O que é e como funciona um marketplace de recrutamento tech: veja exemplos

marketplace de recrutamento

O marketplace de recrutamento tech é uma tendência no meio corporativo que traz benefícios tanto à pessoa recrutadora quanto ao candidato. Com soluções concentradas em uma plataforma digital, o serviço tem várias vantagens, como a economia na contratação e a otimização do tempo. 

Com os desafios do mercado moderno, o setor de Gestão de Pessoas das empresas criou novas estratégias e ferramentas para encontrar bons profissionais. Não basta mais apenas seguir a antiga cartilha de anunciar vagas e esperar que os candidatos mais qualificados apareçam. É preciso valer-se dos benefícios da tecnologia e usar os mais modernos recursos, como Machine Learning e Inteligência Artificial, para explorar todas as possibilidades de um recrutamento bem-sucedido. Ademais, o poder de escolha é o ponto central desse modelo. Confira mais detalhes do conceito de marketplace na área do recrutamento. 

O que é marketplace de recrutamento tech? 

O marketplace de recrutamento tech é um espaço digital onde empresas e candidatos podem encontrar-se, conectar-se e garantir os melhores caminhos, seja para a empresa ou para o profissional. 

Mas qual é a relação com o marketplace tradicional? Só para contextualizar, marketplace é uma palavra em inglês que significa mercado. Trata-se de um modelo de negócio que veio para o Brasil em 2012 unindo empresas e clientes numa espécie de shopping virtual. 

Os exemplos mais tradicionais são os sites da Magazine Luiza, Americanas, Amazon, entre outros. Neles, o cliente pode digitar um termo no campo de busca, como “geladeira”, e encontrar o mesmo produto em várias lojas, podendo assim escolher qual é a melhor opção baseando-se em avaliações de clientes, preço, valor do frete, entre outros elementos. 

LEIA MAIS 

Como avaliar full-stack: confira dicas para recrutadores

Igualmente, no marketplace de recrutamento tech, conhecido também como marketplace de talentos, o candidato digita a vaga desejada e encontra as oportunidades das mais variadas empresas. Enquanto isso, o recrutador seleciona o perfil alinhado com a área desejada e encontra os principais candidatos. 

Em suma, o marketplace de talentos é diferente de todos os outros serviços, como site de vagas, headhunter e consultoria de recrutamento, pois ampliam-se as oportunidades e dá-se maior poder de escolha e decisão aos envolvidos, tanto do lado de empresas quanto do lado de candidatos.   

Esse serviço é uma novidade no segmento e passou a ser adotado por empresas e profissionais que confiam nas soluções tecnológicas e, desse modo, as querem usar em benefício das suas dores no que tange ao encontro das melhores soluções. 

Marketplace de talentos vs headhunter

Afinal, o que é mais vantajoso para a minha empresa: contratar um headhunter ou um marketplace de talentos? Ambos têm o mesmo objetivo, que é encontrar a pessoa ideal para a sua empresa, mas usando caminhos diferentes. 

Basicamente, o headhunter é um profissional autônomo contratado para encontrar os profissionais mais talentosos para a sua vaga. A sua atuação está diretamente ligada ao recrutamento passivo e ativo. Só para lembrar o conceito, o recrutamento passivo está ligado às pessoas que estão procurando emprego ativamente, ao passo que o recrutamento ativo está voltado aos profissionais que não estão abertos a novas propostas, mas mesmo assim podem ser abordados pelos hunters. 

O nome headhunter já revela a sua missão: “caçar” talentos. Por isso, ele desenvolve metodologias e rotinas próprias para encontrar profissionais qualificados e que atendam às expectativas dos seus clientes. 

Entretanto, com um marketplace de recrutamento tech, o próprio tech recruiter da sua empresa poderá encontrar candidatos qualificados. Com um treinamento prévio, ele saberá usufruir de todos os recursos da plataforma e acelerar o preenchimento da vaga sem uma assessoria externa. 

Com as vantagens de uma plataforma que usa machine learning, o tech recruiter ganha mais agilidade e assertividade em perfis específicos, que dependem de uma segmentação automatizada de profissionais de tecnologia. 

Marketplace de recrutamento tech vs consultoria

Na busca pela composição de equipes mais coesas e alinhadas, muitas empresas e startups contratam consultorias de recrutamento. 

Para quem não quer se preocupar com o recrutamento de pessoas para o seu time, a consultoria pode ser a solução, pois ela assume todos os papéis, restando à empresa apenas a decisão pela contratação. 

