Desafios técnicos: pesquisa da Coodesh mostra desempenho do desenvolvedor

desafios técnicos

Desafios técnicos fazem parte da jornada do desenvolvedor cadastrado na Coodesh. Um dos testes aplicados na nossa base é o Fast Challenge.

Como o próprio nome diz, ele é um teste rápido, com alta qualidade e assertividade. O seu objetivo é validar a habilidade técnica do desenvolvedor em determinadas tecnologias. 

Para conhecer o nível de conhecimento dos desenvolvedores que responderam ao Fast Challenge, fizemos um levantamento inédito. Com isso, tiramos muitas conclusões interessantes que você poderá conferir lendo este conteúdo. 

Mas, antes, queremos lembrar que este é o segundo artigo da nossa série. O primeiro falou sobre como os desenvolvedores avaliam suas próprias hard skills

No atual estudo, analisamos uma ferramenta muito importante para a jornada dos desenvolvedores na Coodesh e, consequentemente, para os tech recruiters, que é o Fast Challenge. 

O que é e como funciona o Fast Challenge da Coodesh? 

O Fast Challenge é um recurso da plataforma da Coodesh criado para avaliar desenvolvedores entre outros desafios técnicos da plataforma.

Ele consiste na aplicação de 10 a 20 questões referentes ao perfil profissional. Enfim, o desenvolvedor responde às perguntas objetivas com base nos seus conhecimentos. 

As carreiras disponíveis no desafio técnico são:

  • Front-end;
  • Back-end;
  • Full-stack;
  • DevOps;
  • Mobile. 

Quer saber mais sobre o Fast Challenge? Leia este artigo

O que utilizamos neste estudo?

Para esta análise, foram destacadas algumas tecnologias mais demandadas do mercado de tecnologia brasileiro, como por exemplo o React.js e Vue.js (para a carreira de Front-end) e o C#, Node.js e Python (para a carreira em Back-end).

Dentro dessa base, 4.972 challenges foram respondidos. Uma fatia de 37% desse total apresentou resultado satisfatório e superior à média de corte de 75%.

Para um melhor entendimento do resultado acima, vale a pena citar o método do gráfico aplicado, que se trata de um box plot ou diagrama de caixa.


A base do box representa 25% do total de usuários.

Já a linha central representa 50%, enquanto a linha superior da base representa 75%. 

Os traços na extremidade representam os valores máximo e mínimo (matematicamente calculados).

Além disso, os poucos pontos que ficam além dessas extremidades são comumente chamados de outliers. 

Eles representam usuários que obtiveram pontuação muito acima ou abaixo dos valores mais observados.

Considerações

Dada a explicação, podemos observar alguns pontos relevantes na análise:

  • O Fast Challenge com melhor desempenho dos participantes é o de React.js no nível iniciante;
  • Em contrapartida, os menores desempenhos estão nos desafios de C# (iniciante e intermediário), onde poucos usuários obtiveram resultado suficiente para a certificação.
  • As maiores concentrações de usuários certificados estão nos desafios de React.js e Node.js, onde 50% e 37% do total dos participantes, respectivamente, obtiveram certificado. 

Lembrando que o certificado é emitido ao desenvolvedor com desempenho superior a 75%. 

Acerca dos pontos citados, vale ressaltar que a Coodesh avalia e valida todos os usuários que realizam o desafio, visto que mesmo não obtendo a pontuação para certificação, a validação melhora a aderência às vagas da plataforma.

Outro fator importante é que o desafio propõe ao participante uma autoavaliação sobre suas habilidades técnicas, servindo como um guia para que possa analisar seus pontos fracos e fortes.

Conclusão

O Fast Challenge é um recurso importante na jornada dos candidatos entre os desafios técnicos da plataforma da Coodesh e também para os recrutadores que estão à procura de pessoas validadas por uma ferramenta técnica. 

Novos desafios estão sendo liberados na plataforma, sendo em novas tecnologias e também em diversos níveis de dificuldade.

Se você é desenvolvedor e busca uma validação para melhorar sua posição nos processos seletivos, acesse a plataforma, crie a sua conta gratuita e faça o teste mais adequado para a sua carreira. 

Clique aqui para fazer seu cadastro gratuito.

Escrito por Felipe Rastelli

Profissional de Data Science, formado em contabilidade, sou apaixonado por tecnologia e negócios. Gosto de usar os dados, programação e criatividade para gerar soluções, visualizações e embasar decisões a serem tomadas pela empresa.

IA

Como a IA pode reduzir o tempo de preenchimento das vagas?

o que é jest

O que é Jest?