in

O que é daily?

Se você conhece a metodologia Scrum, certamente sabe o que é daily. Mas se ainda não está familiarizado, fique atento às dicas deste conteúdo do dicionário tech da Coodesh.

Dentro do método Scrum, há uma série de elementos a serem seguidos. E um deles é a daily, que nada mais é do que uma reunião diária. Mas como é a daily ideal? Quem participa? Quem coordena? Quanto tempo dura?

Veja essas respostas acompanhando a leitura até o final.

Daily Scrum e Daily Meeting são a mesma coisa?

Basicamente, sim. Isso porque daily scrum e meeting designam a reunião que ocorre diariamente com a equipe que está participando do desenvolvimento de um projeto, principalmente developers.

Só para lembrar, a metodologia Scrum é um jeito simples de trabalhar com projetos complexos. Ela foi criada pelos developers Ken Schwaber e Jeff Sutherland, fazendo parte das metodologias ágeis.

Em suma, o método Scrum divide o trabalho em pequenos ciclos, com a coordenação de um Scrum Master. Então, esses fragmentos são chamados de Sprints.

Nesse contexto, o Sprint é um evento com período definido para terminar. Geralmente, ele leva um mês e segue um fluxo que vai do planejamento até a execução e a apresentação final dos resultados.

Portanto, as dailys fazem parte de cada Sprint. Dentro de um contexto maior, elas devem ser diárias para que haja um acompanhamento maior.

Quais as vantagens da daily?

Muita gente pode achar que uma reunião diária pode tomar tempo demais ou engessar os trabalhos. Mas não é assim (pelo menos não deve ser). Isso porque as dailys scrums devem seguir o mesmo propósito das metodologias ágeis e, assim, ocorrerem para facilitar o fluxo de trabalho.

Entre as suas vantagens estão:

  • maior monitoramento das tarefas;
  • mais previsibilidade;
  • redução de riscos;
  • engajamento da equipe dentro da Sprint;
  • redução dos ruídos na comunicação.

O que é uma daily produtiva?

Existem algumas regrinhas para deixar a sua daily bem produtiva. Mas como? Veja algumas dicas importantes:

  • realize todos os dias no mesmo horário, de preferência, de manhã;
  • comece a reunião tendo em mente que cada participante deve responder a 3 perguntas: o que eu fiz ontem; o que eu vou fazer hoje; o que está impedindo a realização de uma tarefa?
  • o tempo de duração ideal é de, no máximo, 15 minutos;
  • o ambiente não pode ter distrações, aliás a dica é realizar a reunião em pé para evitar se sentir muito confortável e “falar demais”.

E, então, a sua daily costuma seguir esses passos? É importante lembrar que ela é organizada pelo Scrum Master, mas pode ser conduzida pelos próprios participantes, que devem seguir uma ordem pré-estabelecida para falar.

Sobretudo, ao falar sobre o que está impedindo a realização de uma tarefa, podem existir “inimigos” em comum. Dessa forma, o Scrum Master pode conduzir os trabalhos para evitar esses gargalos na Sprint e, assim, cumprir os prazos.  

GIFTS

Durante a daily algumas etapas devem ser seguidas, tendo como base o acrônimo GIFTS e deixando, assim, o encontro mais produtivo. Veja como isso funciona:

  • G (good start): começar bem o dia com uma boa reunião;
  • I (improvement): promover a melhoria contínua dos participantes;
  • F (focus): reforçar o foco da equipe naquilo que é mais importante;
  • T (team): fortalecer o senso de equipe;
  • S (status): comunicar a todos em que fase está o seu trabalho.

Como manter a daily no trabalho remoto?

Como você viu até aqui, a daily é importante para manter o foco na Sprint. Mas isso não deve ocorrer apenas no trabalho presencial, e sim no remoto.

Portanto, se a sua equipe adotou o trabalho híbrido ou remoto, é importante manter uma rotina de dailys scrums, seguindo os mesmos passos já apresentados.

Deve-se determinar, sobretudo, o canal de comunicação: Hangounts, Skype ou Zoom, por exemplo. Portanto, é bom criar um evento de reunião recorrente para alertar os participantes.

Para concluir, a explicação do que é daily já faz parte do dia a dia dos times de desenvolvimento que praticam o Scrum, mas ela pode ser replicada em vários projetos devido à agilidade e objetividade.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o conteúdo do dicionário tech.

Aproveite para conhecer o site da Coodesh e descobrir as funcionalidades da plataforma. Somos uma startup especializada na contratação de talentos tech e divulgamos vagas para Devs diariamente no nosso LinkedIn.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

Papel do Product Owner: veja porque a carreira é essencial nas startups

Tech recruiter: qual o seu papel no recrutamento de Devs?