Uma empresa de consultoria em recrutamento funciona como um serviço especializado de tech recruiters que já têm o devido conhecimento e treinamento para conduzir todas as etapas do processo seletivo, seja com a ajuda de uma plataforma ou não. 

SAIBA MAIS 

10 maneiras de ter diversidade no recrutamento tech

A missão de uma empresa de consultoria em recrutamento é encontrar profissionais que permaneçam contratados e que gerem os resultados desejados. Isso porque uma má contratação resulta em despesas, queda da produtividade e alta taxa de turnover, que é a rotatividade de funcionários na empresa. Portanto, para evitar números negativos, é bom investir numa contratação bem-sucedida. 

Quais as vantagens e benefícios de marketplaces de talentos tech?

Agora que você já sabe a diferença entre um site de vagas, um serviço de headhunter e uma consultoria de recrutamento, veja as vantagens e benefícios de um marketplace de recrutamento tech. 

É bom frisar que o serviço reduz o risco de contratações erradas, é mais ágil e pode ser usado por empresas e startups de todos os portes e momentos de desenvolvimento. 

Em resumo, anote aí as vantagens e benefícios deste serviço: 

  • Ampliação do employer branding em comunidades de tecnologia;
  • Automação de processos e validações;
  • Mais autonomia ao tech recruiter; 
  • Melhor acompanhamento de cada etapa do processo;
  • Menor custo ao contratar;
  • Personalização;
  • Possibilidade de feedback personalizado, melhorando assim a experiência do candidato; 
  • Qualidade da entrega;
  • Redução de erros; 
  • Todos os recursos concentrados num só lugar; 
  • Velocidade de processo;
  • Volume de talentos nichados.

Usando este formato, o RH pode encontrar profissionais que se encaixam nas necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que destina mais tempo para os profissionais do setor se dedicarem a outros projetos que acompanhem o novo contratado, como o onboarding, treinamentos e alinhamentos futuros. 

Quais as tecnologias utilizadas em marketplaces de talentos tech?

Uma plataforma de marketplace de talentos depende de tecnologias avançadas a fim de oferecer bons resultados durante a pesquisa feita por profissionais e por empresas. 

Acompanhe agora alguns recursos que estão diretamente relacionados ao conceito de marketplace digital de talentos. 

IA

A Inteligência Artificial (IA) simula a inteligência humana através das máquinas. Baseada em dados e decisões previamente programadas, a IA é um dos fundamentos do marketplace de recrutamento tech, conduzindo o tech recruiter na escolha dos candidatos alinhados à vaga. 

Big Data

Big Data é o conjunto de informações presentes no sistema de banco de dados. Currículos, resultados de testes teóricos, práticos e comportamentais e dados pessoais estão entre os dados gerados. 

Com a concentração de informações e relatórios de monitoramento das vagas e candidaturas, é possível ter uma visão ampla do processo que permite a melhor tomada de decisões. 

Machine Learning

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina é a capacidade de a máquina aprender com comportamentos repetitivos dos humanos, bem como com o cruzamento de dados. 

Em um marketplace de talentos, a máquina aprende conforme as pesquisas realizadas, escolhas tomadas e apresentação de resultados que mais atendam aos requisitos do recrutador ou do candidato, aproximando-se assim do resultado esperado. 

Marketplaces de recrutamento tech no Brasil

Selecionamos para você alguns marketplaces de recrutamento tech que podem ser consultados na hora de encontrar os talentos certos para a sua empresa. 

Vibbra

A Vibbra foi criada em 2016 com a proposta de ser um marketplace de serviços de software com profissionais gabaritados e experientes. Desenvolvedores, designers, gestores e analistas podem ser contratados com o auxílio da Vibbra. 

BossaBox

Com a BossaBox você tem acesso a squads remotos de alta performance e com profissionais engajados dentro de um prazo de 10 dias. A plataforma tem mais de 20 mil profissionais cadastrados em sua base de talentos. 

EuNerd 

A EuNerd possui mais de 22 mil técnicos cadastrados em seu pool de talentos. Clientes encontram soluções em serviços de informática, conectividade e infraestrutura de redes. 

Revelo Brasil

A Revelo pré-seleciona os melhores currículos para empresas e startups com demandas de profissionais tech fornecendo ferramentas e suporte especializado ao RH. A empresa cliente recebe recomendações diárias e pode fechar a vaga em 14 dias. 

Geekhunter Brasil

As empresas podem se cadastrar na plataforma da Geekhunter e ter acesso aos mais de 14 mil talentos de tecnologia disponíveis, com cerca de 100 novos profissionais cadastrados por dia e expectativa de preenchimento das vagas em 14 dias. 

