Retenção de desenvolvedor sênior: investir na equipe traz resultados a longo prazo

retenção de desenvolvedor sênior

Seu problema é a retenção de desenvolvedor sênior na sua startup? A alta taxa de turnover na equipe de desenvolvimento é ainda mais grave quando envolve profissionais de nível avançado. Desenvolvedores menos experientes sentem-se desestimulados com a falta de retenção dos seus mentores, a produtividade cai e as metas ficam cada vez mais inatingíveis. 

A solução para este problema está no engajamento desses profissionais. Mas como reter desenvolvedores de nível avançado sem focar apenas nos salários? É claro que uma boa política de remuneração e de benefícios atrai e retém os profissionais, contudo, é preciso ir além. 

Uma das dicas deste artigo é promover a retenção de desenvolvedor sênior através de estratégias de upskillings, com treinamentos e avaliações periódicas. Pronto para começar uma nova ação de retenção de desenvolvedor sênior na sua startup? Continue a leitura deste artigo. 

Dicas para reconhecer um DEV Sênior 

Há muitos memes na internet que sugerem como identificar um desenvolvedor sênior. Mas na maioria das empresas, os DEVs de nível avançado são reconhecidos por meio de algumas características, como: 

  • Experiência;
  • Habilidades técnicas;
  • Decisões;
  • Gerenciamento do tempo;
  • Autodidatismo;
  • Perfil analítico; 
  • Autossuficiência;
  • Assertividade;
  • Resolução de problemas.

Todas essas características reunidas, ou pelo menos a maioria delas, torna um programador em sênior. Muito embora as empresas tenham seguido um movimento de não olhar apenas para os anos de experiência no currículo, alguns recrutadores ainda consideram que um DEV Sênior tem 8 ou 10 anos de experiência, por exemplo. Porém, cada dia mais, os processos seletivos têm se pautado nas habilidades e competências do profissional. 

De modo geral, desenvolvedores com esses atributos já alcançaram a maturidade profissional. Nem por isso, eles param de estudar, de testar seus conhecimentos e de se aprimorar. Afinal, a indústria de software é muito dinâmica e exige a aplicação do conceito de lifelong learning (educação continuada). 

LEIA TAMBÉM

Como aplicar upskilling em equipes de desenvolvedores?

8 maneiras de promover a retenção de desenvolvedor sênior 

Agora que você já viu como reconhecer um desenvolvedor sênior indo além dos anos de experiência profissional, veja dicas de como reter este profissional de nível avançado. 

Lembre-se, sobretudo, que um developer sênior acaba sendo o pilar de uma equipe formada por profissionais dos níveis pleno e júnior. 

Isso porque, mesclar perfis é interessante, montando equipes com uma boa proporção de programadores de diferentes senioridades. Contudo, os DEVs sêniores acabam atraindo profissionais iniciantes que querem aprender macetes, receber orientações e direcionamentos de carreira. 

1. Respeite o valor de mercado 

Indo direto ao ponto: pague um valor justo pelo seu trabalho. A política salarial deve levar em conta o mercado, o pacote de certificações do profissional e os resultados que ele traz à empresa. Além disso, não tente contratar um profissional pleno e impor tarefas de um sênior, pois isso acaba depondo ao seu desfavor. 

2. Tenha um plano de carreira 

Estabeleça uma avaliação periódica dentro do seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) com um plano de carreira, elevando o salário conforme a evolução do profissional ou promovendo-o para cargos de liderança, de acordo com a disposição do talento em questão e com as necessidades da empresa. 

3. Forneça uma visão ampla do projeto 

Muitas empresas, principalmente as maiores, acabam adotando o microgerenciamento, mas nem sempre ele é positivo para o DEV sênior. Ao fazer apenas o que lhe cabe, dentro desse conceito, o desenvolvedor experiente pode se sentir desestimulado. Para reverter essa percepção, adote reuniões diárias ou semanais com toda a equipe ou com outras lideranças para que o desenvolvedor entenda melhor o contexto do código que está executando. Com uma visão panorâmica, ele consegue se engajar mais e melhor. 

