Os 10 principais desafios na retenção de desenvolvedores e como superá-los

retenção de desenvolvedores

A retenção de desenvolvedores é uma dor de cabeça para muitas empresas. Se você também tem essa dificuldade, saiba que não está sozinho. Mas é preciso criar mecanismos para superar os problemas. Afinal, a alta rotatividade nesta área gera prejuízos à empresa e queda de produtividade na equipe. 

Muitos motivos levam um desenvolvedor a trocar de emprego. Pode ser um desejo pessoal de viver novos desafios, de ser chamado na empresa dos sonhos ou de estar descontente com a atual empresa. 

Nesse sentido, o que o RH pode fazer? Ele pode (e deve) usar estratégias para reter e engajar talentos. Lembrando que a implantação de melhorias não depende apenas do seu setor. Por essa razão, é importante olhar para a retenção de desenvolvedores sob várias perspectivas. Afinal, todos ganham com a permanência do developer na empresa.

Alguns desafios e formas de superá-los estão reunidos neste conteúdo. Leia até o final e leve insights para o seu RH. 

Desafio #1: Concorrência 

Não é novidade para ninguém que a concorrência está acirrada no mercado de tecnologia. Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta para uma demanda de 797 mil talentos tech entre 2021 e 2025 no Brasil. 

Mesmo com a onda de demissões no setor (Meta, Amazon, Microsoft e Alphabet já demitiram 70 mil funcionários em apenas 5 meses), a concorrência por desenvolvedores ainda é alta. Não bastasse a demanda interna, o tech recruiter ainda tem que superar as ofertas das empresas internacionais que estão de olho nos DEVs brasileiros. 

SAIBA MAIS 

Descubra as melhores práticas para reter desenvolvedores

Desse modo, o desenvolvedor que está trabalhando neste momento na sua empresa pode receber convites de outras organizações. Para reter desenvolvedores neste cenário é preciso reunir atrativos, como benefícios, plano de carreira, cultura forte e salários compatíveis. 

Desafio #2: Oportunidades 

O desenvolvedor, como qualquer outro profissional, quer crescer. No entanto, a sua empresa pode estar sufocando esse desejo com uma cultura fraca, fluxos de trabalho engessados, falta de cursos, ausência de um plano de carreira e lideranças inflexíveis.

Dessa forma, o RH pode estudar e implantar planos de crescimento pessoal. Uma dica é criar PDIs (Planos de Desenvolvimento Individuais) dissolvidos nas sprints, com feedbacks frequentes e ajustes facilitados.  

Desafio #3: Cultura organizacional

A cultura organizacional é o DNA de uma empresa, onde o desenvolvedor pode se reconhecer nela e caminhar junto. No entanto, muitas empresas não têm uma cultura estabelecida. 

Lembrando que a cultura organizacional é o conjunto de ações, valores e propósitos que direcionam a caminhada para o alcance dos objetivos propostos. E quando não se tem esses pilares, fica difícil reter o talento que busca um diferencial no mundo corporativo. 

Afinal, a cultura organizacional clara está alinhada à motivação do colaborador em atuar numa empresa que tenha objetivos semelhantes aos deles. 

Nesse sentido, repense a sua cultura organizacional e reflita: Ela está clara? Ela é seguida? Seu posicionamento no mercado reflete os pilares da sua cultura?

Desafio #4: Suporte 

Uma barreira na retenção de desenvolvedores é a falta de suporte e de recursos da empresa. Já imaginou um desenvolvedor tendo que usar um computador lento? 

Se o talento não dispõe de todas as ferramentas para entregar aquilo que lhe é exigido, a tendência é que ele se sinta desconfortável e desmotivado. 

Portanto, não importa se o trabalho é remoto, híbrido ou presencial, pois a empresa deverá oferecer os recursos necessários para que o DEV produza seus códigos de maneira satisfatória. 

O preço que ela paga pela falta de estrutura é a alta rotatividade de developers. Por isso, é muito comum que startups e scale-ups busquem aportes financeiros para equipar seus escritórios. Entretanto, com a queda nos investimentos (um levantamento do Distrito mostra que no primeiro trimestre de 2023 houve uma queda de 86% nos aportes em startups brasileiras), o suporte tem sido impactado. 

Desafio #5: Comunicação 

Outro desafio na retenção de desenvolvedores reside nas falhas de comunicação e de feedback. Quando o desenvolvedor não consegue se comunicar com clareza com seu Tech Lead ou CTO, seu trabalho operacional pode ser prejudicado devido à frequência do retrabalho e à falta de harmonia em equipe. 

Além disso, a comunicação está ligada ao feedback. Se o DEV só recebe feedback duas vezes por ano, ele continua repetindo erros que podem levar a resultados que estão aquém do esperado. 

Para reverter esse quadro, é importante que o RH trabalhe em sintonia com as lideranças da área de desenvolvimento a fim de aprimorar a comunicação com talks internos, manuais, check-lists e outras ações. 

Temos que lembrar que o trabalho remoto traz maiores desafios à comunicação. Considerando que 42,98% dos desenvolvedores fazem home office (segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2022), é preciso falar sobre isso, seja no onboarding ou nas demais fases do talento na empresa.  

Do mesmo modo que a falta de comunicação é prejudicial, os constantes chamados no Slack, por exemplo, desestimulam e distraem os developers. Portanto, se for necessário, aplique um treinamento sobre comunicação na sua empresa. 

