Metodologia Agile: guia com características, benefícios e como aplicar

Você já começou a estudar sobre metodologia Agile e quer se aprofundar no tema? Então confira neste post como ela se originou, quais são as suas características, veja as suas principais vantagens e como aplicar no dia a dia da sua equipe. 

Muito ligada ao setor de desenvolvimento de software, ela também se expandiu e se implantou em outros segmentos. Portanto, você pode desenvolver até mesmo um projeto pessoal seguindo o conceito dessa metodologia. 

Mas é bom saber que é preciso ter um nível de organização e de planejamento para conseguir aproveitar ao máximo o potencial desse modelo de trabalho e obter mais resultados positivos. 

Dessa maneira, leia este conteúdo até o fim para saber a sua história, os principais exemplos e os benefícios para as empresas, especialmente as de tecnologia, cuja agilidade é um degrau para o sucesso. 

O que é metodologia Agile? 

A metodologia Agile ou Ágil, como preferir, é um modelo de condução de projetos que visa dar mais agilidade aos processos. Basicamente, realizam-se etapas curtas de planejamento e desenvolvimento até a finalização. 

Ela se diferencia do modelo em cascata, que surgiu nos anos 70 e dividia as tarefas em etapas predeterminadas. Somente após passar por todos os processos de uma etapa é que se partia para a segunda fase. 

E, ainda, depois de cumprir todos esses momentos é que o produto (software) se encerrava e era entregue ao cliente. Assim, se houvesse alguma modificação a ser feita, o processo era reiniciado. 

Mas com o tempo foi se percebendo que o modelo em cascata não era eficiente e que as equipes de desenvolvimento precisavam de uma forma de trabalho mais dinâmica e com alta produtividade. 

Assim, o conceito de metodologia Agile se estabeleceu, dando margem para o surgimento do Manifesto Ágil, como você verá a seguir. 

O que é o Manifesto Ágil? 

O Manifesto Ágil, que baseia a estrutura da metodologia Agile, surgiu em 2001, em Utah, nos Estados Unidos, através de um grupo formado por 17 desenvolvedores que entendiam as necessidades dos times de desenvolvimento de software em apresentar resultados mais ágeis. 

O documento é, essencialmente, dividido em 4 valores e 12 princípios. Confira abaixo o que diz cada um. 

Valores 

  1. Pessoas e interações devem ser priorizadas em comparação a processos e ferramentas; 
  2. Softwares funcionando são mais interessantes que documentações completas; 
  3. Colaboração é mais importante que contrato; 
  4. Responder à mudança é melhor do que seguir o planejamento inicial. 

Princípios 

  1. A satisfação do cliente deve ser prioridade; 
  2. Pode-se mudar os requisitos iniciais propostos; 
  3. As entregas devem ser constantes;  
  4. Deve existir cooperação diária entre desenvolvedores(as) e os conhecedores do negócio; 
  5. Deve-se manter as pessoas envolvidas motivadas e confiantes; 
  6. A comunicação deve ser direta;
  7. A única maneira de medir o progresso é ter um sistema em funcionamento; 
  8. Ambientes sustentáveis são promovidos com projetos ágeis;
  9. Manter a atenção sobre a técnica e o design aumenta a agilidade;
  10. É fundamental manter a simplicidade;
  11. Arquitetura, projetos e requisitos surgem de times auto-organizados;
  12. Reuniões constantes são importantes para se buscar a efetividade. 

Quais são os exemplos de metodologia Agile? 

Seguindo os preceitos anteriores, muitos exemplos e modelos de trabalho que já existiam, bem como os que foram surgindo, foram agrupados dentro desse método. Por isso, confira alguns deles que são praticados por equipes ágeis: 

  • Scrum;
  • Kanban;
  • eXtreme Programming (XP);
  • Feature Driven Development (FDD);
  • Dynamic Systems Development Method (DSDM);
  • Adaptive Software Development (ASD);
  • Crystal e Lean Software Development (LSD).

Assim, entre os modelos mais utilizados estão o Scrum e o Kanban, como você poderá ver um resumo a seguir. 

Scrum: ele é um framework de gerenciamento de projetos. Estima-se que o Scrum está em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo. Jeff Sutherland e Ken Schwaber o criaram na década de 90.

Basicamente, ele envolve os seguintes elementos: papéis (que são as pessoas envolvidas), cerimônias (que são os eventos que ocorrem, como as dailys) e os artefatos (que é a documentação necessária). 

Kanban: nos anos 60, a fábrica japonesa Toyota desenvolveu o método Kanban que tinha o objetivo de demonstrar as etapas e prever os problemas dos fluxos de trabalho. Essencialmente, é o método replicado em plataformas de gestão de tarefas, dividindo as etapas do projeto em “a fazer”, “fazendo” e “feito”. 

Quais são os benefícios da metodologia Agile? 

O levantamento 14th Annual State of Agile Report aponta que 95% das pessoas entrevistadas utilizam métodos ágeis em suas empresas. E, como foi dito anteriormente, não são apenas as empresas de tecnologia que usam o método, mas sim de outros setores também. 

Conforme a mesma pesquisa, 27% são do ramo tecnológico, porém 17% são de serviços financeiros, prestação de serviços (7%), setor público (7%) e seguros (6%), além de outros setores com menores participações. 

Sendo assim, é possível identificar que a metodologia Ágil tem muitos benefícios. Veja alguns deles em seguida: 

  • Aumento da produtividade;
  • Melhorias na comunicação interna e externa;
  • Mais qualidade no produto final; 
  • Integração entre pessoas envolvidas; 
  • Respostas rápidas para imprevistos. 

Como aplicar a metodologia na sua equipe

Mas o que dizer de equipes que utilizam metodologias tradicionais ou seguem os fluxos de trabalho de maneira intuitiva e pessoal? Para aplicar a metodologia Agile de modo que ela obtenha adesão entre as pessoas do time, é interessante seguir alguns passos, como: 

  • Começar aos poucos, recebendo e avaliando os feedbacks; 
  • Valorizar as pessoas em vez dos processos; 
  • Praticar mais a fase de testes; 
  • Manter um ambiente colaborativo;
  • Focar na melhoria contínua;
  • Avaliar os resultados verificando o antes e o depois. 

Conclusão 

Em resumo, você viu neste artigo o que é metodologia Agile ou Ágil e como ela pode contribuir com o aumento da produtividade da sua equipe de desenvolvimento de software. Ela pode, portanto, ser replicada em outras áreas da empresa visando o ganho de eficiência. 

E, então, você está preparado para aplicar a metodologia Agile ou trabalhar em uma equipe que já esteja alinhada com ela? Continue se aprimorando e adquirindo novas skills para o seu currículo. 

Uma última dica para você, pessoa desenvolvedora, é pesquisar as vagas abertas no mercado de trabalho e que solicitam os conhecimentos em metodologias ágeis em seu job description. Para isso, acesse a página de vagas para DEVs da Coodesh. Na sequência, aproveite para se cadastrar na plataforma gratuitamente.

O que é deploy?

Por que é interessante se tornar um desenvolvedor Elixir?