Como a metodologia de lean startup pode acelerar o seu negócio?

Você quer criar um negócio digital, mas tem dúvidas da melhor metodologia para alcançar bons resultados? Antes de tudo, você precisa conhecer melhor o conceito de lean startup. Afinal de contas, o método inovou o modelo de negócios e mostrou que tem um caminho de crescimento pela frente. 

Antes do desenvolvimento desse conceito, o empreendedor fazia um plano de negócios, apresentava o projeto, conquistava os aportes e créditos para, somente então, colocar o produto/serviço no mercado. 

A metodologia da lean startup chegou trazendo um novo olhar para o empreendedor. Através do lançamento do MVP (Produto Mínimo Viável), ele lança uma versão Beta do produto/serviço, colhe o feedback dos usuários e implementa melhorias. 

Tudo isso de forma enxuta, sem desperdícios ou gastos desnecessários. 

O que é lean startup? 

Lean startup ou lean thinking (pensamento enxuto) é uma metodologia que reúne conceitos de administração, desenvolvimento de produto, design thinking e customer development com o objetivo de reduzir desperdícios, utilizando apenas o essencial. 

A ideia foi adotada pelo empreendedorismo digital, especialmente dentro do universo de startups, que precisam testar os seus lançamentos e receber o feedback do mercado. 

Assim, conseguem acrescentar melhorias que possam promover a escalabilidade do produto ou serviço, aumentando o seu alcance e aprovação com o tempo. 

Como foi a sua criação? 

A filosofia japonesa de Lean Manufacturing inspirou a Lean Startup. Como? O método surgiu de uma experiência de Eric Ries (empreendedor do Vale do Silício). 

Ele estudou a filosofia japonesa de Lean Manufacturing que é focada na redução de desperdícios e que tem sido pensada para acelerar as empresas de todo o mundo. 

Assim, ele escreveu as suas principais constatações no livro A Startup Enxuta, que foi lançado em 2012 no Brasil. 

O interessante é que a metodologia não se baseia somente em startups de tecnologia, mas em empresas de todos os ramos que desejam acelerar os seus resultados. 

Como funciona a Lean Startup?  

No processo tradicional, o empresário reúne informações sobre o segmento de atuação, propõe um modelo de negócios baseado no Canvas, prepara e lança o seu produto/serviço no mercado após os estudos. 

Abrindo parênteses, o método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios. Defendido por Alex Osterwalder, o método pode ser definido pelo processo de preencher nove quadrantes. 

Esses quadrantes exigem respostas do empreendedor, como: 

  • Atividade-chave;
  • Estrutura de custos;
  • Fontes de receita;
  • Os canais;
  • Parcerias principais;
  • Proposta de valor;
  • Recursos principais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Segmento de clientes.

Com as respostas, o empreendedor inicia ou dá continuidade ao desenvolvimento do produto/serviço. 

Enquanto isso, na metodologia Lean Startup o primeiro passo é lançar um protótipo no mercado. Ele se chama MVP, que em português significa Produto Mínimo Viável. 

Assim, durante o processo de inserção do produto/serviço no mercado, o empreendedor recebe o feedback do consumidor e realiza os ajustes necessários. 

Dessa maneira, evitam-se gastos desnecessários com produtos/serviços que não terão a aceitação do mercado consumidor. 

Além disso, a chance de aprimorar o negócio e fazê-lo ter mais escalabilidade é muito maior. O mantra do empreendedor digital que utiliza esse método é: erre rápido, aprenda rápido e conserte rápido. 

5 princípios da Lean Startup

Conforme defendido por Eric Ries, os 5 princípios da Lean Startup são: 

  1. Empreendedorismo: todas as pessoas envolvidas com a criação de produtos e serviços são empreendedoras, especialmente por estarem sob a sombra da incerteza. 
  2. Gestão: é preciso contar com um sistema de gerenciamento que seja condizente com as suas condições de trabalho. 
  3. Aprendizagem validada: o empreendedor lança o MVP e consegue medir o progresso da sua empresa através do aprendizado e das melhorias sobre o seu produto/serviço. 
  4. Contabilidade para inovação: é necessário medir como o trabalho está evoluindo, corroborando assim toda a dedicação das pessoas da empresa. 
  5. Construir, medir e aprender: é preciso ter ideias, prototipá-las, colher os feedbacks e aprender durante todo o processo. 

Conclusão 

A metodologia de Lean Startup contribuiu para o crescimento do ecossistema no Brasil e no mundo. 

Com uma nova visão de negócios, os empreendedores puderam experimentar o crescimento sustentável das suas startups. 

Como se trata de um método de negócios, pode ser aplicada em qualquer área, não precisando ficar restrita à tecnologia. 

Gostou das informações? Acompanhe outras metodologias ligadas às startups aqui

E se você está empreendendo, vai precisar de profissionais de tecnologia, ok? Então, conheça a Coodesh

Somos uma startup de recrutamento tech fundada por desenvolvedores. Aceleramos o processo de recrutamento, mas com qualidade e assertividade. 

Peça uma demonstração.

O que é SOLID?

5 benefícios da inteligência artificial no recrutamento