4. Tenha um ambiente saudável 

Cultive uma cultura de relacionamentos saudáveis dentro da empresa. Nesse quesito, as lideranças têm um importante papel. Mas os pares também. Por isso, avalie os perfis no período do recrutamento, adote workshops internos sobre soft skills, promova a diversidade na equipe e ainda não perca as oportunidades de conversar com os DEVs para saber se está tudo bem. 

5. Crie uma cultura de feedback 

Quando o desenvolvedor sênior, ou qualquer outro profissional, recebe feedbacks constantes, quando o líder usa as técnicas da comunicação não violenta, quando os ajustes são feitos dentro do timing ideal, o talento se mantém engajado na equipe e na empresa. Feedback é como “sopa” e deve ser servido “quente”. Além disso, precisa ser individual em reuniões periódicas de 1 a 1. 

6. Tenha lideranças inspiradoras 

Metade dos funcionários em geral troca de emprego porque quer escapar de determinado gerente, segundo uma pesquisa da Gallup que ouviu 7,2 mil trabalhadores. No setor de TI não é diferente. Aliás, só para complementar, um estudo da plataforma LaunchDarkly mostrou que 67% dos desenvolvedores deixam um emprego por causa da pressão sobre erros cometidos nas tarefas. Portanto, treine seus líderes para promover um ambiente saudável a fim de extrair o melhor de cada talento. 

7. Estimule o aprendizado de novas habilidades 

É claro que há diferentes perfis de profissionais, como os mais flexíveis e outros menos. Contudo, ao ingressar no mercado de trabalho tech a tendência é que o talento seja flexível ao aprendizado de novas tecnologias. Afinal, os novos frameworks e linguagens de programação surgem a todo momento. Portanto, mantenha um canal de conversação com o tech lead ou CTO para que os desenvolvedores seniores possam estar em constante aprendizado. O ideal é oferecer treinamentos e subsídios em cursos. Aliás, o próprio conhecimento do desenvolvedor sênior pode ser melhor aproveitado com workshops internos dados por ele aos DEVs iniciantes. 

8. Ofereça jornadas flexíveis 

Muitos developers parecem ter hábitos noturnos, assim como muitas espécies do reino animal. Verdade ou não, é interessante imaginar que o profissional pode se sentir mais produtivo fora do horário comercial e está tudo bem. Mas se as regras trabalhistas não permitirem, ofereça da mesma forma horários flexíveis à equipe de desenvolvedores, priorizando a entrega das tarefas da sprint e não apenas o cumprimento de horários.

Estabelecer uma cultura de upskilling é fundamental 

Upskilling é um termo muito utilizado para designar o aprendizado contínuo e o aprimoramento de habilidades que já existem. 

Portanto, crie um planejamento com estratégias para promover uma cultura de upskilling na startup. Para saber onde chegar, é importante conhecer o nível do profissional. E para conhecer o nível de maturidade em certas tecnologias é crucial testar o desenvolvedor. 

A Coodesh possui uma plataforma de assessment que permite ao RH aplicar testes personalizados, com correção automática e resultados precisos. Os testes são aplicados nas mais diversas linguagens e frameworks. 

Conclusão

A retenção de desenvolvedor sênior precisa ser construída com planejamento e foco para evitar a evasão de talentos para empresas concorrentes. 

Isso porque não é apenas o salário que segura o desenvolvedor na sua startup, mas sim o conjunto de ações que envolvem reconhecimento, clima organizacional e uma cultura de feedback propícia ao crescimento profissional. Já que encerramos o último bloco deste conteúdo falando sobre a plataforma de assessments da Coodesh, acesse também todos os recursos do produto de mapeamento de skills para saber mais!

o que é zig

O que é Zig?

líder do futuro

Como será o líder do futuro?