#Desafio 6: Sistema legado 

O sistema legado nada mais é do que uma tecnologia obsoleta e que ainda está em utilização na sua empresa. Linguagens, frameworks e bibliotecas que já foram substituídas por outras mais modernas, mas que ainda são a base dos projetos técnicos da sua empresa são verdadeiros “baldes de água fria” nas aspirações do desenvolvedor que, não se esqueça, quer se sentir desafiado no emprego. 

Portanto, o grande problema de manter um sistema legado é criar uma desconexão com o desenvolvedor, que tende a ficar insatisfeito. Automaticamente, um DEV desestimulado vai procurar outro emprego. 

#Desafio 7: Reuniões 

Com certeza, você já ouviu de um desenvolvedor que a reunião poderia ser substituída por um e-mail. E, infelizmente, na maioria das vezes ele tem razão. 

Isso ocorre pela falta de foco das lideranças ou até mesmo pela ausência de habilidade do gestor ou de um par de resolver certas pendências utilizando a boa e velha comunicação por texto. 

Por conta disso, esse detalhe pode se somar aos demais já citados e virar um forte motivo para o desenvolvedor procurar outro emprego. Afinal, no Scrum as dailies das sprints devem ter, em média, 15 minutos. O tempo é suficiente para que cada membro da squad possa dizer o que fez, o que vai fazer e o que está lhe impedindo de fazer algo. Mas é muito importante ter foco para que a chamada não se estenda com frequência para não causar a repulsa do developer por esse tipo de interação. 

#Desafio 8: Work-life

Você já conhece o conceito de work-life balance? Ele nada mais é do que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A empresa que reconhece a necessidade de promover o equilíbrio entre essas duas esferas pode conquistar talentos mais facilmente. 

Portanto, é preciso ter a noção de que, dependendo do funcionário, ele não terá disponibilidade para viagens, para chamadas de vídeo após o horário comercial ou até mesmo para calls de happy hour devido aos compromissos familiares. E está tudo bem! 

Aliás, as companhias que valorizam o work-life balance alcançam benefícios, como o aumento da produtividade, talentos menos estressados, equipes mais engajadas etc. 

#Desafio 9: Employer branding 

A falta de uma política de employer branding também é um dos desafios na hora de reter desenvolvedores. Como você deve saber, o employer branding é a marca empregadora, ou seja, o que faz as pessoas de fora se interessarem em trabalhar na sua empresa. Quando não há uma ação estruturada e estratégica para atrair e reter estes talentos, eles acabam não se engajando com a marca e colocando outras prioridades para a sua vida profissional. Por essa razão, se você deseja reter profissionais, mergulhe na marca empregadora. Para isso, tenha alguns insights a partir do vídeo abaixo. 

#Desafio 10: Recompensa 

Um desafio para a retenção de desenvolvedores, que talvez seja o mais importante, e por isso foi deixado por último nesta lista, é o salário. 

Reconhecer e compensar o desempenho do desenvolvedor com salário compatível é, no mínimo, o fator que mais retém talentos. Portanto, se a sua startup está pagando um valor abaixo do mercado, saiba que esse DEV precisará ser convencido através de outros motivos a permanecer defendendo os seus propósitos. Veja a faixa salarial do mercado hoje. 

Mas além da recompensa em forma de salários, temos bônus, promoções, elogios públicos e reconhecimentos formais. Porém, como falamos, o profissional não quer apenas “mimos”, mas sim feedbacks estruturados em reuniões de one-on-one frequentes.

Retenção de desenvolvedores: o que dizem as pesquisas 

A retenção de desenvolvedores é uma preocupação devido à alta rotatividade dos profissionais tech. E isso não é apenas um achismo. 

Os dados da Bureau of Labor Statistics apontam que a indústria de tecnologia tem as maiores taxas de turnover, ou seja, é de 57,3% quando falamos em desenvolvedores de software.

Já um estudo de 2019 da Stack Overflow mostra que mais de 60% dos desenvolvedores nos Estados Unidos estão abertos a novas oportunidades de trabalho

Segundo a pesquisa da Dice, entre os motivos que levam os DEVs a, mesmo trabalhando, considerarem trocar de emprego, estão a busca por:

  • Maior remuneração: 71%;
  • Ambiente de trabalho melhor: 47%;
  • Avanço na carreira: 32%;
  • Oportunidades para expressar criatividade: 26%.

Como você percebe, as causas estão elencadas entre os desafios enfrentados pelo RH e podem ser superadas com novas ações. 

Afinal, paga-se um alto preço pela falta de políticas de retenção de desenvolvedores. Estima-se uma perda de 160 mil dólares (no cenário dos Estados Unidos) em despesas de recrutamento e treinamento para cada contratação mal feita.

Conclusão 

Em resumo, a retenção de desenvolvedores exige uma ação direcionada do RH em conjunto com a gestão técnica para que os profissionais contratados após um árduo trabalho dos tech recruiters fiquem na empresa o maior tempo possível e, sobretudo, satisfeitos com o emprego. 

Para reter profissionais tech também é importante conhecer o nível das suas habilidades técnicas, pois assim é possível direcionar melhor os planos de carreira. Por isso, as avaliações técnicas são uma ferramenta útil para o RH. 

A Coodesh é especializada em recrutamento e avaliação de desenvolvedores com uma plataforma única para encontrar o talento certo e retê-lo com a ajuda de testes técnicos. 

Conheça as soluções aqui.

o que é Laravel

O que é Laravel?

o que é redis

O que é Redis?