Cultura de certificados: como ela vai deixar sua startup mais competitiva?

cultura de certificados

O que a cultura de certificados tem a ver com os resultados da sua empresa num futuro próximo? Especialistas apontam que estamos vivendo a quarta Revolução Industrial com muitas tecnologias emergentes, como é o caso dos chats generativos. Somente uma equipe de desenvolvedores qualificados pode se tornar um ativo importante nesse novo cenário que se desenha. 

E como qualificar os desenvolvedores do seu time? Com uma cultura de certificados bem estruturada, além de outras medidas complementares. Por isso, preparamos este artigo com dicas de como funciona uma cultura dedicada ao conceito de lifelong learning. Aliás, um dos seus reflexos é a retenção de desenvolvedores habilidosos. Aproveite para ler este conteúdo e saber mais. 

O que é uma cultura de certificados? 

Em tempos de Gestão por Competências, a cultura de certificados cai como uma luva nessa proposta de gerenciar perfis profissionais com pontos de excelência identificados e pontos de melhoria a serem trabalhados. 

Aliás, a cultura de certificados consiste na promoção de cursos e certificações internas que aprimorem os conhecimentos das pessoas da equipe. Dessa forma, valoriza-se as hard e soft skills do time. 

Muitas empresas dividem essa responsabilidade com os seus funcionários, enquanto outras assumem esse papel de incentivar a qualificação e a capacitação da sua equipe. Para tanto, destinam recursos financeiros para que o profissional realize cursos fora da empresa ou promovam workshops internos a fim de melhorar o nível de conhecimento das pessoas. 

Quais as tendências tecnológicas do futuro próximo?

Investir na qualificação do funcionário é um ponto pacífico na grande maioria das empresas. Mas quando estamos falando de desenvolvedores, essa necessidade é ainda maior. 

Isso porque ao falarmos de desenvolvedores estamos automaticamente associando a tecnologia. E ela não para de crescer. 

Leia Também 

Rotatividade de desenvolvedores: dicas práticas para manter a equipe motivada

Segundo o relatório “O futuro dos empregos” do Fórum Econômico Mundial, as habilidades estão se transformando dia a dia. O que seu desenvolvedor aprendeu ontem pode não ter utilidade prática amanhã. E isso já vem ocorrendo há tempos. 

Além disso, a The McKinsey Global Institute e o site Pluralsight desenvolveram um relatório elencando as 10 tecnologias que serão exigidas no mercado de trabalho no futuro próximo para atender às demandas da quarta Revolução Industrial. 

E o que a cultura de certificados tem a ver com isso? Tudo! Afinal, cada uma das tecnologias apresentadas a seguir precisará de desenvolvedores habilidosos para colocar tudo no mercado e, assim, atender ao consumidor final. 

Tecnologias

  1. Internet móvel: sensores, interfaces e aplicativos irão evoluir com o 5G. Calcula-se que 4,3 bilhões de pessoas no mundo estarão conectadas via mobile;  
  2. Inteligência Artificial: a IA generativa vai aumentar para melhorar a produtividade ou eliminar alguma função operacional humana; 
  3. Realidade Virtual e Aumentada: novos investimentos são esperados nesta área, como a previsão da Goldman Sachs de investir US$ 80 bilhões até 2025; 
  4. Cloud: espera-se que quase todos os serviços de TI e aplicativos web sejam fornecidos por meio da tecnologia de nuvem; 
  5. Internet das Coisas: hoje temos 9 bilhões de dispositivos conectados à internet, mas estima-se que esse número alcance 50 bilhões nos próximos anos; 
  6. Robótica avançada: acredita-se no lançamento de robôs avançados alimentados com IA em vários campos da nova indústria, exigindo mais conhecimento por parte dos desenvolvedores; 
  7. Biometria: as senhas devem ser substituídas pela tecnologia biométrica, dando origem a novos recursos de identificação por face, voz, olhos, mãos e assinatura; 
  8. Impressão 3D: a impressão 3D deve continuar crescendo, suprindo inclusive a falta de suprimentos em várias áreas, como logística e medicina, gerando grandes economias para todo o globo; 
  9. Genômica: acredita-se no crescimento da engenharia genética, com novas tecnologias de sequenciamento de DNA repercutindo na produção agrícola e até na expectativa de vida humana;
  10. Blockchain: embora ele seja mais conhecido no mundo do Bitcoin, a tecnologia Blockchain pode ser usada em vários segmentos, principalmente na logística e no comércio. 

Por que incentivar a cultura de certificados para atender às novas demandas? 

As empresas que querem conseguir seu lugar ao sol e até mesmo se destacar neste mercado tão cheio de novidades tecnológicas não podem abrir mão de desenvolvedores talentosos. Para isso, é fundamental que elas insiram a cultura de certificados nas suas rotinas. Portanto, saiba as vantagens de desenvolver seus talentos. 

Reter desenvolvedores 

A primeira e principal vantagem que surge ao falarmos da cultura de certificados é a retenção de desenvolvedores. Todo profissional de tecnologia gosta de se manter atualizado. Por isso, ele tende a permanecer na empresa por mais anos se ela está constantemente provocando a renovação dos conhecimentos de cada profissional do seu time. 

Atualização das tecnologias 

Na maioria das tecnologias, as atualizações são constantes para atender às exigências da comunidade e até mesmo para conquistar novos mercados. Se os seus developers usam a linguagem C#, por exemplo, saiba que ela não é estática. Por isso, assim como uma linguagem evolui, seu desenvolvedor também precisa acompanhar esta evolução. 

Aproveitar as oportunidades 

Por mais que uma empresa esteja atenta às mudanças do seu mercado consumidor, não dá para saber quando surgirá uma nova necessidade real. Sendo assim, quem tem um desenvolvedor preparado e atualizado, com certeza, sairá à frente na criação de um novo produto. Além disso, isso pede profissionais flexíveis, que tenham a capacidade de pensar estrategicamente para obter melhores resultados.

Praticidade à mão 

Um dos motivos para aplicar a cultura de certificados na empresa é a praticidade oferecida pelas escolas on-line. As plataformas de aprendizado estão mais flexíveis, oferecendo cursos on-line rápidos, avaliações de níveis de competências, gamificação, entre outros formatos dinâmicos de aprendizado. No passado, as empresas investiam menos no aprendizado contínuo dos seus funcionários porque a maioria das escolas tinha cursos presenciais, que exigiam mais empenho das empresas e dos próprios funcionários que tinham que se deslocar até as escolas. 

Conclusão 

Somente uma cultura de certificados, com incentivo da empresa no desenvolvimento de hard e soft skills pode construir equipes com alto desempenho capazes de tornar as empresas mais competitivas diante do crescimento tecnológico. 

Nesse sentido, a Coodesh pode ajudar empresas que estão se preparando para os novos desafios do mercado consumidor a partir da valorização dos seus talentos. A Coodesh é uma plataforma de recrutamento tech e de validação técnica que tem avaliações nichadas conforme a tecnologia com certificados de desempenho, como é o caso do Fast Challenge. Para conhecer melhor a solução, agende uma demonstração gratuita.

educação corporativa

Educação corporativa: conheça tendências para o futuro da aprendizagem

o que é MariaDB

O que é MariaDB?