O que é Play Framework?

o que é play framework

O que é Play Framework no desenvolvimento web? Entenda neste conteúdo apresentado pelo Dicionário Tech mais esse termo usado pelos desenvolvedores. 

Basicamente, Play Framework é uma aplicação web de código aberto que segue o padrão MVC (Model, View e Controller). Enfim, ele é escrito em Scala e pode ser utilizado em Java ou em outras linguagens compiladas para bytecode JVM (Java Virtual Machine).

Usado por empresas e plataformas do mundo todo, como Walmart e LinkedIn, essa ferramenta é muito requisitada pelas startups. O motivo é a rapidez que ela proporciona no desenvolvimento de aplicações. Assim, o dia do desenvolvedor torna-se mais produtivo. 

Confira mais detalhes na sequência deste resumo do que é Play Framework. 

Simplicidade e agilidade 

O Play Framework foi construído com base em dois conceitos importantes: 

  • Convention Over Configuration: é um modelo de desenvolvimento de software que busca diminuir o número de decisões que os desenvolvedores precisam tomar. 
  • Kiss (Keep It Simple, Stupid!): é um princípio de design que afirma que as aplicações devem ser tão simples quanto possível.

Sendo assim, se o desenvolvedor seguir todos os passos disponibilizados pelo framework, a própria ferramenta irá conduzir as ações a serem tomadas.

Isso reduz a necessidade de o desenvolvedor fazer configurações extras, como Annotations, XML e outros recursos de metadados. O resultado é a otimização de tempo do desenvolvedor. 

Criação e inspirações 

O desenvolvedor Guillaume Bort criou o Play Framework em meados de 2007. Na época, ele trabalhava na Zenexity, hoje Zengularity SA. 

Os primeiros lançamentos já não estão mais disponíveis, mas o que se sabe é que ele continua recebendo atualizações e sendo requisitado nas vagas de emprego para desenvolvedores web. 

O framework se inspirou em outras tecnologias, como ASP.NET MVC, Django e Ruby on Rails. Portanto, se o desenvolvedor já está familiarizado com essas stacks, pode ter mais facilidade para aprender Play Framework. Mais informações estão no site da tecnologia. 

Scala e Java 

Como você viu, o Play Framework roda principalmente com Scala e Java na programação do lado back-end. Sendo assim, vamos relembrar um pouco dessas duas linguagens. 

  • Scala: é uma linguagem de programação estaticamente tipada e que suporta a programação orientada a objetos e a programação funcional conjuntamente. O código-fonte escrito em Escala roda em JVM e, assim, em todas as plataformas. 
  • Java: é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por James Gosling. A linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado pela JVM. É uma das linguagens mais antigas e populares. 

Vantagens 

Em síntese, o Play Framework é uma boa escolha e, como o próprio nome sugere, é divertido e leve para o desenvolvedor. 

Isso porque ele consegue livrar o developer de uma série de configurações e arquivos de mapeamento. 

Além disso, ele fornece testes integrados, integração com IDEs e outros benefícios que o profissional pode aprender a cada dia. 

Conclusão 

Agora que você já leu sobre o que é Play Framework, continue acompanhando os termos já mostrados no Dicionário Tech para ter ainda mais conhecimento sobre a área tech. 

Se você é tech recruiter, é importante entender este e outros termos usados nas equipes de desenvolvimento. E para melhorar suas técnicas de recrutamento, aproveite para se cadastrar na plataforma Coodesh e encontrar os talentos ideais para a sua empresa.

Mas se você é desenvolvedor, amplie os seus conhecimentos e aprimore seu currículo criando o seu perfil na plataforma Coodesh para ter acesso a vagas de emprego e validar seu perfil profissional para ser encontrado pelas empresas.

fazer to do list em react

Como fazer uma to do list em React?

máquina de atração de talentos

Como criar máquina de atração de talentos na área tech