Rotatividade de desenvolvedores: dicas práticas para manter a equipe motivada

rotatividade de desenvolvedores

A rotatividade de desenvolvedores é um fator negativo que precisa ser administrado na sua empresa. É normal ter entrada e saída de funcionários, mas quando isso se torna a regra há algo que precisa ser avaliado e reparado. Por onde começar? Veja as dicas deste conteúdo. 

O índice de turnover precisa ser controlado para evitar prejuízos à empresa. O principal deles é o dano financeiro. Um levantamento do Employee Benefit News (EBN) – plataforma de insights de especialistas para gestores de pessoas – estima que a reposição de um talento custa 33% do salário anual do profissional. Isso sem contar o desgaste e a queda de produtividade provocados pela saída do desenvolvedor da sua empresa. 

Para entender melhor esse cenário, veja a seguir os principais motivos que levam o DEV a sair da sua empresa e ingressar em outra organização. 

Motivos que levam o desenvolvedor a pedir demissão 

Sua equipe de desenvolvimento representa os mais altos salários da sua empresa. Além disso, os resultados desse time fazem toda a diferença nos lucros do negócio. Se o seu principal produto é um aplicativo ou website de e-commerce, é preciso ter desenvolvedores talentosos para evitar problemas e proporcionar uma boa experiência ao usuário. 

Contudo, a rotatividade de desenvolvedores acaba prejudicando as entregas e a própria relação com o cliente. Afinal, por que os developers não param na empresa? Confira os principais motivos a seguir. 

Salários baixos 

Embora o salário não seja o principal fator, ele não deixa de ser importante. Se o mercado paga x, e a sua empresa paga y, a tendência é um alto índice de turnover. Contudo, se a sua empresa ainda não está consolidada no mercado ou se ainda é uma startup que está testando seu produto, acrescente outros atrativos à política remuneratória, como um cartão de benefícios. Aproveite para ver a faixa salarial paga no mercado para desenvolvedores.

SAIBA MAIS 

Como implementar uma cultura de feedback eficaz para reter desenvolvedores?

Falta de benefícios 

Seguindo o mesmo raciocínio anterior, o desenvolvedor pode trocar a sua empresa por outra, motivado apenas por um plano de saúde, um cartão de benefícios, um subsídio nos estudos ou algo parecido. 

Liderança fraca 

Se o líder do setor não exerce o papel de líder, não fornece feedback estruturado e não acompanha o crescimento dos seus liderados, é bem provável que o desenvolvedor se sinta desmotivado. A situação se agrava se a empresa tiver uma cultura tóxica, na qual o líder pressiona muito por resultados e acaba minando a saúde mental dos membros da equipe. Por isso, é importante se policiar e adotar avaliações internas para medir o grau de satisfação dos times. 

Falta de cultura organizacional

A cultura organizacional é o DNA da empresa. Mas quando a organização não tem uma cultura definida, ela afugenta os profissionais que vieram de big techs ou grandes organizações tradicionais ou ainda que prezam por um local de trabalho organizado e com regras claras e objetivas. 

Quantidade e não qualidade 

É frustrante quando o gestor de TI pede para que os desenvolvedores façam o máximo possível de projetos sem se atentar à qualidade. Enviar um produto incompleto, que não foi totalmente testado, ao cliente, é desestimulante. Com isso, aumenta-se o retrabalho, o que acaba aumentando a rotatividade de desenvolvedores. 

Mudança de requisitos 

Desenvolver um software leva tempo. Não há nada que roube mais o gás de um desenvolvedor do que mudar os requisitos e as prioridades a todo tempo. O desenvolvedor mal acabou a sprint e descobre que há mudanças no projeto. Por isso, é importante ter foco e constância nos trabalhos. 

Para entender melhor os motivos que levam seus desenvolvedores a deixarem a sua empresa, é muito importante traçar um plano de avaliação nos desligamentos. 

O seu RH pode realizar um mapeamento do que leva os developers a saírem, como salários, liderança, falta de perspectiva, proposta melhor do concorrente, entre outros motivos.

Além disso, adote um programa de upskilling, que é a melhoria das habilidades já existentes. Desenvolvedores sempre estão em busca de conhecimento. Sendo assim, é melhor ainda quando essa iniciativa parte da própria empresa. O desenvolvedor se sentirá valorizado e reconhecido. 

Mas para implantar uma cultura de upskilling, é necessário saber qual é o nível de conhecimento do DEV em determinadas áreas. Por isso, a aplicação de testes técnicos se torna indispensável neste processo de retenção

Como manter o engajamento dos desenvolvedores? 

Uma equipe com alta rotatividade de desenvolvedores não dá continuidade aos projetos, desestimula quem se mantém na empresa e reflete na saúde financeira do negócio. 

Por isso, o desafio não termina na hora da contratação do talento, mas apenas começa. Veja a seguir insights para manter o engajamento dos developers. 

  • Adote uma cultura de workshops com profissionais do nível sênior da equipe;
  • Aplique avaliações internas de satisfação; 
  • Aposte na força da liderança;
  • Crie um plano de carreira;
  • Implante benefícios; 
  • Inspire confiança;
  • Invista em employer branding; 
  • Invista na comunicação;
  • Tenha uma política salarial e de benefícios compatível com o mercado. 

Seguindo essas dicas, é bem provável que a médio e longo prazo, a sua equipe de desenvolvedores tenha um ciclo de vida maior na sua empresa. 

A rotatividade continuará existindo. Aliás, só para lembrar, existem dois tipos de rotatividade: 

  • Voluntária: ocorre quando o funcionário pede demissão porque aceitou outra proposta de emprego ou está tocando um projeto pessoal ou um negócio próprio; 
  • Involuntária: é registrada quando a empresa realiza cortes motivados por contenção de despesas ou mudança estrutural. 

Conclusão 

A prevenção é o melhor remédio. Por isso, antes que você veja seus DEVs pedindo demissão, atue preventivamente, transformando a gestão de talentos, aplicando testes técnicos e incentivando seus funcionários a crescer dentro de uma empresa preocupada com o bem-estar de todos. Aproveite que você chegou ao fim deste conteúdo para conhecer a Coodesh. Somos uma HR tech voltada à área de recrutamento e validação técnica de desenvolvedores. Confira nossos serviços aqui.

o que é vuetify

O que é Vuetify?

workshops internos

Workshops internos: uma ferramenta poderosa para reter desenvolvedores