Workshops internos: uma ferramenta poderosa para reter desenvolvedores

workshops internos

Os workshops internos para desenvolvedores ajudam a reter talentos na sua empresa. Mas é preciso que os temas sejam relevantes para atrair a atenção da equipe. Se a sua empresa ainda não tem essa cultura, veja as dicas deste conteúdo. 

Toda empresa com profissionais de TI se preocupa com a retenção de talentos. Isso porque os desenvolvedores costumam parar menos tempo na mesma empresa devido às vagas que estão pipocando no mercado. Além disso, todo DEV ama um desafio e pode se sentir desestimulado após passar muito tempo no mesmo emprego. 

Contudo, a rotatividade de profissionais do setor é prejudicial para a organização. Gastos com a atração de talentos, queda da produtividade e atrasos nas entregas estão entre os malefícios desse entra e sai de funcionários. 

Sendo assim, a meta é segurar o desenvolvedor por mais tempo possível na empresa. Se ele for talentoso e habilidoso, vai contribuir com o alcance de metas e o bom resultado do negócio. 

Se você já desenvolve estratégias de retenção, aplique também os workshops internos. Saiba mais nas linhas a seguir. 

Por onde começar? 

Se você acha que workshops internos fazem sentido para a sua empresa, ajudando a reduzir o índice de turnover, veja os passos mais importantes para adotá-los. 

Levantamento do perfil 

O primeiro passo é realizar um levantamento das preferências da sua equipe. 

Monte um questionário, que pode ser via formulário do Google, para entender quais são os anseios dos seus desenvolvedores. Afinal, será que eles desejam saber mais sobre soft skills, hard skills ou temas paralelos, como meditação, educação financeira e autoconhecimento? 

LEIA TAMBÉM 

Os 10 principais desafios na retenção de desenvolvedores e como superá-los

Entender o perfil do seu time é o primeiro passo. Do contrário, se você resolver pular essa etapa e oferecer workshops internos que apenas o gestor acha importantes, você corre o risco de não engajar o desenvolvedor. O time pode acabar encarando o treinamento como um fardo ou como um ladrão de tempo dentro das suas tarefas e compromissos. 

Planeje os workshops internos 

Com uma previsão dos principais temas em mãos, parta para o planejamento. Responda a perguntas, como: qual será a constância, quem serão os convidados, quais os dias e horários que deverão ser reservados na agenda, se demandará orçamento, se haverá apenas brindes para os participantes, qual será o tempo de duração, enfim, deixe tudo organizado. 

Divulgue internamente 

Os workshops internos terão mais engajamento se você divulgá-los com antecedência de cerca de 15 dias. Afinal de contas, se a divulgação interna ocorrer na mesma semana, o seu evento poderá ter uma baixa participação. Isso porque, com a agenda fechada para o evento, os gestores e desenvolvedores não marcarão outras calls ou saídas da empresa. Assim, eles reservarão um período da sua jornada de trabalho para dedicar ao workshop. 

Aproveite datas temáticas 

Além dos temas sugeridos pelos próprios desenvolvedores, você pode incluir datas temáticas, como o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, para falar sobre diversidade, ou ainda o Dia do Bug, para abordar a importância dos testes automatizados. Enfim, tenha sempre em mãos um calendário de datas comemorativas ligadas ao setor de TI para servir de inspiração para os workshops. 

Além dessas dicas, também é importante que você grave os workshops internos e disponibilize-os para as pessoas que não puderam participar porque estavam de férias ou em outro compromisso. 

E quanto ao formato do treinamento, ele pode ser on-line, através de ferramentas já conhecidas, como o Google Meet ou Zoom, ou físico, em uma sala de reuniões da empresa ou num espaço neutro, como um coworking. 

Convide profissionais seniores do time para os workshops internos 

Uma forma de valorizar e reter os desenvolvedores seniores da sua equipe é convidando-os para ministrar workshops internos. 

Com essa estratégia, você demonstra a valorização da empresa para com o funcionário e pode compartilhar a expertise do developer com os demais membros da equipe. 

Dessa forma, você contribui para a retenção do profissional, tanto o sênior, que se sente valorizado e motivado por estar à frente de um novo projeto, quanto do júnior ou pleno, que enxergará no DEV um mentor com quem poderá contar sempre que tiver uma dúvida. 

Os treinamentos também ajudam a despertar novas habilidades nos desenvolvedores convidados para ministrá-los, como oratória, comunicação e foco. Normalmente, algumas dessas soft skills não são o forte de developers, que são mais dedicados a processos internos e que não os colocam no foco de atenções. 

Por isso, um pouco de empatia para auxiliar os desenvolvedores que estarão à frente das palestras sempre será bem-vindo. Na medida do possível, auxilie-o a organizar a apresentação, a perder a timidez e a entregar o seu melhor. 

Dicas de temas para workshops internos para desenvolvedores 

Como falamos acima, é interessante que o seu time de desenvolvedores fale sobre os treinamentos que gostaria de participar. Mas se você quiser estimulá-los, principalmente na fase de implantação das palestras, confira algumas temáticas que sugerimos: 

Área tech

  • A importância das metodologias ágeis;
  • Boas práticas de code clean;
  • Segurança da informação; 
  • O uso das ferramentas de Inteligência Artificial. 

Soft skills 

  • O poder da comunicação;
  • Como gerenciar seu tempo; 
  • Controlando o estresse; 
  • Como ter mais foco. 

Assuntos gerais

  • Saúde financeira para fechar o mês no azul; 
  • Autoconhecimento;
  • Práticas de meditação;
  • Dicas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Além disso, você pode incluir gestores de outros setores dentro dos workshops internos para desenvolvedores. Imagine que a sua empresa acabou de instalar um Comitê de Diversidade. Você pode convidar o coordenador desta área para um treinamento. Ou imagine que a empresa está reforçando suas ações de ESG (Environmental, Social and Governance) e você pode aproveitar a brecha para convidar um especialista nesta área para conversar com o seu time. 

Conclusão 

Seu programa de workshops internos pode contar com a participação de uma equipe multidisciplinar, com pessoas do RH e do marketing em sua organização. Afinal de contas, tais ações também se encaixam nas estratégias de endomarketing e de employer branding do seu negócio. 

A retenção de talentos por meio de workshops internos estimula o aprendizado contínuo e favorece a integração da equipe. Por isso, é seu papel, como gestor de pessoas, defender a realização de workshops que aprimorem as habilidades da equipe de desenvolvimento. 

Gostou das dicas? Que tal começar o seu programa de workshops abordando a importância da diversidade e inclusão? Preparamos um e-book de vagas afirmativas com informações gerais sobre o tema. Baixe o e-book aqui.

E aproveite para conhecer a plataforma de mapeamento de skills.

rotatividade de desenvolvedores

Rotatividade de desenvolvedores: dicas práticas para manter a equipe motivada

o que é ruby on rails

O que é Ruby on Rails?