Tech recruiter: qual o seu papel no recrutamento de Devs?

O(a) profissional de Recursos Humanos encontrou uma vertente da sua área profissional que está em franco crescimento. É o recrutamento tech, ou seja, a contratação de pessoas da área de tecnologia. Além de dominar as técnicas de recrutamento e seleção, o tech recruiter tem a missão de encontrar os melhores talentos para as vagas abertas. Se você é desta área, acompanhe as dicas deste conteúdo.

“Tech o que?”: como a carreira é relativamente nova, é bem possível que você tenha que repetir o que faz para cada pessoa que pergunta. Mas se você ainda não é um(a) tech recruiter, porém não vê a hora de trabalhar neste segmento, é preciso acelerar o passo.

Isso porque devido ao crescimento da demanda nesta área, muitas pessoas estão se especializando e aprimorando seus conhecimentos para oferecer o serviço. Aliás, você poderá trabalhar de forma independente ou como contratado(a) em uma organização de recrutamento tech.

Sendo assim, acompanhe neste artigo tudo (ou quase tudo) sobre a profissão: o que faz, quais as responsabilidades, quanto ganha, o que estudar e onde encontrar vagas de emprego. Boa leitura!

O que faz um(a) tech recruiter?

Um(a) tech recruiter é o(a) profissional responsável pelo recrutamento e seleção de profissionais da área de tecnologia, sobretudo desenvolvedores(as) de sistemas.

A pessoa que segue essa carreira também é conhecida por outros nomes, como:

  • IT Recruiter;
  • Developer Recruiter;
  • Dev Recruiter;
  • Recrutador(a) de TI;
  • Recrutador(a) de programadores(as).

Mas é bom saber que graças à transformação digital, à evolução das linguagens e ao aquecimento do mercado tech, a profissão passou a despontar entre as mais desejadas.

Não é à toa que as empresas estão contratando mais tech recruiters. Esse é um movimento natural, já que os(as) recrutadores generalistas não estão qualificados para escolher pessoas desenvolvedoras.

Afinal de contas, este(a) profissional deve conhecer a área de Recursos Humanos e as tecnologias. Porém, o tech recruiter não precisa ser um especialista em TI ou criação de softwares.

Mas é importante que a pessoa da área de recrutamento tech saiba “como a banda toca”, ou seja, as principais linguagens de programação, as carreiras e onde encontrar Devs.

Imagine alguém do RH ser incumbido de recrutar profissionais Ruby on Rails ou Mobile, por exemplo, e não ter noção do que essas funções representam? Como avaliar a pessoa mais competente? O que perguntar na entrevista? Que testes fazer?

Qual a rotina de um(a) tech recruiter?

avisos usados por tech recruiter
Profissional deve planejar e monitorar todas as fases do processo de recrutamento

Como você viu acima, o papel de um(a) tech recruiter é selecionar profissionais de todos os níveis de experiência e de diferenciadas carreiras tech para trabalhar em squads de desenvolvimento em empresas, startups e fintechs.

A rotina de trabalho pode variar de acordo com o tipo de serviço. Isso porque o(a) profissional pode trabalhar como autônomo e prestar consultoria às empresas. Mas também pode trabalhar em empresas e agências de recrutamento.

Basicamente, o(a) trabalhador(a) dessa área exerce o papel de Headhunter fazendo a busca ativa de candidatos(a) ou atuando no fluxo de recrutamento.

Assim, a rotina de um(a) recrutador(a) técnico(a) é cheia de currículos na mesa ou na caixa de mensagens, com várias entrevistas ou calls na agenda para falar com pessoas candidatas possivelmente aptas para as vagas abertas.

Triagem

Portanto, o primeiro passo é fazer uma triagem com base nas hard e soft skills da pessoa interessada na vaga. Em seguida, ocorre a entrevista na qual o tech recruiter nota se o(a) aspirante ao emprego está alinhado(a) ao fit cultural da empresa contratante.

Depois disso, vem a etapa mais significativa que é a avaliação técnica. Nesse sentido, muitas empresas fazem testes práticos, provas ou desafios. Desse modo, o encarregado da área tech pode entrar em ação no fluxo para ajudar a encontrar o melhor talento.

Se a vaga é para Full-stack, por exemplo, é preciso avaliar criteriosamente se a pessoa candidata domina as linguagens e frameworks mais buscados na carreira, como C#, Java ou PHP (quando atua como Back-end) ou HTML, CSS e JavaScript (enquanto a exerce a função de Front-end).

Como ingressar nessa carreira do RH?

Você deve estar pensando: como ingressar nessa carreira, quanto ganha, onde achar emprego, perfil ideal…Por isso, trazemos algumas indicações abaixo. Acompanhe.

Cursos complementares

Salários

Segundo o site GlassDoor, o salário médio pago a um tech recruiter no Brasil é de R$ 5.415,00, mas a remuneração varia conforme a empresa, os anos de experiência e as regiões do país.

Vagas

O(a) profissional dessa área pode encontrar vagas de emprego nos canais de recrutamento tech ou nas agências convencionais de emprego.

Além disso, é importante estar sempre ligado nas comunidades de tech recruiter nas redes sociais. E, por falar em redes sociais, é imprescindível ter um perfil ativo no LinkedIn.

Outra dica é participar de meetups, feiras e palestras sobre a contratação de Devs e outros talentos tech para aumentar a sua rede de contatos.

Perfil

Para ter sucesso como tech recruiter, é importante nutrir algumas habilidades, como as que você verá a seguir.

  • habilidades de comunicação para mostrar às pessoas candidatas que é interessante trabalhar na sua empresa;
  • atualização constante para estar sempre conectado às novidades do mercado tech e falar a mesma língua dos Devs;
  • conhecimento técnico da área de Gestão de Pessoas e familiaridade com temas da TI e desenvolvimento.

Conclusão

Em síntese, o(a) tech recruiter é a pessoa responsável pela contratação de developers na empresa. A demanda pelo(a) profissional vem numa crescente.

Só para se ter uma ideia, a pesquisa da US Bureau of Labor Statistics apontou que a procura por tech recruiter deve crescer 7% até o ano de 2029.

Por isso, se você está em dúvida se deve investir sua energia nesta área, saiba que pode ser bastante proveitoso. Mas se você já se ocupa dessa carreira, aproveite para conhecer a Coodesh.

Somos uma empresa que realiza todo o processo de recrutamento tech para empresas e startups que utilizam a nossa plataforma. Por isso, acesse o nosso site e cadastre sua empresa para encontrar os melhores talentos tech através das vagas anunciadas para Devs.

Aproveite e peça mais informações sobre as nossas soluções clicando aqui.

O que é daily?

Saiba qual é o papel de um Back-end numa startup