Coodesh 

A Coodesh possui um pool de talentos com mais de 50 mil desenvolvedores de todos os perfis, além de oferecer ferramentas de análise de hard e soft skills. Confira a seguir mais detalhes de como utilizar as soluções da Coodesh. 

Conheça a Coodesh – marketplace de recrutamento tech 

A Coodesh é um marketplace de recrutamento tech completo. Candidatos e tech recruiters têm em mãos todos os recursos necessários em uma única plataforma para realizar todas as etapas necessárias do processo seletivo. 

De um lado, o candidato cadastra-se gratuitamente na plataforma e cria o seu perfil. Quanto mais completo, melhor. Assim, ele fica disponível no banco de talentos para ser abordado pelas empresas ou para se candidatar às vagas existentes, bem como realizar os testes oferecidos na plataforma para validar suas habilidades e criar um portfólio mais consistente. 

Do outro lado, o tech recruiter, co-founder ou headhunter cria seu cadastro na plataforma, escolhe o plano mais compatível às suas necessidades, começa a divulgar suas vagas, gerenciar candidaturas e convidar candidatos para entrevistas ou testes. Dependendo do plano contratado, o tech recruiter também pode contar com a assessoria especializada da Coodesh.

O feed de talentos da plataforma possui mais de 40 mil perfis nas mais variadas áreas. Além disso, há uma grande variedade de vagas abertas. Para o profissional Front-end Developer, por exemplo, basta entrar na plataforma e digitar a área de atuação para que as vagas surjam na sua tela. Além disso, o próprio algoritmo já sugere as vagas mais compatíveis. Dentro de cada job description há as informações concentradas da empresa, dos requisitos da vaga, faixa salarial, forma de contratação, entre outros dados relevantes. 

Enquanto isso, do lado das empresas, há o feed de talentos (dependendo do plano contratado) com diversos filtros que permitem encontrar os candidatos que darão o match desejado. 

Quais os talentos tech presentes na Coodesh?

Como informamos, o banco de talentos da Coodesh é composto por desenvolvedores de várias áreas e de todas as partes do Brasil. Para acessá-los, é preciso ter um plano ativo na Coodesh e o cadastro de um responsável na plataforma. 

Entre os profissionais disponíveis estão os das áreas de: 

  • Analista de Testes/QA (nas stacks TDD, BDD, Cucumber, Selenium);
  • Cientista de Dados (nas stacks Python, R, Spark, MongoDB, SQL);
  • Desenvolvedor(a) Back-end (nas stacks .NET Core, Spring, Node.js, GoLang, TypeScript, Java, PHP, Python e Django);
  • Desenvolvedor(a) Front-end (nas stacks JavaScript, React.js, Angular +8, Vue.js, HTML e CSS);
  • Desenvolvedor(a) Full-stack (nas stacks .NET Core/Vue.js, .NET Core/Angular +8, Lavarel/Vue.js, Django/React.js, Spring/Angular +8, Node.js/React.js, Ruby on Rails, Django/Vue.js);
  • Desenvolvedor(a) Mobile (nas stacks Kotlin, Swift, Flutter, React Native, Dart);
  • Designer UI/UX;
  • DevOps (nas stacks AWS, Azure, Kubernetes, Docker, GitLab);
  • Product Manager / Product Owner;
  • Scrum Master

Ao entrar em cada perfil, o tech recruiter pode verificar a experiência, as comunidades que ele(a) participa, os resultados das validações e os meios de contato via plataforma. 

A Coodesh atende quais tipos de clientes no B2B?

Portanto, a Coodesh é um marketplace de recrutamento tech que atende ao público B2C (profissionais de tecnologia, especialmente desenvolvedores) e ao público B2B (empresas, startups, scale ups, consultorias e headhunters). 

Não há nada melhor que especificar nosso público alvo e, assim, possibilitar um bom entendimento do nosso perfil. Confira logo a seguir os principais tipos de clientes da Coodesh. 

Startups

Startup é um modelo de negócio repetível e escalável dentro de um cenário de incertezas. São, portanto, empresas jovens, normalmente mediadas pela tecnologia, que apresentam soluções inovadoras. Os custos de manutenção são baixos, possibilitando assim um crescimento rápido e lucros maiores. 

Por estar muito embasada na tecnologia, a mão de obra operacional contém pessoas ligadas às profissões tech, como desenvolvedores e pessoas habituadas a metodologias ágeis. Segundo a Cortex, o Brasil tinha, em 2022, 11.562 startups.

