O que é e como fazer um plano de desenvolvimento de líderes?

plano de desenvolvimento de líderes

As lideranças são fundamentais para o bom desempenho de uma equipe. Isso porque são elas as responsáveis por engajar, incentivar e desenvolver o capital humano para que o time consiga entregar o seu melhor. Mas você já parou para pensar que pode desenvolver seus talentos internos para essas posições com um plano de desenvolvimento de líderes (PDL)

Esse tipo de estratégia é muito interessante para garantir líderes alinhados com a cultura organizacional e motivar o time a desenvolver cada vez mais os seus pontos fracos. Quer entender melhor como funciona o PDL e como colocá-lo em prática? Confira na leitura. 

O que é desenvolvimento de líderes?

Quando uma empresa tem uma posição de liderança em aberto, ela tem duas opções. Primeiro, pode contratar um profissional que já tenha experiência na área, mas que não seja familiarizado com a cultura organizacional. Segundo, pode optar pelo recrutamento interno, desenvolvendo talentos e impulsionando-os para os cargos de líderes. 

Portanto, o desenvolvimento de líderes consiste em um plano estruturado para desenvolver profissionais para posições de gestão a longo prazo. Esse plano deve ser personalizado com base nas necessidades do capital humano e da empresa, descrevendo objetivos de aprendizado e pontos de desenvolvimento. 

Qual a importância do plano de desenvolvimento de líderes?

Um plano de desenvolvimento de líderes traz impactos muito positivos tanto para a organização quanto para o time

As técnicas e estratégias utilizadas envolvem o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a empresa, garantindo que os profissionais melhorem sua performance e conquistem posições mais elevadas a partir de seus resultados. 

Dessa forma, a organização tem uma elevação significativa nos resultados e na produtividade, além de melhorar sua imagem perante os colaboradores e os consumidores. 

Além disso, esse tipo de plano também impacta no engajamento, na retenção e até na atração de talentos, já que possibilita uma melhor perspectiva de crescimento dentro da empresa. Dessa forma, o employer branding também é afetado de modo positivo. 

Como elaborar o plano de desenvolvimento de líderes?

O plano de desenvolvimento de líderes deve ser planejado de forma estratégica e alinhado aos objetivos do negócio. Por isso, é fundamental que o gestor tenha seu papel bem definido e entenda as etapas do processo. 

A seguir, vamos explicar detalhadamente os passos necessários para colocar a ideia em prática. 

Crie um plano de ação inicial

O primeiro passo é o planejamento da estratégia. Antes de tudo, é preciso fazer um mapeamento dos objetivos da empresa a médio e longo prazo, além de alinhar todos os gestores para que entendam as principais características que devem ser observadas no time. 

Ainda, é necessário criar também um plano de comunicação, informando aos profissionais da equipe que eles serão avaliados continuamente e garantindo que entendam a importância das políticas de feedbacks e mapeamentos de habilidades e competências nesse processo. 

Defina o tipo de liderança necessário

Existem diversos tipos de liderança e as empresas precisam entender quais perfis são interessantes para ela. Compreendendo cada estilo, será possível levantar o conjunto de habilidades necessárias e quais colaboradores se encaixam no perfil. 

Esse alinhamento vai otimizar todo o processo de desenvolvimento de líderes, permitindo que a gestão seja mais efetiva ao identificar aqueles profissionais que têm interesse em cargos de gestão e apresentam as habilidades necessárias para isso.

Analise talentos em todos os níveis hierárquicos

A próxima etapa consiste em avaliar os talentos da organização e entender quais profissionais gostariam de se desenvolver para posições de liderança e quais se destacam por terem as habilidades certas

Aqui, é importante lembrar que existem líderes em potencial em todos os níveis hierárquicos, logo, todos que tiverem interesse, devem ser observados e incluídos no plano de desenvolvimento. 

Identifique lacunas

É válido fazer um mapeamento das necessidades e deficiências da empresa, para entender o que ela espera dos líderes e quais as metas que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. 

Responder a essas perguntas ajudará a organização a estruturar melhor o programa de desenvolvimento e a oferecer treinamentos alinhados às demandas do negócio. 

Desenvolva um programa piloto

Dependendo do porte da empresa, pode ser uma boa ideia criar um programa piloto para testá-lo em um departamento específico. Com isso, será possível avaliar os resultados e lapidar o processo de maneira mais detalhada. 

Mas independentemente de haver ou não um programa piloto antes da implementação, tenha em mente que o PDL é um processo contínuo. Isso significa que mesmo após o colaborador ser treinado e começar a desenvolver a função de líder, ele precisa ser acompanhado de perto para garantir que está executando seu papel da melhor forma possível. 

Avalie os resultados

Após a implementação do programa, é fundamental que a gestão e o RH avaliem a performance dos novos líderes, realizando análises contínuas com visão 360º. Ao identificar que ainda existem lacunas, é necessário pensar em novos treinamentos e capacitações que possibilitem uma performance cada vez melhor.

Como identificar possíveis líderes em uma equipe?

O plano de desenvolvimento de líderes tem um potencial gigantesco para ajudar as pessoas certas a crescerem em suas carreiras. Mas como identificar os talentos que têm o potencial para isso? 

Uma dica é analisar as soft skills do profissional, identificando se ele tem, por exemplo, habilidades como proatividade, responsabilidade, inteligência emocional, agilidade no cumprimento de tarefas, boa comunicação e boa capacidade de dar e receber feedbacks. 

SAIBA MAIS 

Qual é o papel do líder no desenvolvimento de soft skills?

Além de avaliar essas competências de liderança, é importante conversar diretamente com os colaboradores, para entender se posições de gestão fazem sentido ou não com aquilo que eles esperam de suas carreiras. 

Nem sempre o profissional que tem potencial para um cargo de gestão tem o desejo de atuar nessa posição. Nesses casos, promover esses profissionais para uma posição na qual eles não se encaixam, pode fazer com que você acabe perdendo um bom colaborador

Concluindo, o plano de desenvolvimento de líderes é uma alternativa interessante para as empresas que desejam desenvolver seus talentos internos e treinar os profissionais para que eles ocupem cargos de liderança. 

Essa estratégia, além de garantir gestores alinhados às necessidades da empresa, também ajuda a aumentar a motivação e o engajamento de todo o time. Agora que você já sabe o que é e como funciona o PDL, acesse o RH Portal e confira outros conteúdos interessantes para os profissionais de recursos humanos.

o que é web container

O que é web container?

vagas internacionais para DEVs

Vagas internacionais para DEVs: 8 dicas para criar seu currículo