Avaliação de desempenho de desenvolvedores: qual é a melhor prática?

avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho de desenvolvedores é uma iniciativa que deve ser adotada por todas as empresas que possuem funcionários dessa área, não importando seu tamanho ou segmento. Isso porque ela permite medir os resultados e alinhar as expectativas dos profissionais ou das equipes. Mas como conduzir esse processo da melhor maneira?

Basicamente, em todos os momentos de avaliação de desempenho de desenvolvedores é imprescindível contar com uma etapa dedicada aos testes técnicos. Afinal, a profissão é extremamente técnica e exige o domínio de vários recursos tecnológicos conforme o perfil profissional. 

Mas muitos RHs não dispõem de tempo ou conhecimento suficiente para criar avaliações técnicas, desde a escolha das perguntas ao formato e a correção das provas. Por essa razão, entram em cena as plataformas de assessments como instrumento de avaliação. 

Saiba neste artigo porque é importante avaliar desenvolvedores na análise do desempenho e como conduzir esse processo. 

Por que fazer a avaliação de desempenho de desenvolvedores?

Antes de mais nada, vamos relembrar o que é avaliação de desempenho. Ela é um processo usado pelo RH para medir resultados, avaliar a produtividade, o alcance de metas e as expectativas dos funcionários e das equipes. 

A avaliação de desempenho de desenvolvedores e outros profissionais é usada em programas de upskilling, em promoções de planos de cargos e carreiras e outras ações de retenção de talentos que a empresa deseja executar. 

Como a tecnologia é uma área bastante dinâmica, é crucial verificar de tempos em tempos se os desenvolvedores estão acompanhando as tendências. Além disso, como a área é muito técnica, uma avaliação de habilidades e competências vai ajudar o RH a entender em que nível está cada profissional e a equipe como um todo. 

Se a empresa está desenvolvendo um PDI ou um programa de upskilling, por exemplo, é fundamental que os gestores de pessoas conheçam os pontos fortes e os pontos fracos de cada colaborador. Só assim ela vai saber guiar os próximos treinamentos e os demais ajustes de rota que podem ser feitos. 

Quais os tipos de avaliação de desempenho de desenvolvedores?

No rol das avaliações de pessoas, existem os tipos mais utilizados pelas empresas. E isso não muda quando falamos em desenvolvedores. Confira a seguir os tipos de avaliação de desempenho mais usados nos RHs. 

  • Autoavaliação: consiste na avaliação feita pelo próprio profissional. Que nota ele dá a ele mesmo em algumas tecnologias, como por exemplo, o conhecimento de um determinado framework ou de uma certa linguagem? Se o profissional a utiliza todos os dias, sem consultas ou erros, ele poderá se dar uma boa nota. 
  • Avaliação 90º: a avaliação 90º é feita apenas pelo RH ou líder técnico e considera o desempenho do desenvolvedor em termos de pontualidade, compromisso, engajamento, soluções criativas e engajamento, entre outros pontos. 
  • Avaliação 180º: é realizada pelo RH ou líder técnico, sendo adicionada ao resultado da autoavaliação do desenvolvedor. Com esse tipo de avaliação considera-se como está a performance do profissional do ponto de vista dos gestores e dele mesmo. 
  • Avaliação 360º: esse tipo de avaliação de desempenho reúne o parecer do líder, do próprio colaborador e dos pares, ou seja, dos colegas de trabalho do funcionário avaliado. Os dados são mantidos em sigilo e podem ajudar o colaborador a entender melhor seu desempenho. 

SAIBA MAIS 

Rotatividade de desenvolvedores: dicas práticas para manter a equipe motivada

O que é indispensável na avaliação de desempenho de desenvolvedores? 

A avaliação de desempenho de desenvolvedores pode ser organizada de várias maneiras, atendendo sempre às necessidades da empresa. Veja as observações mais importantes

Testes técnicos 

Uma coisa que não se pode esquecer é a testagem do profissional. Ela ajuda a entender o nível de conhecimento do profissional, a levantar gaps de habilidades e a direcionar os passos futuros. 

Para saber realmente em quais pontos é preciso avançar com o desenvolvedor, o RH necessita saber o nível de conhecimento deste profissional. Um teste dentro da sua área ajuda os gestores a avaliarem o profissional de forma mais precisa e completa. Além disso, dependendo da plataforma utilizada, é possível comparar o desempenho do profissional X com o Y, o que possibilita uma visão mais fundamentada nas skills dos talentos disponíveis na empresa. 

Métricas

É possível traçar métricas de desempenho para os desenvolvedores, como pontualidade nas entregas, quantidade de trabalhos refeitos, número de bugs no código, entre outros. 

Objetivos alcançados

Normalmente as empresas de tecnologia trabalham com OKRs (Objective Key Results) trimestrais ou semestrais. Nesse sentido, o gestor pode acompanhar qual é o ritmo de OKRs batido pelos desenvolvedores da equipe e usá-lo na avaliação. 

Adesão aos valores e cultura da empresa

Como o profissional está aderindo aos valores e à cultura organizacional da empresa? Certamente, no período do recrutamento, uma entrevista de fit cultural foi realizada, porém, com o passar do tempo, os conceitos podem acabar ficando desgastados ou distantes do colaborador. Por esse motivo, é interessante reavaliar essa compatibilidade para todos estarem alinhados. 

Feedback dos colegas e clientes

Geralmente, os desenvolvedores não têm muito contato com os clientes, mas em empresas onde há essa cultura, é importante saber o feedback dos clientes com relação ao desenvolvedor, em aspectos como receptividade e comunicação, por exemplo. Além disso, escutar os colegas de trabalho também é interessante, mantendo o devido sigilo na avaliação. 

LEIA TAMBÉM

Dicas para recrutar e desenvolver talentos tech da geração Z

Por que é importante definir os objetivos da avaliação? 

Mas todo esse processo pode não surtir o efeito esperado se o RH não definir bem os objetivos da avaliação de desempenho de desenvolvedores. 

É preciso ter clareza para que ela se torne uma ferramenta de obtenção de resultados na empresa. Entre os nortes possíveis para a avaliação, estão: 

  • Embasar promoções individuais; 
  • Ser usada para o desenvolvimento da equipe; 
  • Aumentar a produtividade do time; 
  • Aprimorar a qualidade do trabalho dos membros da equipe;  
  • Evitar a alta rotatividade de profissionais; 
  • Monitorar o histórico do profissional no ciclo de vida dentro da empresa. 

De qualquer forma, a avaliação de desempenho de desenvolvedores é sempre bem-vinda. Embora até possa gerar um clima desconfortável em alguns developers da equipe, a avaliação precisa ser apresentada a todos como uma chance de aprendizado e conhecimento dentro da organização. Leia também sobre por que algumas empresas não têm avaliação de desempenho. 

Conclusão 

A avaliação de desempenho de desenvolvedores é uma prática adotada nas empresas que buscam melhorar a performance do time tech e aumentar a produtividade dos colaboradores da área. Existem muitos aspectos importantes nesse processo, mas um dos que se sobressai é a avaliação técnica. Você pode saber mais sobre como aplicar avaliação técnica nos desenvolvedores lendo o nosso e-book de assessments. Confira!

Desenvolvedor Front-end precisa saber design?

profissional agilista

7 dicas para ser um bom profissional agilista