Scale-Ups

Scale Ups estão em um estágio além das startups. É um modelo de negócio onde o produto já está consolidado no mercado, há um público formado e as vendas estão em ritmo acelerado. Confira se a sua startup já é uma Scale Up: crescimento médio anual de 20% (nos últimos 3 anos), público segmentado e fidelizado, identidade de marca bem definida e reconhecida; mercado com boas oportunidades de crescimento, entre outros. 

Consultorias de TI e fábricas de software

Consultorias de TI e fábricas de software que contratam desenvolvedores também são clientes em potencial da Coodesh. 

Trabalhando com squads ou fazendo hunting ativo de profissionais, esses modelos de negócio são parceiros de marketplaces de vagas e, portanto, podem figurar entre as empresas que contratam profissionais via plataforma. 

Quais os diferenciais do marketplace de talentos da Coodesh?

O tech recruiter pode encontrar vários modelos de marketplace de talentos no mercado, entretanto, a solução da Coodesh é direcionada para a localização de desenvolvedores e demais profissionais de tecnologia requisitados em startups e scale ups. 

Veja quais são os diferenciais da plataforma, fundada por desenvolvedores que viram no mercado essa dor das empresas e dos próprios DEVs em encontrar uma plataforma de match para alcançar bons resultados. 

  • Booster nas demandas (após publicada, a sua vaga vai aparecer em centenas de comunidades de tecnologia conforme a segmentação desejada);
  • Comunidade de developers validados;
  • Especialistas em recrutamento tech;
  • Feed de talentos para fazer hunting;
  • Plataforma de code assessment (validação técnica) própria da Coodesh;
  • Plataforma de teste comportamental integrada.

Todas as ferramentas estão concentradas numa só plataforma, evitando perda de tempo e de dados por parte dos developers e dos recruiters. 

Marketplace da Coodesh é reconhecido em ranking nacional 

Devido aos diferenciais apresentados, e pelas relações de open innovation com empresas parceiras, a Coodesh foi premiada com o selo de 100 Open Startups – Top Marketplace 2022. 

A HR Tech ficou em oitavo lugar já em sua primeira aparição no ranking, que divulgou sua premiação em outubro. O selo foi concedido após análise interna de pontuação que foi baseada, principalmente, na avaliação do mercado. 

Principais produtos da Coodesh para empresas 

A Coodesh possui duas frentes de atuação principais: a de hiring (contratações) e de assessments (testes). Veja a seguir as suas características: 

Coodesh Hiring

Contrate desenvolvedores e outros profissionais tech através da plataforma. As opções são as seguintes:

  • Job Board: até 3 vagas grátis por mês com gestão de candidaturas própria; 
  • Basic: publique e gerencie vagas e candidatos, além disso, tenha acesso ao Feed de Talentos, com mais de 50 mil profissionais disponíveis para contato pessoal; 
  • Premium: tenha todas as vantagens anteriores com direito a testes técnicos e comportamental, suporte especializado de recrutador da Coodesh e garantia de reposição por profissional contratado. 

Coodesh Assessment 

Avalie talentos (candidatos ou colaboradores) com os testes já consolidados da plataforma Coodesh. Entre eles estão o Fast Challenge, o Coding Challenge e o Project Challenge que você pode conhecer melhor clicando nos respectivos links. 

É possível acessar este benefício das seguintes maneiras: 

  • Trial: envie e desbloqueie 5 relatórios de avaliações técnicas durante 30 dias;
  • Startups: adquirindo 15 créditos por mês; 
  • Scale: até 50 créditos mensais; 
  • Pré-pago: de 10 a 1000 créditos mensais; 
  • Business: créditos ilimitados para uso em recrutamento ou upskilling. 

Portanto, como você viu, dependendo do momento e da demanda da sua organização, haverá soluções compatíveis à sua disposição. 

Para saber mais detalhadamente sobre cada solução, marque uma call com nosso time de analistas. CLIQUE AQUI

Conclusão 

Para o RH estratégico, contar com o apoio de um marketplace de recrutamento tech significa avançar na definição dos talentos que irão compor a equipe dos seus mais variados setores. 

Afinal de contas, são ferramentas sofisticadas e com recursos tecnológicos que não seriam viáveis dentro do seu RH, sozinho. Portanto, são soluções especialmente planejadas para atender às demandas reais de empresas que estão em constante evolução. 

Gostou das dicas sobre marketplace de recrutamento tech? Aproveite para navegar em nossa plataforma e efetuar o seu cadastro.

como avaliar front-end

Como avaliar desenvolvedor Front-end?

o que é JSON

O que é JSON?