissional agilista promove e implementa a metodologia ágil na sua equipe e empresa. Ele atua para garantir que todos os processos do conceito ágil sejam colocados em prática. 

Sua rotina de trabalho contém reuniões de planejamento, revisões e retrospectivas. Além disso, ele pode treinar e mentorear pessoas da equipe nos preceitos agilistas. Constantemente, ele está em contato com stakeholders e pessoas da equipe, buscando melhorias no produto. 

O agilista também acompanha as métricas ligadas ao desempenho do time, trabalhando para otimizar a produtividade e remover os obstáculos. Sobretudo, ele está preocupado com a adaptabilidade do produto, visando atender às expectativas do cliente e do mercado. 

A profissão tem um salário atrativo, ou seja, cerca de R$ 8,3 mil a R$ 12 mil por mês no Brasil, segundo o Glassdoor. Tornar-se um profissional agilista é fácil, pois há inúmeros cursos remotos e presenciais. Além disso, a comunidade é ampla, e você pode aprender muito sobre os conceitos em buscas na internet. Para começar, confira o Coodesh DevTalks que tratou da metodologia ágil na área tech. 

Agora que você já conheceu melhor esta carreira, saiba as 7 dicas para se destacar como um bom profissional agilista. 

Dicas para tornar-se um bom profissional agilista 

Para se destacar na carreira de profissional agilista, você deve seguir alguns passos importantes, sempre com muito planejamento e pés no chão, pois a carreira está em alta, mas é preciso se dedicar para ocupar uma boa posição neste concorrido mercado. 

1 – Conheça profundamente os conceitos das metodologias ágeis 

O profissional agilista precisa ser um bom conhecedor das metodologias ágeis, como Scrum (a mais usada), Extremming Programming (XP), Kanban, Lean, entre outras. É muito pertinente conhecer conceitos como Roadmap, MVP, Product Ownership, Backlog, Design Sprint, Design Thinking e Scrum Mastering etc. Diferentemente das abordagens tradicionais, que aderem a um plano detalhado desde o início do projeto, a metodologia ágil fragmenta o trabalho em unidades menores e gerenciáveis conhecidas como “iterações” ou “sprints”. Cada iteração possui uma duração fixa, durante a qual uma parcela do produto final é desenvolvida e entregue.

2 – Responda rapidamente às mudanças do mercado 

O agilista deve ser flexível e adaptável, assim como é a essência da metodologia ágil. Ele deve ter em seu DNA o desejo e a inspiração para receber as mudanças do projeto e facilmente as colocar em prática. Para isso, é importante desenvolver algumas soft skills, como o autoconhecimento e a inteligência emocional. 

SAIBA MAIS 

Conheça a metodologia ágil Scrum e as suas vantagens

3 – Faça a mediação de conflitos dos envolvidos no produto 

A mediação de conflitos é uma das armas poderosas do profissional agilista para se destacar no mercado, pois ele será uma ponte entre os stakeholders, os membros da equipe e os diretores da empresa. Cada um poderá defender a necessidade de uma nova funcionalidade no produto, com sua respectiva prioridade, mas o agilista deve ter discernimento e boa comunicação para resolver essas pendências e trabalhar na atualização do produto. 

4 – Desenvolva um espírito de liderança

É de se esperar que o profissional agilista, independentemente da posição que ocupa, seja um Product Owner, um coach agile ou um Scrum Master, por exemplo. Ele deve ter espírito de liderança. Atente-se às necessidades da equipe, saiba identificar os pontos fortes e fracos de cada membro, tenha um perfil planejador e estrategista para as demandas da empresa. 

5 – Mantenha uma comunicação assertiva 

É fundamental que o profissional agilista tenha escuta ativa, saiba se comunicar com clareza para evitar retrabalho e mal-entendidos, e também consiga projetar no produto todas as necessidades pensadas pelo cliente ou líder imediato. Para isso, é importante que ele reúna as características anteriores, como o conhecimento da metodologia e de si mesmo para desenvolver os seus pontos de melhoria. 

6 – Pratique a melhoria contínua 

A busca constante pela excelência é essencial no ambiente ágil, e essa dica destaca a importância de praticar a melhoria contínua e a reflexão constante. Um bom profissional agilista está sempre atento às oportunidades de aprimorar processos, identificando áreas de crescimento e ajustando estratégias conforme necessário. A reflexão regular sobre o desempenho individual e da equipe alimenta um ciclo de aprendizado contínuo, contribuindo para a evolução constante e a eficácia no contexto ágil.

7 – Promova a colaboração e o trabalho em equipe

Um profissional agilista eficaz compreende que o sucesso não é um empreendimento individual, mas sim um esforço coletivo. Incentivar a troca de ideias, habilidades complementares e a construção de um ambiente colaborativo fortalece a sinergia da equipe, resultando em soluções mais inovadoras e adaptações ágeis a desafios em constante mudança. Ao cultivar um ambiente propício à colaboração, o profissional contribui significativamente para o alcance dos objetivos ágeis e para o desenvolvimento sustentável da equipe.

Conclusão

O profissional agilista é uma peça importante do sucesso da metodologia ágil na empresa. Culturas com métodos tradicionais podem estar subaproveitando talentos e recursos, por isso, o colaborador com conhecimento nesta área é desejado pelas empresas que visam o crescimento e o fortalecimento no mercado. 

Gostou das dicas para ser um profissional de sucesso nesta área? Você pode criar seu cadastro na Coodesh e testar suas habilidades, bem como procurar oportunidades nesta área. Cadastre-se.

avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho de desenvolvedores: qual é a melhor prática?

descrição de cargo para back-end

Como fazer a descrição de cargo para Back-end Developer