Como a IA pode reduzir o tempo de preenchimento das vagas?

IA

Você sabe quanto tempo sua empresa leva para fechar uma vaga dentro do processo seletivo? Monitorar o tempo de preenchimento das vagas é fundamental para entender a eficiência do RH e buscar formas de otimizar as tarefas. Uma ferramenta que pode auxiliar nessa otimização é a IA, ou seja, a inteligência artificial. 

Neste post, vamos abordar melhor sobre esse tempo de preenchimento, como ele impacta no recrutamento e seleção e como é possível reduzi-lo utilizando as ferramentas tecnológicas com inteligência artificial. Confira! 

O que é tempo de preenchimento das vagas?

Tempo de preenchimento de vagas ou time-to-fill, é como chamamos o período que o RH leva para preencher uma posição em aberto. Nesse sentido, corresponde ao intervalo entre a aprovação da vaga na empresa e o aceite do candidato selecionado. 

Ainda, trata-se de um indicador importante para avaliar a eficiência de todo o processo de recrutamento e seleção e do time de RH. Assim, é essencial frisar que um tempo de preenchimento longo representa maiores custos para a organização, além de impactar diretamente nos resultados do setor que precisa daquele profissional. 

Já quando esse ciclo é reduzido de forma estratégica, ele traz mais otimização para o time de Recursos Humanos, que gasta menos tempo analisando inúmeros currículos e entrevistando candidatos desalinhados com a cultura organizacional. 

Ademais, o RH pode se dedicar a uma atuação focada em outras atividades, como em estratégias de employer branding e na melhora da experiência do candidato

Qual a importância do tempo de preenchimento das vagas?

Acompanhar de perto o tempo que você leva para fechar as vagas da empresa é fundamental para entender a eficiência do processo e buscar formas de otimizá-lo. A redução do time-to-fill tem relação direta com os custos da organização e pode impactar, até mesmo, no clima organizacional. 

Isso porque, quanto mais tempo uma posição fica em aberto, mais sobrecarregados ficam os demais colaboradores do time. Afinal, as atividades que deveriam ser executadas pelo novo funcionário, precisam ser distribuídas entre os outros integrantes da equipe, que já têm suas próprias responsabilidades. 

Como reduzir o tempo de preenchimento das vagas com IA?

Você já percebeu que reduzir o tempo de preenchimento das vagas é importante, mas como fazer isso sem perder a qualidade do processo? Nesse caso, é preciso que o recrutamento seja ágil, mas sem pular etapas ou negligenciar fatores importantes como o fit cultural

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar você a reduzir o tempo de preenchimento com inteligência. Acompanhe! 

Analise os dados de processos anteriores

Para reduzir o tempo de preenchimento das vagas, primeiramente, você precisa entender quanto tempo esse processo dura. Para calcular o time-to-fill, verifique os processos recentes e tire uma média do número de dias entre a abertura da vaga e o momento de contratação. 

Analisar processos seletivos anteriores é fundamental para entender quais etapas tomam mais tempo e quanto tempo os candidatos levam para se moverem entre os estágios do funil de contratação. Apenas com esses dados, será possível saber quais etapas podem ser otimizadas. 

Crie um banco de talentos

O banco de talentos é uma ferramenta que pode auxiliar muito no tempo de preenchimento das vagas. Afinal, muitos daqueles candidatos já passaram por algumas etapas e estão qualificados para a função, mesmo que não tenham sido os escolhidos ao final dos processos anteriores.

Assim, sempre que realizar um processo seletivo, busque armazenar os dados de quem estava alinhado com a vaga, mas não foi admitido. Além disso, vale a pena pensar em um programa de indicação de talentos. Mas não se esqueça de solicitar o consentimento dos participantes, de acordo com o que estabelece a LGPD.  

Elabore uma boa descrição do cargo

Uma boa descrição de cargo também pode ajudar você a minimizar o tempo de contratação, assim como um bom plano de cargos e salários. O ideal é que essa etapa seja elaborada de modo cauteloso, informando todos os requisitos técnicos e comportamentais, além dos detalhes da vaga, como remuneração, benefícios e horários.

Quanto mais informações você disponibilizar ao candidato, menos currículos inadequados vai receber, o que otimiza o processo de triagem. 

Aposte em ferramentas com IA

A revolução tecnológica trouxe diversas ferramentas que podem auxiliar na otimização das tarefas do RH, trazendo ganho de tempo e redução de custos. E com o Recrutamento e Seleção isso não é diferente.

As plataformas de recrutamento com Inteligência Artificial são capazes de reduzir as chances de erros na análise de currículos, minimizando consideravelmente o trabalho operacional do setor. 

Quais os benefícios de contar com IA em processos de R&S?

O principal benefício de contar com ferramentas de recrutamento e seleção com IA é o ganho de eficiência para o RH. Esse tipo de solução ajuda a encontrar os profissionais de forma mais rápida e com maior precisão. 

A automação torna o trabalho de atração e seleção até três vezes mais rápido, já que o processo de triagem de currículos acaba sendo feito pela própria plataforma conforme as competências técnicas e comportamentais dos candidatos e as exigências apontadas pela empresa. 

Outra vantagem de apostar nesse tipo de ferramenta é que você evita perder bons candidatos por conta de processos muito longos. Lembre-se que, quando o profissional é capacitado, ele é abordado por diversas companhias. Assim, quem conta com um recrutamento lento, pode ser deixado para trás nessa corrida por talentos. 

Afinal, como contratar as pessoas certas com mais agilidade?

Até aqui, você já percebeu que automatizar processos e contar com softwares de recrutamento com IA pode fazer toda a diferença no seu tempo de preenchimento das vagas, proporcionando ao RH mais eficiência e agilidade em seus processos. 

Mas para que essa estratégia gere frutos, é essencial contar com ferramentas bem estruturadas e inteligentes, como a plataforma de Recrutamento e Seleção da Sólides. Com ela, é possível automatizar os processos seletivos utilizando Inteligência de Dados, People Analytics e Gestão Comportamental para colocar a pessoa certa no lugar certo. 

Além de tornar os processos mais fáceis e ágeis, a plataforma também oferece: 

  • indicadores de recrutamento, para você medir os pontos fortes e fracos do R&S;
  • possibilidade de customização, para deixar o processo seletivo com a cara da empresa;
  • automação de análise, para criar provas técnicas e definir perguntas com caráter eliminatório;
  • banco de talentos, para encontrar e se comunicar com os candidatos sem precisar sair da plataforma;
  • página de carreira, para fortalecer o employer branding

Ademais, para um processo seletivo rápido e eficiente, além da IA, é importante também buscar a melhor experiência para o candidato. Portanto, não se esqueça de aplicar feedbacks, mesmo que o retorno não seja positivo. Quer entender melhor como fazer isso? Baixe gratuitamente o material com modelos de feedbacks para usar no recrutamento.

controle de versão

Saiba como validar suas habilidades com teste para desenvolvedor

desafios técnicos

Desafios técnicos: pesquisa da Coodesh mostra desempenho do desenvolvedor