O que é Clean Code e por que ele é importante?

Você sabia que a manutenção de um software é tão importante quanto a sua construção? Mas para mantê-lo, é importante adotar práticas de Clean Code (Código Limpo) no time de desenvolvimento. 

Já ouviu falar na regra do bom escoteiro? Deixar o acampamento mais limpo do que encontrou. E essa regra também deve ser seguida pelo developer que começa a fazer a manutenção em um software. 

Portanto, o Clean Code é mais do que uma metodologia, é um conceito que é muito adotado nas equipes de tecnologia de empresas e startups para deixar o software o mais longe possível dos riscos de bugs e em dia. 

Veja, portanto, neste artigo os principais princípios, as boas práticas e as vantagens de trabalhar com o foco no código limpo. 

Como surgiu? 

O Clean Code e as suas técnicas foram apresentadas pela primeira vez no livro “Clean Code: a Handbook of Agile Software Craftsmanship”. O livro foi escrito por Robert Cecil Martin (conhecido como Uncle Bob) e lançado em 2008. 

Martin é conhecido na área de desenvolvimento desde 1970. Ele é um dos 17 signatários do Manifesto Ágil, escrito em 2001. Seu livro sobre Código Limpo se tornou um best seller na área. Hoje ele é consultor e escritor de livros que abordam o tema. 

7 regras do Clean Code 

Em seu livro, Robert Cecil Martin define pelo menos 7 boas práticas de uso do Clean Code para deixar o código rodando perfeitamente. Veja quais são elas a seguir: 

  1. Nomes são importantes: é importante definir um nome claro e objetivo para o seu código, seja ele uma variável, uma classe, um método, uma função ou um parâmetro. E não se preocupe se o nome for muito grande, desde que ele seja necessário. 
  2. Regra do escoteiro: ou seja, deixe tudo mais limpo do que encontrou. Isso quer dizer que você deve deixar o código mais limpo do que quando começou a sua manutenção. 
  3. Seja o autor do código: entenda o código como uma história a ser contada. E para ela ser perfeitamente entendida, é importante que ela tenha funções simples e pequenas, ou seja, as menores possíveis. 
  4. Não repita a si mesmo (Don’t repeat yourself): esse conceito, abordado no livro The Pragmatic Programmer (de David Thomas e Andrew Hunt) mostra que não deve haver duas partes do software exercendo a mesma função. 
  5. Comente somente o necessário: se for para comentar, que o developer se restrinja ao necessário, pois como os códigos são modificados e os comentários não, pode haver problemas futuros com os comentários já realizados. 
  6. Tratamento de erros: quando as coisas derem errado, a pessoa desenvolvedora precisa continuar garantindo que o código fará o que precisa. Nesse sentido, é importante tratar o erro para evitar maiores transtornos. 
  7. Testes limpos: um código é considerado limpo após os testes. Por essa razão, os testes também devem ser limpos, ou seja, executados da melhor maneira possível por qualquer pessoa da equipe. 

Dicas para um bom entendimento do código 

Além de acompanhar as 7 regras do Clean Code acima, também é importante seguir algumas dicas para o bem entendimento do código. Veja, portanto, mais detalhes a seguir. 

  • Evite condicionais negativas;
  • Evite dependências lógicas;
  • Não use muitos strings;
  • Seja consistente;
  • Seja legível; 
  • Facilmente testável; 
  • Fácil de ser mantido;
  • Utilize variáveis concisas. 

De modo geral, é bom frisar que o DEV perde mais tempo entendendo um código e tentando refazê-lo do que criando um novo. E como nas equipes ágeis, o tempo deve ser otimizado a todo custo, é importante seguir boas práticas para ter um código limpo e facilitar o trabalho de todos. 

E o que pode ser considerado um código de fácil manutenção? Geralmente, ele é um código com alta coesão, que utiliza SOLID, com técnicas de Design Patterns e ainda com baixo acoplamento, entre outros detalhes. 

Conclusão 

Enfim, um código mal feito irá atender as necessidades, mas os problemas serão inevitáveis, principalmente na hora da sua manutenção ou atualização. 

Nesse sentido, é fundamental seguir as regras do Clean Code para que o código seja mais funcional e consuma tempo desnecessariamente da equipe. 

E, então, você já conhecia as premissas desse conceito? Estude outras metodologias começando por aqui. Continue acompanhando os conteúdos da Coodesh. Se você é developer, aproveite para fazer parte da nossa comunidade e conferir as vagas para DEVs divulgadas por empresas parceiras na nossa plataforma.

Análise de dados: veja o que faz cada área dessa profissão

O que é CSS?