Afinal, o que é Scala? Essa linguagem de programação, mesmo tendo sido criada em 2001, ainda continua atual. Ela é utilizada nas empresas que precisam operar grandes quantidades de dados.
Pela sua importância, apesar de não ser tão popular no Brasil e no mundo, a linguagem acaba sendo requisitada em muitas vagas de emprego.
Sendo assim, o Dicionário Tech da Coodesh está trazendo hoje este tema, que é válido para desenvolvedores e tech recruiters que desejam ter melhores resultados, tanto na busca de um emprego quanto na de talentos tech.
O que é Scala e como foi sua origem?
A linguagem Scala foi criada pelo cientista da computação Martin Odersky como sendo a Scalable Language ou, simplesmente, Scala. Outros desenvolvedores liderados por Odersky na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Lausana, na Suíça, também contribuíram com o projeto.
O idioma é muito parecido com Java, inclusive ele pode ser executado na JVM (Java Virtual Machine), que é um programa que carrega e executa os aplicativos Java.
Mas, na verdade, ela deu continuidade à linguagem Funnel, que também traz elementos da programação funcional.
A respeito do ano de criação, é interessante observar que a linguagem foi criada em 2001, mas foi lançada em 2003 e teve a sua segunda versão remodelada e apresentada em 2006, como Scala v 2.0.
Características
Para entender o que é Scala, trouxemos alguns aspectos mais importantes ligados a este idioma. Anote aí:
- Multiparadigma;
- Multiplataforma;
- Tipagem estática e implícita;
- Fácil adição de novas bibliotecas ao código;
- Execução na JVM do Java;
- Variedade de bibliotecas nativas para manusear dados em escala.
Vantagens
Além das suas características principais, o desenvolvedor e o tech recruiter precisam entender algumas das suas vantagens. Afinal, por que ela é tão utilizada no back-end e no Big Data?
- Sintaxe exata;
- Menos código;
- Escalabilidade;
- Curva de aprendizado rápido, principalmente para quem já sabe codar em Java.
Aliás, a escalabilidade é obtida porque ela foca no desenvolvimento do server-side stateless. Assim, nenhuma referência ou informação sobre transações antigas são armazenadas. Isso facilita a escalabilidade das aplicações desenvolvidas.
Diferenças entre Scala e Java
Por ser executada em JVM, normalmente são divulgadas as semelhanças entre Scala e Java. Mas trouxemos aqui algumas diferenças entre as duas linguagens:
- Java é uma linguagem mais verbosa, enquanto Scala tem um código mais enxuto;
- Em Scala não é preciso usar “ponto e vírgula” (;) para finalizar uma instrução;
- Scala utiliza técnicas mais funcionais, entre elas, a imutabilidade por padrão, transparência referencial e ainda sintaxe apropriada ao funcional;
- O paradigma mais importante de Java é o imperativo, enquanto Scala usa mais o funcional.
Assim, ela não é tão popular quanto Java, ao longo dos últimos anos, porém tem as suas atribuições que as fazem ser a preferida por muitos desenvolvedores.
Segundo a pesquisa Stack Overflow, 2,6% dos desenvolvedores entrevistados preferem usar apenas Scala nos seus projetos. Já no Índice Tiobe, a linguagem ocupa a 34ª posição (de 1 a 50) com 0,28% da preferência.
Quem utiliza Scala?
Scala é classificada como uma linguagem de alto nível. Ela é utilizada por desenvolvedores Back-end e no Big Data.
Para começar a utilizar o idioma, faça o download aqui. Mas lembre-se que é preciso ter instalado o JDK (Java Development Kit) ou utilizar uma IDE Scala.
Como já dissemos, ela é usada para processar grandes volumes de dados. Entre as startups que utilizam essa tecnologia, estão:
- Twitter;
- Nubank;
- Coursera;
- Asana;
- SoundCloud.
Frameworks mais usados
Depois de entender o que é Scala, ler a documentação da linguagem e conhecer suas principais características e vantagens, é hora de identificar quais são os frameworks mais utilizados:
Akka: o framework Akka é um kit de ferramentas gratuito e de código aberto, que simplifica a construção de aplicativos concorrentes e distribuídos na JVM.
Play framework!: ele surgiu como um framework Java, que fornece suporte à linguagem Scala. Atualmente, o Play Framework! 2.0 é um framework Scala, com suporte à Java.
Conclusão
Você acabou de ver o que é Scala e como essa linguagem é usada para dar escalabilidade a startups que usam muitos dados.
O termo faz parte do Dicionário Tech e pode ser utilizado no desenvolvimento de aplicações back-end e de Big Data. Aproveite para saber mais sobre outros termos aqui. E não deixe de conhecer as ferramentas da nossa plataforma para desenvolvedores e recruiters.